Autor Tópico: Consumo elevado e CB  (Lida 15843 vezes)

Offline Bzidroglio

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Consumo elevado e CB
« em: 29 de Agosto de 2011, 23:31 pm »
O meu 2º post (1º foi apresentação) é capaz de ser um pouco longo, mas é a única forma de eventualmente me poderem ajudar.
Tenho uma Break Renault Laguna II - 1.8 - 16 V (Initiale) de 09/2003, equipada com GPL (BRC multiponto sequencial), que tem actualmente 178.000 Kms.
Em comparação com o carro que tive anteriormente (Ford Mondeo 2.0 16 V de 1999) a Laguna consome uma exorbitância.
Comecei por ir à Renault da minha zona em Santarém, queixando-me de consumos excessivos e de que o CO2 estava a níveis impensáveis, e quase a "rebentar" as máquinas de diagnóstico a que tinha sido ligada.
O concessionário começou por achar que era das velas porque "esse motor é muito sensível" e embora achando que era um disparate, acabei por meter as Equiem "XPTO" que me diziam que eram as indicadas.
Refiro que tinha metido umas NGK de Iridium indicadas para o modelo e que teriam 200 ou 300 Kms... (voltaram a ser montadas posteriormente).
Claro que a situação se manteve e afinal "devia ser do sistema de injecção que necessitava de ser limpo e injectores afinados", o que fiz.
A situação manteve-se e depois de não sei quantas ligações PAGAS à máquina de diagnóstico, chegaram à conclusão que era uma das sondas Lambda.
Nessa altura, já estava desconfiado e tive de perguntar se era mesmo daí, ou continuavam a tirar um curso de mecânica à minha conta   
Reponderam-me que tinham tirado e ensaiado uma sonda no meu carro e que o CO2 estava OK.
Sendo assim, mandei avançar com a reparação, e algo que ficaria em torno dos 150 euros na marca , custou mais de 500!
Fiz outras medições externas e efectivamente o CO2 passou a estar a um nível bom.
Mas o problema dos consumos disparatados manteve-se e é aqui que necessito das vossas opiniões.
No CB-consumos instantâneos, os valores a rolar calmamente em estrada (a direito e com o acelerador na mesma posição) auto-estrada variam muito e é essa a razão dos elevados consumos.
Ora no Mondeo, por exemplo, se ía a marcar 8 litros em consumo instantâneo, quando alterava era progressivo, 8/8.1/8,2 no máximo.
É de referir que uma vez ou outra a Laguna trabalhou bem, e fez precisamente a mesma coisa. Consumos baixos, sem praticamente nenhuma alteração e que acho que é o estado normal do carro.
Só que o normal não é isso. É ir a gastar 9 ou 10 onde devia ir a gastar 5 ou 6 (considerando a velocidade, o tipo de andamento e a experiência anterior) e a alterar constantemente do tipo: 9/9.4/9.7/11 .
Ou seja, o CB parece maluco e podia ser só a informação, mas o que é certo é que os elevados consumos são reais.
Comparando com o Mondeo 2.0, onde o Mondeo ía a gastar 12 (em 5ª e a subir embalado), a Laguna vai a gastar 22 ou 24 litros. Onde o mondeo ia a gastar 5 ou 6 (em 5ª, plano e a 100/120) a Laguna vai a gastar 10, 12 ou mais...
Presumo que possa ser algum sensor "marado", algum tubo de vácuo roto ou algo do género, mas o que é certo é que sempre que a viatura foi ligada ao Chek up (na Renault e externamente) nada foi detectado. Não acusa qualquer erro
Para concluir, o carro tem um comportamento normal, puxa bem, e o que noto realmente é essa oscilação maluca nos consumos instantâneos do CB, e que depois se traduzem nos elevados consumos.
Alguém teve uma experiência semelhante? Que opinião têm sobre o assunto?
A todos, antecipadamente o meu obrigado

Nota: Tanto faz a gasolina como a GPL o comportamento é o mesmo
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline bossinis

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2011, 23:42 pm »
Por norma a GPL têm tendência a gastar mais, pela pouca experiência que tenho de CB's renault a gasolina que é apenas do R25 2.0 isso parece-me um comportamento normal, mas claro que o consumo de um automóvel de 2003 não devia ser comparável a um de 1992.

