Autor Tópico: in JORNAL DE NOTICIAS: Onda de furtos cirúrgicos de "Mégane" alerta polícias  (Lida 93319 vezes)

Offline ricardo jorge

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: vila do conde
Re: in JORNAL DE NOTICIAS: Onda de furtos cirúrgicos de "Mégane" alerta polícias
« Responder #135 em: 02 de Setembro de 2011, 00:48 am »
jornal JN

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: in JORNAL DE NOTICIAS: Onda de furtos cirúrgicos de "Mégane" alerta polícias
« Responder #136 em: 02 de Setembro de 2011, 01:14 am »
Sinceramente, quanto mais leio menos percebo porque reclamam que a culpa é da Renault (Facebook principalmente) e não olham para o outro lado.

Toda a gente tem razão em se preocupar com o roubo de veículos ou o que se encontra dentro do mesmo (auto-rádios e sistemas GPS integrados que em poucos minutos são facilmente removidos). Nada neste mundo e seguro a 100% (A PSN e o site da Sony Movies foram cracados há uns tempos, o site do FBI, CIA, sites de bancos, etc.).

Como já foi indicado todo o carro tem a maneira de se passar os sistemas de segurança (seja por método de vareta de óleo, ou o cabo que fica por detrás do para-choques traseiro que abre a mala do carro, pela troca por uma Centralina codificada, por um furo 2 dedos abaixo do canhão de fechadura da porta o seja simplesmente partindo o vidro e abrindo). Não cito modelos porque não interessam para o caso. Enquanto tiverem vidros serão passiveis de ser vandalizados/roubados, nem que seja em cima de um reboque sem matrículas ou com matriculas falsas.

Os sistemas de entrada no veículo sem cartão são todos iguais, o próprio sinal RF não tem qualquer encriptação (Seja que marca for, incluindo os Premium). Basta captar o sinal e replicar o mesmo (não será assim tão linear, existe outras atenuantes a entrar em jogo, mas a base é essa). O facto de usarem um cabo USB-OBD2 para acederem com um software específico para reconhecer os cartões previamente reprogramados com o código que pretendem é exactamente o mesmo que pegarem numa chave de casa e fazerem cópia da mesma. O que vos garante que não são seguidos para saberem aonde vivem?

OK, também não digo para não saírem de casa, mas se as coisas existem é porque alguém não está disposto a pagar o preço pedido pelo fabricante e prefere poupar, e quem tem olho para a coisa cria um negócio para satisfazer esse interesse. O que acontece e que nem todos são bem-intencionados.

É verdade que o Renault Megane é apetecível, pois é, contem quantos andam na estrada (e simples, basta irem para a auto-estrada e/ou andarem em Lisboa).

Ao ser um carro tão abundante e normal que os mercados paralelos existam pois como toda a gente isto anda mal e qualquer imprevisto tem de se poupar, mas vale a pena o fazer?

Ao pouparem estão a arranjar maneira de se arranjarem soluções para os sistemas de segurança, só porque se acha caro o preço do cartão na marca mais a programação e o indiano (ou chinês ou ucraniano, ou inglês ou português o quem quer que tenha o negocio) da esquina faz por 20€ em vez dos mais de 150€ na marca.

É como o desbloqueio de telemóveis, ninguém quer pagar o valor do telemóvel desbloqueado, compram a uma operadora e depois desbloqueiam nas lojas que se multiplicam em qualquer centro comercial pequeno ou mesmos filhos de amigos e amigos de amigos.

Já pensaram que o vosso IMEI poderá ter sido retirado e utilizado noutro equipamento que por acaso foi roubado, esse mesmo é utilizado para um assalto/roubo/crime e vocês e que são chamados, pois o outro telemóvel já desapareceu e nunca mais foi ligado?

Podem não ir presos mas criam chatices para vocês até a verdade vir ao de cima (pois não e só o IMEI que conta, existe outros códigos que fazem com que um cliente seja diferente de outro mesmo, só para perceberem a ideia).

Como cada um sabe de si, mas eu orgulho-me de gastar dinheiro na Renault nas revisões e manutenções essenciais/de segurança na marca, com peças originais. Posso não gastar em tudo, e verdade (Caso do óleo que todos compramos a valores mais baixos que o que a marca vende, mas todos sabemos que não é só o óleo que pagamos, e também varias outras variáveis) mas numa revisão que faço cobram-me muito mais que só a mão-de-obra e cobre muito mais que o valor do que gastei comprando fora da marca. E eu compreendo porque e aceito. Sei que tenho um trabalho bem feito e que em caso de problema serei sempre bem atendido.

Esperem pelo que a marca tenha para dizer, o caso encontra-se a ser analisado e terá solução.

