Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 277873 vezes)

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #585 em: 25 de Maio de 2017, 09:48 am »
Acho que o que estão a dizer nao é que vai avariar por usar o low-cost mas trabalhar melhor por usar o premium

Offline hikomatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
« Responder #586 em: 25 de Maio de 2017, 10:31 am »
fiz o teste esta semana ehh meti prio e de seguida mal cheguei a reserva pus bp ..o carro responde diferente ate comentei com o mecânico , e a uma ligeira diferença no consumo do computador de bordo, pode ser minha impressão .
o prio pus no recheio cash and carry
bp foi na bomba vulgar

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #587 em: 25 de Maio de 2017, 13:07 pm »
Sim, manel, eu entendo isso, mas aquilo que quero salientar que há pessoas que afirmam que o combustível xpto não dá problemas, mas não sabem pois nunca compararam em relação ao combustível simples.
E sabemos bem que há quem só uso do xpto, e tem tido mais problemas do quem só usa o simples.

Que há diferenças isso é certo, e que se notam também, mas a questão que se coloca é se compensa ou não financeiramente e é isto que mais importa, qual é a vantagem de fazer média de 0,1 L inferior à do combustível simples se depois o custo do combustível premium é desvantajosamente mais caro? O custo beneficio compensa ? Não me parece...

Falta um estudo de mercado, com base cientifica que comprove aquilo que as marcas apregoam, e que comprove que o uso dos ditos aditivos não seja mais prejudicial que o simples.
Mas enquanto só tivermos aquilo que a publicidade diz pouco ou nada iremos ficar a saber.
Alias as marcas deveriam ser obrigadas a declarar quais são os aditivos utilizados, disponibilizar as respectivas fichas técnicas, e a respectiva dosagem.
Quando olhamos para a ficha técnica de um combustível simples e um aditivado, é tal e qual uma à outra, só varia  a percentagem de aditivo que nem sequer é certa.

Offline wulfric

• Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Paço-de-Arcos
  • Batráquios.
  • Garagem : A4 B5 1.9
« Responder #588 em: 25 de Maio de 2017, 14:47 pm »
No caso da BP tens lá a info sobre os aditivos na bomba das mangueiras... "outras informações/características sob sigilo". :tongue:
Sonhei-te em cores que nem existem.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #589 em: 25 de Maio de 2017, 22:55 pm »
A unica maneira de fazer um teste em condições é por amostragem.
Uma empresa renovar a frota com por exemplo 100 veículos iguais, 50 só atestados com gasoleo low cost ou sem aditivos, e os outros 50 com aditivado. No final de 2 anos fazer um levantamento das avarias e a sua possível relação com o combustível.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #590 em: 26 de Maio de 2017, 01:56 am »
Pois manel, mas tinham que ser conduzidos aleatoriamente pelos vários motoristas, pois a forma de cada um conduzir influencia e muito a saúde do motor.

Por exemplo, nós cá no monte, temos vários veículos, todos diesel, os do trabalho (izuzu d-max, mitsubishi l200 e pajero) só bebem do intermarche e muito raramente (1 ou 2 vezes por ano) da cooperativa cá do sitio que é abastecida pela repsol, à coisa de uns 3 ou 4 anos atrás, só abastecíamos na cooperativa.
A izuzu já deu erro 1 ou 2 vezes na egr, mas passou sozinho mas de inicio ela usava galp e repsol, tirando isso, não tem dado problemas.
A mitsubishi l200 não tem qualquer problema, e de verão anda com kit de incêndios em
cima.
O pagero levou kit de vedantes na bomba injectora no 2º ano que para cá veio (problema típico para a idade e tipo de bomba injectora e na altura abastecia-mos na cooperativa)

Já os veículos dos meus patrões (3 bmw e audi a3) só bebem repsol e galp. O audi é fumarento e o x5 já teve problemas de injecção repetidamente.