De qualquer alguém deve ter algum carro semelhante para te dar essa informação.
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Offline Artur

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2011, 23:53 pm »
o consumo instantaneo varia de carro para carro , marca para marca . A minha laguna chega a marcar 28 lt/100 , mas é o consumo medio que conta e esse ronda os 8 litros , portanto não acho nada de anormal .
O que importa ai e li o post ( longo ) todo é afinal qual é o consumo medio do carro ?

Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2011, 23:58 pm »
Obrigado pela resposta.  Eu sei isso, GPL é comigo  :wink: (mais de 300 mil Kms a GPL e em vários carros). Mas o problema tem a ver com consumo elevado, seja a gasolina, seja a GPL, e com o facto do CB nos consumos instantâneos  estar totalmente disparatado.
Como disse, uma vez na A15 (Santarém-Caldas) o carro ia a marcar bem. A cerca de 120 em recta ia a marcar 5 ou 6 litros quase sem variação. Também me aconteceu isso a atravessar a ponte em Santarém.
Mas fora essas duas ocasiões, é aquilo que transmiti.
Para teres uma ideia, conseguia fazer consumos a GPL abaixo de 10 litros (marcava à volta de 7/8 no CB) num Ford Mondeo 2.0 e neste, a uma velocidade mais baixa e com uma preocupação acrescida de redução de andamento, anda nos 13/14 :(
O problema é detectar o que provoca essa "loucura" do CB a velocidade estabilizada. Pode ser um sensor de injecção, MAF, tubos de vácuo rotos, etc...
A pergunta que deve ser respondida é: de que forma e que parâmetros contribuem para que o CB calcule o consumo instantâneo.
Respondida essa pergunta penso que acharei a origem do problema.
Uma das causas comuns é a sonda lambda, mas essa foi substituída na Renault.
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Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2011, 00:05 am »
o consumo instantaneo varia de carro para carro , marca para marca . A minha laguna chega a marcar 28 lt/100 , mas é o consumo medio que conta e esse ronda os 8 litros , portanto não acho nada de anormal .
O que importa ai e li o post ( longo ) todo é afinal qual é o consumo medio do carro ?

Sim, sei isso. O meu anterior carro também fazia isso e todos têm variações em modo consumo instantâneo.
Só que, já teve uma ou outra vez um comportamento "normal", mas em velocidade estabilizada e em terreno plano, se o pé for no mesmo sitio, as variações deveriam ser minimas, do tipo: 5,4/5,5 (isto é um exemplo).
Ora a Laguna vai por exemplo nos  sempre a mudar, e tipo: 9/9,4/11 etc...e sempre com o pé no mesmo sítio e terreno plano.
Para teres uma ideia, sem andar em cidade, terreno 90% plano e a muito baixa velocidade (90/100) marca médias de 10/11 litros
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Offline Timoteo

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2011, 08:51 am »
o consumo instantaneo varia de carro para carro , marca para marca . A minha laguna chega a marcar 28 lt/100 , mas é o consumo medio que conta e esse ronda os 8 litros , portanto não acho nada de anormal .
O que importa ai e li o post ( longo ) todo é afinal qual é o consumo medio do carro ?

