Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 278006 vezes)

Offline MárioLaguna

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 317
  • Gasolina ou Diesel Que Importa e Ter um Renault
    • https://imageshack.com/my/images
  • Garagem : Renault LagunaII 1.6 16V prévilege /OpelVectra 1.7TD
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #420 em: 03 de Janeiro de 2014, 00:10 am »
tenho um conhecido na refinaria que me diz isso mesmo vem tudo de la apenas os aditivos mudam 
Enviado do banco de trás do meu T3 prévilege

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #421 em: 03 de Janeiro de 2014, 00:23 am »
O C4 do meu cota aos anos que leva sempre gasoil low cost já devia ter berrado... Mas não, em vez disso, continua lindamente com o seu motor todo sequinho, tudo limpinho e já com mais de 9 anos em cima...

Há pessoal que é como as "tias de Cascais"... O caro é que é bom... Se é mais caro, é porque tem de ser melhor. E há malucos para tudo. Aposto que se a Galp ou a BP ou idem, lançásse uma linha de diesel "super ultra performace&clean" a 4€/litro havia logo clientela disposta a tal. Enfim, o poder do "efeito placebo" é tramado!

MárioLaguna, apesar de verdade, é escusado dizer (neste caso repetir) isso... Daqui a pouco tempo vai aparecer mais alguém por este tópico a debitar que só metem em bombas de marca, porque os low cost não prestam pelas mais diversas falsas causas.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline MárioLaguna

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Mensagens: 317
  • Gasolina ou Diesel Que Importa e Ter um Renault
    • https://imageshack.com/my/images
  • Garagem : Renault LagunaII 1.6 16V prévilege /OpelVectra 1.7TD
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #422 em: 03 de Janeiro de 2014, 00:34 am »
MRC, apesar de ter dito aquilo não quer dizer que não peta na Low Cost atenção, apenas a frisar comentar um comentário anterior que teria uma certa verdade no que dizia. 
Enviado do banco de trás do meu T3 prévilege

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #423 em: 03 de Janeiro de 2014, 00:54 am »
O C4 do meu cota aos anos que leva sempre gasoil low cost já devia ter berrado... Mas não, em vez disso, continua lindamente com o seu motor todo sequinho, tudo limpinho e já com mais de 9 anos em cima...

Há pessoal que é como as "tias de Cascais"... O caro é que é bom... Se é mais caro, é porque tem de ser melhor. E há malucos para tudo. Aposto que se a Galp ou a BP ou idem, lançásse uma linha de diesel "super ultra performace&clean" a 4€/litro havia logo clientela disposta a tal. Enfim, o poder do "efeito placebo" é tramado!

MárioLaguna, apesar de verdade, é escusado dizer (neste caso repetir) isso... Daqui a pouco tempo vai aparecer mais alguém por este tópico a debitar que só metem em bombas de marca, porque os low cost não prestam pelas mais diversas falsas causas.

Ninguem disse o contrario, nem eu estou a difamar ou a pôr em causa as bombas low cost, simplesmente prestei o meu testemunho, é que muitas das vezes também o proprio estado dos tanques e filtragens que tem, pode por em causa a qualidade do combustivel...

Quem eu conheço e trabalha com bombas e estes sistemas de injeção de combustivel me disseram.

Se a bp ou galp criassem um super combustivel placebo a 4 euros o litro, o preço das bombas low cost iriam atras, aproximando-se desse preço.

E de referir o que já disse atras, a durabilidade de uma maquina não depende exclusivamente do combustivel usado, mas sim do uso, e da manutenção.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 00:56 am por vmps »

Offline Viagra

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: nribeiro
  • Mensagens: 2027
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #424 em: 03 de Janeiro de 2014, 01:06 am »
Quando lá fui meter na PCX foi uns dias depois da BP ter estado parada devido a avaria da bomba de gasolina. Só havia gasóleo.
Se isso afectou algo na gasolina lá parada umas semanas....

Também meti no E.Leclerc do Entroncamento para aproveitar o grande preço que estava e o carro andou normal.

O que se passou com a BP naquela vez sei lá...

Já lá meti no Laguna e está fixe por isso.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #425 em: 03 de Janeiro de 2014, 01:13 am »
MárioLaguna e vmps, não me referi a ninguém em especial. Apenas referi o que é uma constante neste tópico.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #426 em: 03 de Janeiro de 2014, 04:55 am »
Combustíveis: igual ao litro?

Offline RICOANA

  • 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Mensagens: 482
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #427 em: 03 de Janeiro de 2014, 08:27 am »
Para mim esse teste da DEco é um fiasco, façam um teste a 250.000kms e depois digam-me alguma coisa.
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #428 em: 03 de Janeiro de 2014, 08:53 am »
Vou-me citar novamente. Eu não tenho nenhum "conhecido" que trabalha em refinarias, ou alguém que conhece esse individuo. Eu vi "in loco" o sistema abaixo descrito.

(...) Os sistemas de abastecimento dos camiões cisterna de transporte de combustivel, são na sua quase totalidade desenvolvidos por uma empresa alemã cujos sistemas de medição são fornecidos por um parceiro da empresa onde trabalho. Tive acesso ao sistema de dosagem deles e vi "in loco" quais as diferenças entre os diversos tipos de combustivel, os quais passo a citar:
- Gasolina 95, Gasolina 98 e Diesel, são iguais em todo o lado, repito em todos os postos não importa a marca.
- Gasolina e Diesel premium, têm diferenças em cada marca, devido aos aditivos usados (não existem nos postos low cost).