Evidente que não é uma amostragem digna de tirar conclusões mas chego a conclusão que não é o facto de usar um determinado combustível xpto que nos vai safar da possibilidade de vir a ter problemas.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #591 em: 30 de Maio de 2017, 11:51 am »
Eu adoro ir onde é mais barato. Na zona de Lagoa/Portimão, o posto do Jumbo de Lagoa, que recentemente instalou GPL, e que até agora o preço não foi além de 0.599€/l, estando agora nos 0.579. Além disso tem a gasolina mais barata da zona, a par com o Jumbo de Portimão.

Apenas como excepção, por estar o tempo todo parado, abasteço com a Ultimate 98 da BP no Clio, a fim dos aditivos prolongarem a validade da gasolina, ao reduzirem a sua oxidação no reservatório do carro.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #592 em: 31 de Maio de 2017, 11:32 am »
Malta é tudo muito bonito, mas eu acredito em números e em estudos  realizados por entidades credíveis.

Para mim o estudo do DECO parece fantástico. 1.º é uma entidade credivel e que tem como principal interesse o cliente.
2.º Segundo o filme parece-me que o teste foi bem realizado. Acho que só peca numa coisa que ou não foi referido ou não foi realizado.

A troca de condutores entre carros, com o mesmo tempo de condução e nas mesmas condições, para anular o efeito da condução de cada piloto no seu carro.

De resto, tal como já referi, parece-me um bom teste e realizado por uma entidade credível e independente.

Acham que é falacioso o teste da Deco, então mostrem-me um teste realizado por outra entidade credível que diga o contrário.

Quanto ao que cada pessoa sente quando usa um ou outro combustivel... sem querer ofender ninguém, mas não vale nada.

1.º porque há o efeito psicologico.
2.º porque nunca é comparado nas mesmas condições (climáticas, trajectos, transito, peso, ...)
3.º Os nossos níveis sensoriais são diferentes de dia para dia.

Resumindo: Eu meto combustivel onde me agrada mais... é um equilibrio entre preço, simpatia de quem me atende, se a bomba de gasolina tem luvas ou panos para não ter de segurar directamente na pistola, se tem muita gente à espera, a distancia que tenho de percorrer para chegar à bomba.

Offline wulfric

• Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Batráquios.
« Responder #593 em: 31 de Maio de 2017, 11:54 am »
Quanto ao estudo da Deco, bom, acho que a própria Galp com o comunicado que fez, atingiu o objectivo de esclarecer o dito...

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #594 em: 31 de Maio de 2017, 12:36 pm »
Não considero que a Galp tenha esclarecido seja o que for, até porque dizem que fazem os testes utilizando "banco de motores" e em "ambiente perfeitamente controlado". Ora se estão a fazer "testes controlados", não estão a fazer testes em "ambiente normal de utilização"... é exactamente a mesma aldrabice que fazem os construtores automóveis na Europa, quando homologam os seus modelos com testes em ambientes controlados criados por eles próprios, em vez de o fazerem em circulação real (tal como nos EUA)... e depois deu no escândalo que deu com a VW!
Outra coisa que dá vontade de rir é dizerem que no teste da DECO, por terem circulado atrás de outras viaturas (alternando até todas fazerem os mesmos quilómetros) é o equivalente de andar sempre em "descida"...  :rolleyes: :laugh: :laugh:  Mas quem é que escreveu isto? Devem ter escrito isto depois de um almoço bem regado, só pode!  :laugh: :laugh:
E virem falar dos entupimentos dos injectores? Então mas para que serve o filtro de combustível? Se os injectores entupirem, eu nem quero imaginar como estará o filtro, fora o resto...  :rolleyes: Quem escreveu isto, só pode ser "mexânico"!