Sim, sei isso. O meu anterior carro também fazia isso e todos têm variações em modo consumo instantâneo.
Só que, já teve uma ou outra vez um comportamento "normal", mas em velocidade estabilizada e em terreno plano, se o pé for no mesmo sitio, as variações deveriam ser minimas, do tipo: 5,4/5,5 (isto é um exemplo).
Ora a Laguna vai por exemplo nos  sempre a mudar, e tipo: 9/9,4/11 etc...e sempre com o pé no mesmo sítio e terreno plano.
Para teres uma ideia, sem andar em cidade, terreno 90% plano e a muito baixa velocidade (90/100) marca médias de 10/11 litros

Ora boas....
Desculpa a insistencia, mas se queres mesmo ser ajudado acho que devias responder ás questões.... Afinal qual é a média que o teu CB te dá???? desta vez tenta responder sem exemplos, tenta com factos concretos....  :tongue:

Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2011, 09:19 am »
Timóteo, boas, e obrigado pelo interesse

A resposta está no fim do texto da citação a bold.

"Só que, já teve uma ou outra vez um comportamento "normal", mas em velocidade estabilizada e em terreno plano, se o pé for no mesmo sitio, as variações deveriam ser minimas, do tipo: 5,4/5,5 (isto é um exemplo).
Ora a Laguna vai por exemplo nos  sempre a mudar, e tipo: 9/9,4/11 etc...e sempre com o pé no mesmo sítio e terreno plano.
Para teres uma ideia, sem andar em cidade, terreno 90% plano e a muito baixa velocidade (90/100) marca médias de 10/11 litros"
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Offline Caçoilauto

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2011, 09:23 am »
é claro que os consumos instantaneos variam imenso e ao segundo, uma vez no meu grand-cherokee tb consegui em segundos passar para consumos de 78 lts  e de seguida para 52 e novamente para 14lts,...

Quando á média final( consumo médio) qual o valor?

Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2011, 09:39 am »
é claro que os consumos instantaneos variam imenso e ao segundo, uma vez no meu grand-cherokee tb consegui em segundos passar para consumos de 78 lts  e de seguida para 52 e novamente para 14lts,...

Quando á média final( consumo médio) qual o valor?

Eu sei isso, mas neste caso a situação é diferente, e como disse, já em 2 ocasiões teve um comportamento normal.
Eu inclino-me para um sensor da injecção, um tubo de vácuo ou algo do género que estará deficiente e que dá informações erradas à centralina, o que origina que esta enriqueça a mistura.
O que é um facto é que o carro ligado à máquina não regista avarias, e no painel também nada.
Os consumos médios andam sempre na casa dos 10/11, mas em plano,90% ou mais de estrada, a baixa velocidade e com uma condução mesmo económica (sem puxar mudanças, e a rolar sem variações de velocidade)
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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2011, 09:54 am »
Eu na minha megane st gtline tenho consumos de 7.4, e estamos a falar de uma carrinha 1.5 dci com 110 cv, não acho nada de exagerado os teus consumos....

Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2011, 13:15 pm »
Eu na minha megane st gtline tenho consumos de 7.4, e estamos a falar de uma carrinha 1.5 dci com 110 cv, não acho nada de exagerado os teus consumos....

Repara... andando normalmente, e não estou a falar de andar a abrir ou em cidade, possivelmente os consumos subiriam para 15 ou mais litros.
Estamos a falar de estradas planas, pouco trânsito, velocidade reduzida e condução tipo a que os jornalistas fazem em testes de consumos mínimos (arrancando suavemente, rolando embalado e com o pé direito só a aconchegar o acelerador, etc).
Tenho bastante experiência deste tipo de condução pois durante uns anos fiz médias baixissimas com um Mondeo 2.0 (gasolina/GPL) no percurso Leiria/Santarém. Por isso, neste tipo de condução e neste tipo de percurso, 7 já seria elevado, mas admissível.
Evidentemente que se andasse em cidade, no para arranca, ultrapassagens rápidas, condução normal, etc, 10 ou 11 seriam admissíveis para a 1.8 que é uma break pesada
Tem de haver um defeito relacionado com sensores electrónicos, ou gestão da centralina. As maleitas normais para consumos elevados estão "chekadas" e que normalmente são: velas ou cabos em mau estado, pneus com baixa pressão, injectores sujos ou em mau estado, filtros de ar sujos, AC ligado (nem isso ligo), etc...
Um dia destes vou à Renault Minuto, peço para ligar a CAN Clip e tento assistir. Embora o sistema não assinale erros, estou convencido que haverá parâmetros que não estarão normais.
Se conseguir resolver, depois darei aqui feedback.
Obrigado a todos.
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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2011, 13:34 pm »
Ficaremos a aguardar então  :wink:

