Ora boas a todos. Antes demais quero pedir desculpa pela demora a fazer este DIY pois já há muito que tinha dito que o fazia.
Infelizmente o tempo para efectuar o mesmo não foi muito, de tal forma que tinha efectuado já a troca anteriormente e este DIY surge pois voltei à antena original.
Quando refiro chave 16, 17, 19, etc, refiro-me as chaves hexagonais (penso que seja este o nome
)
Mas vamos lá ao que interessa:
1º lugar retirar estes dois objectos de plástico (apenas um na foto):
Como se verifica na foto, estou a fazer um pouco de pressão pois temos que carregar numa patilha que se encontra ali não visivel na foto (não dá muito bem para tirar foto à mesma).
De seguida temos que retirar os forros dos pilares:
Basta puxar por onde está indicado.
Aqui temos a ligação do cabo da antena no pilar direito.
Basta puxar pela ficha para esta união sair do local e novamente puxar em cada ponta para desunir.
Na break (meu caso) é suficiente retirar apenas os pilares descritos acima, mas o ideal é mesmo até à porta, ou seja, também no pilar onde fica o apoio do cinto (é necessário nos carros de 3 ou 5 portas). Para isso basta tirar a tampa que tapa o parafuso (com uma chave de fendas ou canivete sai bem) e usamos uma chave 16 ou 17 (não ser mais preciso pois desta vez não retirei este forro) ou mesmo uma torx que não sei o número
Após isto, retirar as borrachas que vedam a porta, puxando um pouco (cuidado ao puxar para não danificar; não por ser frágil, mas para evitar que a forma como ela se segura perca força)
Após retirar a borracha (basta a parte superior para o forro do tecto ceder), puxar a protecção do pilar como no anterior.(neste não tenho foto)
De seguida já temos acesso facilitado e puxamos um pouco para baixo o forro (não muito para não danificar) e vemos o aperto da base de antena e a ligação de alimentação da base amplificada.
Até à ligação no pilar, temos ainda o cabo preso numa pequena abraçadeira quase junto ao pilar.
Para retirar a base basta desapertar o parafuso apresentado acima com uma chave 19, desligar a alimentação da base e retirar o fio da antena na união no pilar.
De seguida colocar a nova base (antes efectuar as alterações necessárias na ficha para o encaixe original que passa por corte do cabo da base original e emenda no da nova antena) e fixá-la de alguma forma (eu usei fita isoladora pois não tinha ajuda). Apertar com a chave hexagonal necessária (as bases universais que coloquei usavam chave 17 ou 22), ligar a alimentação caso a nova base de antena tenha e ligar novamente no pilar onde se encontra a união do cabo que vai ao rádio.
Após isto voltar a colocar os forros dos pilares ao sitio, as borrachas e as patilhas. E tá pronto!
Deixo agora aqui foto das bases/antenas que usei:
Uma delas não tem amplificação (a que aparece numa foto sozinha) e essa capta muito mal, a outra tem captação aceitável para quem vive em grandes centros e assim. Mas como não vivo no centro, tinha várias falhas em captação. Por isso voltei a isto:
Espero que seja útil e que ajude alguém caso necessite. Espero que tenha sido o suficientemente esclarecedor, qualquer coisa é só perguntar!:)
E venha daà essas criticas que para melhorar estamos sempre receptivos! Boas ou más, são benvindas!
Cumps.