Tenham juízo, uma gasolineira nunca irá admitir seja o que for... outro exemplo:
1º - subiam todas as semanas o preço dos combustíveis, porque o barril de petróleo estava a subir muito!
2º - quando o preço do barril de petróleo baixou, os combustíveis continuaram com o preço elevado, e a desculpa  passou a ser o custo dos impostos (que eram os mesmos), que derivavam da quantidade da procura e da oferta... e só depois é que chegava ao preço final, que com isto tudo, a maior parte das vezes, dava "bola", ficava igual!

Ainda acreditam nessa gente?
Eu posso dizer, como já disse antes, tanto uso gasóleo simples low cost (Jumbo, Intermarché, etc...) como de "marca" (Cepsa, Galp, BP) e não vejo nenhuma diferença entre eles (raramente utilizo combustível premium)... e tal como o Tony das Buzinas, só tenho tido umas lâmpadas fundidas de tempos a tempos!

Offline hikomatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
« Responder #595 em: 31 de Maio de 2017, 12:52 pm »
essa malta das gasolineiras são tipo escobares ..........., tudo num cartel

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #596 em: 31 de Maio de 2017, 13:16 pm »
 wulfric

1.º A galp não é uma entidade dita credivel para este tipo de coisas
2.º A Galp náo é uma entidade independente.

Alias basta analisar a palavra a palavra o comunicado e percebemos o valor que tem....

"Os aditivos incorporados nos combustiveis comercializados pela Galp Energia, como por qualquer outra empresa petrolifera, em portugal, como em todo o mundo, são analisados e recomendados, não só pelas próprias empresas petrolíferas"  (ou seja a própria Galp)  "que são as primeiras interessadas no rigor dos estudos efectuados em laboratórios especialmente credenciados nestas matérias" (as pessoas são burras e acreditam que um laboratório é credenciado especialmente para estas matérias e não sabem que fazer uma acreditação custa uma fortuna. Para alem disso não é referido quais são os laboratórios) "como tambem pelos construtores automoveis." (Até agora nunca vi nenhum construtor de automoveis a recomendar o uso de combustivel com aditivo... e já consultei livros de instruções de diversos automoveis de marcas diferentes.)

Ainda só vou no primeiro paragrafo e como vez já mandei por terra o comunicado.

Se quiseres falar nos aspectos que a galp questiona então acho que ainda mete mais em causa o que alegam. Queres falar sobre isso? Se quiseres desmascaro

Entre a Deco e a Galp, eu prefiro acreditar na Deco.

Na verdade a Galp só tem razão numa coisa. "... abastecer com os combustíveis não aditivados ou com os combustíveis Hi Energy e GForce desenvolvidos pela Galp Energia não seja, de forma alguma, igual ao litro."

É verdade sim senhor... não é igual porque é mais caro! E caro não quer dizer que custa mais, mas sim que o preço é maior para obter o mesmo fim que um de preço inferior.

Offline wulfric

• Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Batráquios.
« Responder #597 em: 31 de Maio de 2017, 14:40 pm »
Eu não disse que concordava, eles só defenderam a posição e o mercado em que se inserem.

De qualquer forma há n casos de dualidade e será sempre aquela máxima do diesel vs gaoslina, apple vs android, etc etc...

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #598 em: 31 de Maio de 2017, 15:49 pm »
Desculpa, percebi que concordavas com eles.

É natural que defendam... o problema é que eles são tão tontos na forma como o fazem que ainda fazem pior.

Mas para mim a Galp tem ZERO de credibilidade!

Basta ver que a Galp desde 2014 não paga ao estado o imposto contributivo....

Offline wulfric

• Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Batráquios.
« Responder #599 em: 31 de Maio de 2017, 15:56 pm »
Nunca abasteci na Galp e genericamente não gosto da Galp porque... há uns anos, passou uma notícia em que algo do tipo:

"Galp com prejuízos de 350 milhões"

Traduzindo, no ano x tinham tido um lucro de 900 milhões, no ano seguinte foi só de 550 milhões. E depois dizem que é prejuízo...? Para empresas com esses prejuízos não preciso de lhes dar dinheiro... loool