Sejamos realistas: que sistema de seguranaça consegue reagir a uma velocidade destas???? Nenhum
Basicamente 3 falhanços: o comboio que não presta, por estar mal projectado e por sofrer de falta de qualidade nos materiais de concepção, o sistema de segurança mediocre, e o atrasado mental do maquinista que ao que parece gostava de grandes velocidades, mesmo sendo num comboio onde centenas de vidas estão em jogo. Só a lamentar os que perderam a vida, bem como os restantes sobreviventes que seguiam no comboio. Esperemos isto sirva de lição para daqui para a frente alterarem o que está mal e assim se evitar tragédias destas!
O maquinista do comboio que na semana passada descarrilou em Santiago de Compostela, Galiza, e fez 79 mortos estava a falar ao telefone na ocasião do acidente, informou hoje o Tribunal Superior de Justiça da Galiza.A instância judicial indicou que o maquinista Francisco José Garzón Amo estava ao telefone com elementos da Renfe, empresa de caminhos-de-ferro espanhola.Após a análise das primeiras informações das caixas negras do comboio, a instância judicial informou igualmente que a composição circulava a 153 quilómetros por hora no momento do descarrilamento.“Nos quilómetros antes do local do acidente, o comboio circulava a 192 quilométros por hora”, acrescentou o tribunal, num comunicado, indicando que “um travão foi ativado alguns segundos antes do acidente”.