Lembrem-se: Hoje são os Renault, amanhã podem ser os Opel ou outra marca, depende do que na altura estiver no topo de vendas e seja apetecível.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 01:22 am por Black Phoenix »

Offline DiogoBrito

• Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04' XH
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Drive the Change
  • Garagem : Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04'
« Responder #137 em: 02 de Setembro de 2011, 01:18 am »
Mais uma vez temos prova que o jornalismo em Portugal esta cada vez menos credível!
Após ler o comunicado da Renault devo concluir que acho que isto é apenas mais uma noticia "ouvi dizer" ou "um amigo do amigo" por parte dos nossos jornalistas Portugueses e que não passa de um falso alarme de que Meganes e só Meganes, mais nenhuma dos outros modelos que utilizam sistema de mãos livres sejam mais facilmente de furtar nos últimos tempos.
E não entendo o porque de tanto alarido pois todos nos sabemos e como o MaNeL disse e bem, "TUDO É VIOLÁVEL", e os criminosos iram sempre encontrar falhas de segurança, sejam carros, firewall, ou servidores... Mas seja como for, isto é mau Jornalismo, porque se lerem a noticia do JN (http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1963169) o jornalista não citou nenhuma fonte!

"mesmo que os media sejam tantas vezes cúmplices na propagação de rumores e lendas urbanas. Por falta de tempo, consciência ou ética profissional, muitos jornalistas atiram para a praça pública informações não confirmadas."
in Mitos Urbanos e Boatos de Susana André

E não, não sou mais um critico, apenas aceito a realidade!

O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline Brunof22

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
« Responder #138 em: 02 de Setembro de 2011, 09:30 am »
Espero que isto tire as duvidas todas!

Comunicado:
http://pt.scribd.com/fullscreen/63748405?access_key=key-14ow5nnldr8oob38msd0

Abraço

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #140 em: 02 de Setembro de 2011, 09:34 am »
Já tinha sido publicado  :tongue:

COMUNICADO
1 de Setembro de 2011
POLÉMICA SOBRE FURTOS À GAMA MÉGANE

Em função das notícias sobre furtos ao modelo Renault Mégane, a Renault Portugaltece os seguintes comentários:
1.
Nos dois últimos anos estão reportados precisamente 125 furtos de modelos dagama Renault Mégane, em Portugal;
 2.
Em Portugal, todos os anos ocorrem mais de 20.000 furtos a automóveis,sendo o terceiro crime com maior número de ocorrências;
 3.
Só da segunda e terceira gerações da gama Mégane existem a circular, emPortugal, cerca de 100.000 automóveis;
 4.
É falso - o que pode ser comprovado junto das autoridades - que o número defurtos tenha aumentado nas últimas semanas;
 5.
Não passam de pura especulação todas as explicações sobre a forma que seprocessaram os furtos. Como aliás tem sido reportado, os veículos furtadosnão reaparecem, pelo que sem provas, afirmar, taxativamente, que um veículofoi furtado utilizando um determinado método, não passa de um exercício deespeculação;
 6.
A Renault Portugal admite alguma indignação pelo carácter demagógico demuitas das afirmações em relação aos números e ao modo de operação doscrimes, questionando as motivações de quem profere tais declarações;
 7.
A Renault Portugal recusa recorrer à demagogia para procurar explicar o modode operação dos furtos, mas em função das certezas e convicçõesmanifestadas em diversas declarações, apela aos seus autores para quepossam dar o seu contributo no âmbito das investigações em curso, prestandodeclarações às entidades;
 8.
A Renault Portugal informa que continua particularmente empenhada noprocesso, estando em contacto com as autoridades para diagnosticar o modode operação dos crimes;
 9.
A Renault Portugal entende os apelos daqueles que procuram uma soluçãotranquilizadora (ainda que o número mencionado no ponto 1 possa servir deatenuante) mas não se pode manifestar sobre a resolução de um problema que desconhece. A Renault Portugal não contesta a existência dos furtos (conformeé evidente pela leitura do ponto 1) mas não pode reagir a algo que é APENASpura especulação. Infelizmente, nem a Renault Portugal, nem as autoridadeschegaram às conclusões dos que estão 100% seguro
s(?) sobre o “modus operandi”;
 10.
As investigações vão continuar a decorrer e apesar das condicionantesrelacionadas com o segredo de justiça, a Renault Portugal informa que já foramefectuadas detenções, inclusivamente em flagrante delito;
 11.
A Renault Portugal vai continuar a concentrar um elevado número de esforçosno acompanhamento e resolução do processo;
 12.
Num processo desta natureza, a Renault Portugal apela à consciencializaçãogeneralizada da comunidade, da sua página oficial no Facebook, para anecessidade de se expressar com moderação, com bom senso e com o rigorque o processo exige, até com o objectivo de não comprometer asinvestigações em curso;
13.
A Renault Portugal lamenta os 125 furtos de que a gama Mégane foi alvo nosdois últimos anos, até pelos transtornos causados aos directamente visadospelos crimes;
 14.
A Renault Portugal apela à leitura dos números associados aoprocesso (passíveis de serem confirmados junto das autoridades) e àconfiança dos proprietários da gama Mégane na investigação em curso pelasautoridades e pela Renault Portugal;
 15.
A Renault Portugal reitera a informação de que vai manter vários recursos ainvestigar o processo, até pelo facto da satisfação dos clientes Renaultconstituir a sua maior prioridade, e volta a apelar à necessidade de havermoderação, bom senso e rigor nas afirmações que sejam produzidas

Offline Brunof22

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
« Responder #141 em: 02 de Setembro de 2011, 09:38 am »
Corretcto e afirmativo  :tongue: passou-me!!! Informação a menos é que seria pior  :grin:

Abraço

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
« Responder #142 em: 04 de Setembro de 2011, 11:28 am »
Eu não concordo nada com este post.

