Autor Tópico: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador  (Lida 19714 vezes)

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #15 em: 06 de Setembro de 2011, 22:41 pm »
Excelente tutorial Black Phoenix.

Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?

Foi uma dúvida que sempre tive.

Cumps

O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.

O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".

Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #16 em: 06 de Setembro de 2011, 22:43 pm »

 Muito bom mesmo, pude confirmar o meu receio, dado que hoje de manhã fui ver isso
 e está a alimentar apenas 11,43V  :cry:, ou seja, algo se passa com o alternador.

Pode ser escovas do mesmo ja desgastadas ou o regulador de tensão do mesmo. Normalmente costumam ser os sintomas dum alternador a dar as ultimas.

Offline DiogoIglesias

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #17 em: 27 de Setembro de 2011, 22:15 pm »
Excelente tutorial Black Phoenix.

Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?

Foi uma dúvida que sempre tive.

Cumps

O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.

O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".

Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.

A parte do fluxo de electrões conhecia, agora o resto não.

Muito obrigado pela explicação :wink:

Offline noosphere

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #18 em: 19 de Abril de 2012, 03:37 am »
Antes de mais, quero dar os parabéns por este excelente tutorial ;)
Amanha já tenho com que em entreter :P

Por acaso não há por ai alguém que saiba como se vê se os cabos da bateria estão a fazer correctamente o seu trabalho... se estão a ter a passagem que deveriam ter?

Obrigado pessoal ;)

Offline Verdi

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #19 em: 20 de Janeiro de 2013, 10:41 am »
Bom dia.

Começo pro felicitar o Black Phoenix pelo excelente artigo colocado.

Aproveito para colocar uma questão

1-Qual a amperagem/potência da bateria indicada para a minha viatura (Renault Scenic 1500/105 DCI de 2006)  tendo em conta o equipamento a seguir utilizado com frequência:

-sensores de chuva e de luz;

-sensor de estacionamento:

-ar condicionado automático;

-direção elétrica;

-Auto-rádio;

-faróis de nevoeiro.

Coloco esta questão, pois saber se tenho a bateria ideal para o tipo de equipamento e viatura mencionada.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos.

Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Todos os Modelos - Verificar o bom estado da Bateria/Alternador
« Responder #20 em: 20 de Janeiro de 2013, 23:57 pm »
Se a bateria ainda for a original, o que se vê bem se procurares pelo numero da Renault (8200* qualquer coisa) então será uma com os mesmos valores, que estão indicados na etiqueta da mesma.

Caso não seja ou não se consiga ler, indo pelo catalogo de peças da Bosch:

12V - 74Ah 750A ou
12V - 60Ah 540A