Autor Tópico: Transmissão? Cardans?  (Lida 18004 vezes)

Offline taunus

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Transmissão? Cardans?
« em: 22 de Agosto de 2011, 15:26 pm »
Boa tarde

Mais uma vez apresento a viatura:
Clio 1.2 16v Expression com 79.000 km, comprado novo em 2002.

Além do problema do ralenti instável, ou soluçar ao acelerar, ultimamente tem apresentado outro sintoma.

Ao arrancar, principalmente em subidas, ou com a direcção ligeiramente torcida, faz uns barulhos e dá umas pequenas sacudidelas na transmissão. De acordo com os meus parcos conhecimentos, poderá ser dos cardans ou transmissão, correcto?

No entanto 79.000 km não é pouco para esse problema. É certo que são km feitos em cidade.

Ajuizem por favor

Offline Caçoilauto

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2011, 15:41 pm »
Boas Acredito que seja das transmissões.

O facto de serem 79000km apenas, pode não querer dizer nada.
Por vezes a exaustão de arranque causa esse tipo de sintomas, o rompimento de foles irá apressar o dano que referes, a aplicação de brecagem com o veiculo imobilizado tb afecta as transmissões.


Offline scenick

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2011, 19:51 pm »
eu acho que é transmissão, a quantidade de kilometros não se aplica nesta situação, é do uso que leva, como já foi dito o simples virar o volante com o carro parado faz ganhar folgas

Offline taunus

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2011, 20:27 pm »
Expliquem-me uma coisa:

Quando se fala em transmissão é a mesma coisa que "cardan"?

Se não é qual a diferença entre os dois componentes?

Offline scenick

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2011, 20:34 pm »

Offline taunus

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #5 em: 22 de Agosto de 2011, 20:38 pm »

Offline DiogoBrito

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #6 em: 22 de Agosto de 2011, 20:55 pm »
Boas. Acho que esta imagem explica-te a diferença:


 O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline scenick

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #7 em: 22 de Agosto de 2011, 20:56 pm »
A transmissão é a peça toda em si, os cardans estão assinalados




Uma coisa sem a outra não funciona nem faz sentido

Offline taunus

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #8 em: 22 de Agosto de 2011, 21:39 pm »
Caro amigo

Muito obrigado pela explicação e pelas fotos. Fiquei esclarecido

Offline carlosjcm

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #9 em: 22 de Agosto de 2011, 21:49 pm »
Muito obrigado pela explicação scenick

Offline brooklyn_bounce

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #10 em: 23 de Agosto de 2011, 22:31 pm »
Muito bem explicado e exemplificado com as fotos, quanto a mim só faltou dizer uma coisa que acho que é o que o Taunus precisa / deve ouvir, é que meter só as ponteiras (ou os cardans como lhe chamas e bem, mas nas transmissões deste género acho mais correcto ponteiras, mas isto são manias...) neste tipo de transmissão (se é que as há para este carro) não te trás especial poupança no material e trás-te mais gasto na mão de obra, porque é muito mais trabalhoso mudar a ponteira que a transmissão toda, e alem disso pode não te resolver o problema por muito tempo...




Offline taunus

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #11 em: 24 de Agosto de 2011, 12:25 pm »
Muito bem explicado e exemplificado com as fotos, quanto a mim só faltou dizer uma coisa que acho que é o que o Taunus precisa / deve ouvir, é que meter só as ponteiras (ou os cardans como lhe chamas e bem, mas nas transmissões deste género acho mais correcto ponteiras, mas isto são manias...) neste tipo de transmissão (se é que as há para este carro) não te trás especial poupança no material e trás-te mais gasto na mão de obra, porque é muito mais trabalhoso mudar a ponteira que a transmissão toda, e alem disso pode não te resolver o problema por muito tempo...

Obrigado. Também tenho essa percepção. Quando se coloca uma peça de desgaste nova com outra velha o mais certo é a duas terem um desgaste mais acelerado.

Alguém tem ideia de quanto será o tombo para colocar uma transmissão nova para o Clio?

Xmarine

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #12 em: 24 de Agosto de 2011, 12:29 pm »
Eu tinha uma estragada e meti usada e está impecável. Custou-me 20€. Isso de se meter usado ser mau é já uma mania parva que os portugueses estão a ir buscar aos espanhois.

Mas se não queres gastar 400€ numa nova podes meter uma reconstruida por 60€ com entrega da antiga e é igual a nova.

Offline brooklyn_bounce

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #13 em: 24 de Agosto de 2011, 19:15 pm »
Eu tinha uma estragada e meti usada e está impecável. Custou-me 20€. Isso de se meter usado ser mau é já uma mania parva que os portugueses estão a ir buscar aos espanhois.

Mas se não queres gastar 400€ numa nova podes meter uma reconstruida por 60€ com entrega da antiga e é igual a nova.


Nada contra meter material velho mas que ao meter uma transmissão velha por 20€ te arriscaste a mandar 20€ à rua e teres de ir gastar outros tantos até acertares na certa isso foi... Ou ainda esses 20€ durarem apenas "meia duzia" de km...


Sendo material de desgaste, ainda por cima sem que esse desgaste seja perceptível à primeira vista, meter velho pode correr bem mas também pode correr mal...


Mas nem foi disso que eu falei, foi mesmo de meter só a ponteira e não a transmissão toda... O valor das duas, sendo a transmissão reconstruida, por vezes não anda muito longe, e eu pessoalmente prefiro meter a transmissão completa...






Offline Caçoilauto

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Re: Transmissão? Cardans?
« Responder #14 em: 25 de Agosto de 2011, 09:25 am »
Eu tinha uma estragada e meti usada e está impecável. Custou-me 20€. Isso de se meter usado ser mau é já uma mania parva que os portugueses estão a ir buscar aos espanhois.

Mas se não queres gastar 400€ numa nova podes meter uma reconstruida por 60€ com entrega da antiga e é igual a nova.


Nada contra meter material velho mas que ao meter uma transmissão velha por 20€ te arriscaste a mandar 20€ à rua e teres de ir gastar outros tantos até acertares na certa isso foi... Ou ainda esses 20€ durarem apenas "meia duzia" de km...


Sendo material de desgaste, ainda por cima sem que esse desgaste seja perceptível à primeira vista, meter velho pode correr bem mas também pode correr mal...


Mas nem foi disso que eu falei, foi mesmo de meter só a ponteira e não a transmissão toda... O valor das duas, sendo a transmissão reconstruida, por vezes não anda muito longe, e eu pessoalmente prefiro meter a transmissão completa...







O comprar velho tem os seus riscos, compreendo o que o Xmarine quis dizer, mas ......

20 € velho contra 60€ de reconstruido ..... pesando na balança acho que a inclinação é bem expressiva para o lado da reconstruída.

Supomos o seguinte compramos uma 20€, sem saber histórico, montamos reatestamos de Valvolina na caixa, contabilizamos a mão de obra de montagem e quando vamos para a estrada toc toc toc toc...... Damos um enorme f*da.se.....

Se optarmos por uma reconstruída, 60€ +/- e fazemos todo o processo  e temos 98% certezas que está em conformidade.....


Claro que isto tudo tem que ser equacionado e conciliado com aquilo que se pretende obter, ( atamancar ou resolver).