Offline Artur

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #12 em: 31 de Agosto de 2011, 01:23 am »
acho que não percebes te a minha pergunta , aqui vai de novo ...
Primeiro , esquece a mondeo , essa é uma laguna , logo são diferentes ...
Segundo , qual é o consumo medio ? Reformulando , o consumo feito a mão dá o mesmo que no cb ? é que ai é que tem de se verificar .... Se der o mesmo , está correcto . As oscilações conforme foi dito e exemplifiquei , tanto pode marcar 15 como 5 , basta o terreno variar , o ac começar a trabalhar , o pé mexer ... A sensibilidade de alteração do cb instantaneo do renault ´elevada

Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #13 em: 31 de Agosto de 2011, 02:28 am »
acho que não percebes te a minha pergunta , aqui vai de novo ...
Primeiro , esquece a mondeo , essa é uma laguna , logo são diferentes ...
Segundo , qual é o consumo medio ? Reformulando , o consumo feito a mão dá o mesmo que no cb ? é que ai é que tem de se verificar .... Se der o mesmo , está correcto . As oscilações conforme foi dito e exemplifiquei , tanto pode marcar 15 como 5 , basta o terreno variar , o ac começar a trabalhar , o pé mexer ... A sensibilidade de alteração do cb instantaneo do renault ´elevada

Antes de mais, obrigado pelo interesse e pela tentativa de ajuda.
Repara no seguinte. Sei tudo isso em relação a oscilações normais no consumo instantâneo no CB. Por isso disse que por duas vezes ele tinha um comportamento normal. Nessas duas alturas o CB tinha o comportamento  que deve ter o do Renault ou de qualquer outro carro. Em estrada direita, em 5ª, a velocidade constante e o pé sem mexer, as oscilações são sempre mínimas 0,1 ou 0,2 e com algum espaçamento na alteração.
O que se passa no meu, e nas condições referidas é que segundo a segundo é capaz de mudar 2 ou 3 vezes e com variações absurdas. Tipo começar em 9, depois 9,7 , 10 e tal, etc...
Seria normal eventualmente em aceleração, o que não é o caso.
Os consumos reais, feitos à mão são semelhantes ao que o CB marca como média.
Ou seja, está a gastar (indevidamente) o que marca :(
Não estou particularmente preocupado com as alterações no CB. O que me preocupa é que o anormal comportamento do CB indicia que algum componente não está a funcionar devidamente. E isso traduz-se nos elevados consumos...
Daí que procure informação ( que não encontro em lado nenhum)  de quais são os orgãos que determinam o consumo instantâneo.
Há dias falei com um mecânico meu conhecido (pessoa com muitos anos de profissão e que já foi encarregado numa oficina de marca) que perante os sintomas me aventou a hipótese de ser uma qualquer entrada de ar indevida na admissão.
É algo que está a ser difícil de diagnosticar mas quando for resolvido espero que contribua para o enriquecimento do forum.
Na semana que vem, irá começar a tentativa de resolução.
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Offline Bzidroglio

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Re: Consumo elevado e CB
« Responder #14 em: 09 de Setembro de 2011, 22:02 pm »
Meti hoje a MAP e continua na mesma :(
Na próxima semana vou investigar outras coisas.
O que é certo é que no software de diagnóstico a MAP era uma das causas apontadas para elevados consumos.
Quanto a mim, vai ser necessário analisar os dados com o carro em andamento e com um portátil ligado.
Depois dou notícias...
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