Uma das principais causas para os alto falantes se queimarem do carro pode ser atribuÃda à falta de qualidade do grounding do amplificador/bateria. E subsequentemente o amplificador acaba por ir também pelo mesmo caminho. Muitas vezes o woofer/mid woofer já tem parte da bobine queimada e continua a tocar mas a resistência diminuiu consideravelmente pelo q começa a fazer 0 Ohm na saÃda do amp ou seja um short.
Meu palpite é que mesmo uma percentagem deprimente de instaladores de áudio nos carros falham na compreensão da importância do Ground.Tudo começa na bateria. Os contactos devem ser limpos e de preferência mudados, o cabo da bateria deve ser novo. No q respeita a carroceira também se deve criar um contacto novo ou limpar profundamente o ponto existente. Uma ligação nova é definida como metal brilhante contra metal brilhante e compactados juntos com o maior torque q os segmentos sejam capazes de suportar. No amplificador o cabo tambem tem que estar bem apertado e levar reaperto de temto em tempo.
Uma vez que sabemos que a bateria está perfeitamente Ligada a carroceira, precisamos dar um passo atrás e considerar o quanto planejamos despejar para a terra através do corpo do carro. Muitos carros mais antigos usam um cabo de 10 trançado para unir a carroceira e o borne negativo da bateria, e isto é somente adequado para usufruir dos acessórios do carro. Os acessórios, quando todos ligados em simultâneo, geralmente tem uma carga total de cerca de 30/40 amperes. Considerando o facto de que o fio entre o negativo da bateria e a carroçaria é geralmente inferior a 24", isto não representava problemas.
Se adicionar mos um amplificador á equação, que supostamente consome 50 amperes, então vamos estar a consumir mais do dobro o que significa que a ligação de terra é insuficiente entre a carroçaria e o negativo da bateria. Além do cabo passar a subir de temperatura, ele irá também a limitar a potência disponÃvel para o amplificador. Esta é a primeira forma de "amp stravation".
Esta imagem é muito grande para postar aqui mas é um excelente exemplo de um muito mau groundinghttp://g35driver.com/forums/attachments/audio-video-electronics/116193d1265316439-car-lags-regualr-bass-amp-shut-off-differnt-songs-volume-imag0117.jpgO segundo problema é como o amplificador está ligado a carroçaria do carro. Um fio de curto menos de 1 metro é o ideal para a maioria dos amplificadores. O cabo deve ser calculado para ter a capacidade de lidar com o dobro da corrente do amplificador em full power. Quando estiverem a ligadas o gound e a carroçaria considerem isto: A maioria dos instaladores fazem um furo na carroçaria, lixam a superfÃcie e usam um um conector de anel aparafusando-o. O problema, porém, é que não se consegue aplicar um torque suficiente com uma chapa metálica e parafuso sem porca do lado adjacente a chapa de forma a manter manter uma conexão não-resistiva, ao longo do tempo. Isso geralmente funciona bem durante algumas semanas.
Esta técnica bastante comum acaba por começar a ter falhas soltar-se e torna-se uma fonte de sinal intermitentemente resistiva começando a criar problemas graves de "amp Starvation". Isto faz com que ele comece a tentar tirar ainda mais corrente. Quando um amplificador tem "fome" de corrente, a potencia nominal desce a distorção sobe. Quanto? Bem, consideremos isto, um amplificador de 500 watts com uma ligação à terra resistiva pode entrar em clipping aos 50 watts ou menos, começa a sobreaquecer, sobrecarregando o sistema de carregamento da bateria e por causa do clipping prematuro do amplificador, haverá um quase não parar de tensão DC nas bobines dos subs fazendo com que o filamento chegue ao rubro isto vai queimar o verniz de isolamento alterando por completo a impedância do alto falante.
Fica aqui a nota o circuito de terra é a coisa mais importante numa instalação correcta eu inclusive crio dois pontos de terra nos amps e na bateria soldados a prata - sem excepções - tanto para obter uma ligação limpa e confiável, como também para melhorar qualidade do som e a performance.