Além deste tópico já estar mais que debatido aqui no forum ainda se coloca um vídeo a mostrar como se faz...

Realmente só falta dizer onde comprar as ferramentas necessárias :S

Apenas a minha opinião.

Offline gavias

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: vmsousa@gmail.com
« Responder #143 em: 04 de Setembro de 2011, 11:46 am »
O player do forum não consegue carregar o vídeo. Portanto, procurem no Google por: Vols de voitures, nouvelle menace : Internet , e aparece-nos em primeiro lugar a localização do vídeo.

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
« Responder #144 em: 04 de Setembro de 2011, 11:48 am »

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #145 em: 04 de Setembro de 2011, 12:04 pm »
gavias tem atenção já existe pelo menos 2 tópicos a falar sobre isto.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5940.0
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6295.msg116222#msg116222

Isto para mim já começa a enjoar falar sobre isto. Calhou mostrarem isso num renault, isso dá para fazer em qualquer marca percebam isso.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2011, 12:07 pm por carlosjcm »

Offline gavias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #146 em: 04 de Setembro de 2011, 12:16 pm »
gavias tem atenção já existe pelo menos 2 tópicos a falar sobre isto.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5940.0
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6295.msg116222#msg116222

Isto para mim já começa a enjoar falar sobre isto. Calhou mostrarem isso num renault, isso dá para fazer em qualquer marca percebam isso.

Eu não estou a dizer que seja um problema específico da Renault. Agora o que realmente me enjoa é poder ser roubado. Se te roubassem o carro (espero que não), talvez perdesses i enjoo de quereres falar muito sobre o assunto.

O que as outras marcas fazem não me interessa. a Renault certamente não quererá tomar os maus exemplo de outros. Importa é ser diferente para melhor e justificar a escolha e a confiança que os compradores depositaram na marca.

Melhorar é sempre possível. A função do construtor é corrigir os problemas que vão aparecendo, o que aliás acontece. Por este motivo é que as últimas gerações de um modelo têm menos problemas do que as primeiras. E o problema que aqui é reportado é um gravíssimo problema.

É claro que a postura poderá ser do tipo corporativo e de defesa da marca, dizendo: não há nada perfeito, isso acontece com todas as marcas... Com esta postura tudo na vida estagnava; a evolução quase pararia.
A melhor forma de proteger uma marca, não é bajular a marca, mas sim os seus clientes.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #147 em: 04 de Setembro de 2011, 12:34 pm »
Mas não te esqueças se a renault inventar hoje uma solução amanha já existe solução para ultrapassar isso.

Offline gavias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #148 em: 04 de Setembro de 2011, 12:41 pm »
A resposta é defensiv
Já agora lê este comunicado da Renault : http://pt.scribd.com/doc/63748405/POLEMICA-SOBRE-FURTOS-A-GAMA-MEGANE

A resposta é defensiva e até do ponto de vista da manutenção da imagem da marca é atacável.

Nada é dito em concreto sobre a resolução do problema.

A resposta poderia ser dada em poucas linhas deste tipo:

"A Renault tem conhecimento do roubo de viaturas modelo Megane. Embora o número de viaturas roubadas nos últimos 2 anos tenha sido 125 num universo de 100 mil viaturas da gama Megane de segunda e terceira geração a circular em Portugal, a Renault reconhece naturalmente a gravidade do problema. A Renault trabalha para a máxima satisfação dos seus clientes; apenas o roubo de uma única viatura já seria relevante para analisarmos o problema.

Este assunto está a ser investigado seriamente pelo construtor que até à data x, irá divulgar o resultado da investigação e se for tecnicamente possível, criará um upgrade do software da viatura, para aumentar a segurança; se for possível criar este upgrade, será emitido um OTS que permitirá aos estimados clientes procederem à referida actualização em qualquer concessionário ou retail Renault. Contudo, sublinhamos que este upgrade poderá não ser possível criar devido a limitações de carácter técnico."

Offline gavias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #149 em: 04 de Setembro de 2011, 12:46 pm »
Mas não te esqueças se a renault inventar hoje uma solução amanha já existe solução para ultrapassar isso.

Quando sais da tua casa e não fica lá ninguém, deixas a porta no trinco ou dás várias voltas à chave?
Por essa lógica o melhor é passares a deixar a porta aberta, porque eu já tive conhecimento de roubos que se fizeram através de um buraco aberto na parede.

É possível melhorar o sistema, mas não torná-lo perfeito. A melhoria do sistema poderá significar que será muito mais difícil roubar os carros.

No meu computador tenho anti virus e firewall, que apesar de não serem perfeitos, impedem que a maior parte dos ataques sejam mal sucedidos. A questão sobre o sistema da chave dos renault é semelhante a este exemplo.