O QUE SÃO AGÊNCIAS DE RATING ? APRENDA ATRAVÉS DA SABEDORIA INFANTIL
Todos os dias o Miguel, filho do dono da mercearia, rouba pastilhas
elásticas ao pai para as vender aos colegas na escola. Os colegas,
cujos pais só lhes dão dinheiro para uma pastilha, não resistem e
começam a consumir em média cinco pastilhas diárias, pagando uma e
ficando a dever quatro.
Até que um dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso
ele conversa com o Cabeças, - alcunha do matulão lá da escola, um gajo
que já chumbou quatro vezes - e nomeia-o a sua agência de rating.
Basicamente, cada vez que um miúdo quer ficar a dever mais uma
pastilha ao Miguel, é o Cabeças que dá o aval, classificando a
capacidade financeira de cada um dos putos com "A+", "A", "A-",
"B+"... e por aà fora.
A Ritinha já está com uma dÃvida muito grande e um peso na
consciência ainda maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem
consumido mais pastilhas do que devia. Os pais ao perceberem que a
Ritinha está endividada, estabelecem um plano de ajuda para que ela
possa saldar a sua dÃvida, aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a
prometer que não gasta mais enquanto não pagar a dÃvida contraÃda.
O Cabeças quando descobre isto, desce imediatamente o rating da
Ritinha junto do Miguel que, por sua vez, passa a vender-lhe cada
pastilha pelo dobro do preço. A Ritinha prolonga o pagamento da sua
dÃvida e o Miguel divide o lucro daà obtido com o Cabeças que, como é
o mais forte, é respeitado por todos.