Estes sistemas de que falo, abastecem qualquer marca, apenas é necessário indicar o destino do camião. Os aditivos usados nos combustiveis premium, são doseados directamente no camião cisterna durante o enchimento.

Esqueçam lá a teoria de falta de aditivos nos low cost. Quando a própria Galp abre uma suposta bomba low cost em Setubal, publicitando que o combustivel lá vendido era diferente e que tinha menos aditivos e que seria igual aos restantes low cost, houve alguém que foi analisar ambos para comparação e eram iguais.

Ninguem disse o contrario, nem eu estou a difamar ou a pôr em causa as bombas low cost, simplesmente prestei o meu testemunho, é que muitas das vezes também o proprio estado dos tanques e filtragens que tem, pode por em causa a qualidade do combustivel...

Este sim é que é o factor que faz toda a diferença. Aliás até posso contar o sucedido no tempo em que trabalhei na fábrica da Opel na Azambuja. Um camarada resolveu comprar uma Astra F 1.4 16v, decorria o ano de 1996. Menos de 1 ano o sistema de injecção do motor entrega a alma ao criador. Analisada a situação, verificou-se que a culpa tinha sido do combustivel usado. O gajo chegou rápidamente á conclusão que a culpa era da bomba onde sempre atestou o depósito, que por acaso era e é de um dos 3 maiores fornecedores nacionais. Foi indeminizado pelo posto de abastecimento pois conseguiu provar que tinha sempre colocado combustível em exclusivo nessa bomba (guardou todas as facturas).

Por acaso já alguém se questionou sobre quais são os efeitos dos tais super aditivos a longo prazo no motor?
Aquilo será assim tão bom como dizem?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #429 em: 03 de Janeiro de 2014, 10:17 am »

Por acaso já alguém se questionou sobre quais são os efeitos dos tais super aditivos a longo prazo no motor?
Aquilo será assim tão bom como dizem?

Eu por acaso já lol... digamos que na minha opinião, não são completamente beneficos em uso costante, devido ao seu caracter de limpeza. Nos meus carros só utilizo esse tipo de combustivel em cada 5 depositos, ou seja, ao quinto deposito meto gasoleo aditivado, os restantes gasoleo normal.

Seja efeito placebo, desde sempre tem sido assim depois que surgiu essa "moda" e até á data não tive problemas.


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #430 em: 03 de Janeiro de 2014, 10:55 am »
Vejamos aqui uma teoria da conspiração  :laugh:

Baseado no que acontece com a utilização do gpl.

Ao longo da vida útil do motor os cilindros, segmentos e câmara de combustão tem tendências a ovalizar devido ao movimento e força exercida pelo piston, Consequentemente o  desgaste da câmara de combustão vai ficar com zonas  mais cavadas do que outras. O carvão que se vaio acumulando dentro da câmara de combustão vai preenchendo esses espaços mais cavados mantendo a estanquidade  exercida pelos segmentos.
A utilização frequente dos combustíveis aditivados que promovem a limpeza desse carvão vão provocar uma perda de estanquidade nas câmaras ao removerem o carvão que fica a preencher os espaços mais cavados da câmara de combustão.

Será benéfico a longo prazo? Será que não serão agressivos quimicamente para os metais que constituem o motor?

Relativamente ao gpl está mais que comprovado que as propriedades de limpeza deste combustível, em motores já com um desgaste acentuado, acabam por perder compressão devido à eliminação do carvão que anteriormente mantinha a estanquidade das câmaras. Se as propriedades destes aditivos tem o mesmo efeito de limpeza é de esperar que se acabe por ter os mesmos efeitos, ou não?

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #431 em: 03 de Janeiro de 2014, 11:23 am »
Correcto, na minha opinião.

Offline haloweenj

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 208
  • Garagem : Megane R.S. 225
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #432 em: 03 de Janeiro de 2014, 11:26 am »
Nunca tinha pensado nisso, mas até faz sentido... Mas eu continuo a sentir o carro a acelerar melhor com BP ultimate 98 que 98 do Jumbo... Se calhar isso quer dizer que já lhe tirei o carvão todo...  :tongue:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #433 em: 03 de Janeiro de 2014, 11:31 am »
Jumbo 98 é igual a outras gasolinas 98 "normais" que há por aí, já a BP Ultimate 98 é uma gasolina 98 aditivada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline RICOANA

  • 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Mensagens: 482
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #434 em: 03 de Janeiro de 2014, 13:00 pm »
Rui, eu vou indagar este assunto, mas duvido que seja tão linear assim.

Imaginemos que sou proprietario de uma petrolifera, como todos, temos de ir á refinaria da galp buscar o combustível, que depois é colocado nos meus tanques ( nas minhas instalações como petrolífera, existe quem não tenha tanques ), aqui eu posso colocar mais ou menos aditivos independentemente de a gasolina\gasoleo ser considerado "normal" ou aditivado.

E penso que aqui é que reside a diferença......

Darei noticias.
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993