Já se falou nisso, mais de 80% do combustível que se consome em portugal é produzido em portugal pela galp matosinhos e sines. Por isso é igual para todas as marcas. O que acrescenta é os pseudo aditivos que pouco ou nada se sabe sobre eles e os benefícios que têm em concreto.
A maior parte desses aditivos aumentam o poder de limpeza do motor, mas a questão é se essa limpeza é sinonimo de melhoria ou dores de cabeça a longo prazo.
É que o carvão que se acumula dentro do motor é benéfico para tapar algumas fugas de compressão, se a limpeza é demasiada.....
Depois há a questão do custo que deve ser analisada.
Por exemplo, a publicidade da bp que diz que com o seu combustível consegue-se fazer mais 56km por deposito.
Tendo como por base os preços médios do site mais gasolina, podemos fazer um pequeno exercicio para perceber se compensa ou não o investimento.
Supondo que os resultados são os anunciados, temos um veiculo com um consumo médio de 5,6L/100km com o outro combustível (que não vem mencionado no anuncio, por isso partimos do principio que é qualquer dos outros) com um deposito de 51L
Os preços do gasóleo + são: BP 1.399€ ; GALP 1.309€ ; REPSOL 1.329€, Gasoleo simples valor médio - 1.270€ (sem qualquer tipo de descontos, promoções ou qualquer outro tipo de vantagem de terceiros)
Tendo em conta a média de 5,6l e do deposito de 51L, o veiculo faz uma média de 910,71 km
O custo por deposito:
GALP 51X1.309=66,759€
REPSOL 51X1.329=67,779
G.SIMPLES 51X1.270=64,77
BP 51X1.399=71,349
O custo por 100km
GALP (66,759€x100)/910,71=7.33€/100km
REPSOL (67,779€x100)/910,71=7.44€/100km
G.SIMPLES (64,77€x100)/910,71=7.11€/100km
BP (71,349€x100)/966,71=7.38€/100km
Em conclusão pode-se verificar que mesmo a fazer mais 56km por deposito só compensaria em relação à repsol, mesmo assim com o gasóleo simples conseguiria-se fazer mais 92,505 km com o mesmo valor do deposito abastecido na bp