Ora bem, tento em conta que nota-se de vez em quando users a perguntar como verificar ou que detectam problemas em que ficam na duvida se será problema de Alternador ou Bateria, resolvi fazer um DIY relativamente facil para efectuar essas verificações.
Primeiro será necessario um multimetro configurado na escala de Volts DC:
Para quem tem outro tipo de equipamentos que não tem AutoRange (Definição automatica da escala de amostragem quando ligado ao elemento a medir) deverá escolher a escala que inclua a tensão esperada a medir (neste caso serão 12V-14V):
Após ter o equipamento na escala correcta deverão então aceder a bateria e retirar as tampas da mesma:
Deverão então desapertar os cabos da bateria para que a mesma seja medida em vazio (sem qualquer equipamento a consumir tensão da mesma). Atenção que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo da bateria.
Ponta vermelha no borne positivo (deverá estar ligado ao conector do multimetro que possibilita a leitura de tensões. Normalmente é o mesmo que deixa ler resistencias em Ohms e Capacidades de condensadores em Farads). Ponta preta no borne negativo (normalmente indicado nos multimetros como COM ou Comum).
Se as pontas forem trocadas, não haverá problema, pois apenas estão a por o Multimetro em paralelo. A unica alteração na indicação e que os valores medidos aparecerão com o sinal de negativo (-).
Se a bateria estiver em condições deverão ter uma leitura dentro do seguinte tabela. Esta tabela representa uma maneira "Grossa" de se aferir a qualidade da bateria em termos de carga/tempo de vida restante:
Como podem ver esta está muito boa de saúde. Após terem verificado se a bateria está em condições, vamos então verificar se o Alternador se encontra a carregar correctamente a bateria. Liguem os cabos a bateria (primeiro o positivo e depois o negativo) e liguem o carro.
Deverão medir algo entre os 13.8V e os 14.4 V.
Como podem ver mais uma vez o alternador encontra-se a carregar correctamente a bateria.
Espero que com este tópico tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas que ainda subsistam.
Edit: Adição de uns pontos posteriores ao DIY:
Excelente tutorial Black Phoenix.
Explica-me só uma coisa, porque é que se deve desligar a bateria primeiro pelo negativo e só depois o positivo? E quando se liga é ao contrário?
Foi uma dúvida que sempre tive.
Cumps
O negativo é a massa, quer dizer que está ligado a todo o chassi, enquanto que o positivo apenas é ligado aos restantes componentes, de forma a fazer o circuito fechado. Deve ser ligado primeiro o positivo porque se por acaso o negativo tocar no chassi não acontece nada, enquanto que se for ao contrário e o positivo tocar no chassi há um curto-circuito com danos jeitosos.
O mesmo se aplica aquando da ligação de uma segunda bateria para dar o chamado "encosto".
Não sei se te esclarece tambem indicar que o fluxo dos electroes é sempre do negativo para o positivo.
O facto da tensão da bateria estar correcta em ambas as medições não indica que a mesma esteja em condições. Ela pode estar a receber carga mas não a armazenar, sendo que assim que a mesma é requisitada a tensão pode cair abruptamente para valores baixos, que indicam que a mesma está em fim de vida.