Autor Tópico: [DIY] Como alterar antena em Megane II break (dá para outros modelos Renault)  (Lida 20454 vezes)

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
Ora boas a todos. Antes demais quero pedir desculpa pela demora a fazer este DIY pois já há muito que tinha dito que o fazia.
Infelizmente o tempo para efectuar o mesmo não foi muito, de tal forma que tinha efectuado já a troca anteriormente e este DIY surge pois voltei à antena original.
Quando refiro chave 16, 17, 19, etc, refiro-me as chaves hexagonais (penso que seja este o nome :D )
Mas vamos lá ao que interessa:

1º lugar retirar estes dois objectos de plástico (apenas um na foto):

Como se verifica na foto, estou a fazer um pouco de pressão pois temos que carregar numa patilha que se encontra ali não visivel na foto (não dá muito bem para tirar foto à mesma).

De seguida temos que retirar os forros dos pilares:

Basta puxar por onde está indicado.

Aqui temos a ligação do cabo da antena no pilar direito.

Basta puxar pela ficha para esta união sair do local e novamente puxar em cada ponta para desunir.

Na break (meu caso) é suficiente retirar apenas os pilares descritos acima, mas o ideal é mesmo até à porta, ou seja, também no pilar onde fica o apoio do cinto (é necessário nos carros de 3 ou 5 portas). Para isso basta tirar a tampa que tapa o parafuso (com uma chave de fendas ou canivete sai bem) e usamos uma chave 16 ou 17 (não ser mais preciso pois desta vez não retirei este forro) ou mesmo uma torx que não sei o número

Após isto, retirar as borrachas que vedam a porta, puxando um pouco (cuidado ao puxar para não danificar; não por ser frágil, mas para evitar que a forma como ela se segura perca força)

Após retirar a borracha (basta a parte superior para o forro do tecto ceder), puxar a protecção do pilar como no anterior.(neste não tenho foto)

De seguida já temos acesso facilitado e puxamos um pouco para baixo o forro (não muito para não danificar) e vemos o aperto da base de antena e a ligação de alimentação da base amplificada.

Até à ligação no pilar, temos ainda o cabo preso numa pequena abraçadeira quase junto ao pilar.

Para retirar a base basta desapertar o parafuso apresentado acima com uma chave 19, desligar a alimentação da base e retirar o fio da antena na união no pilar.

De seguida colocar a nova base (antes efectuar as alterações necessárias na ficha para o encaixe original que passa por corte do cabo da base original e emenda no da nova antena) e fixá-la de alguma forma (eu usei fita isoladora pois não tinha ajuda). Apertar com a chave hexagonal necessária (as bases universais que coloquei usavam chave 17 ou 22), ligar a alimentação caso a nova base de antena tenha e ligar novamente no pilar onde se encontra a união do cabo que vai ao rádio.

Após isto voltar a colocar os forros dos pilares ao sitio, as borrachas e as patilhas. E tá pronto! :)

Deixo agora aqui foto das bases/antenas que usei:

Uma delas não tem amplificação (a que aparece numa foto sozinha) e essa capta muito mal, a outra tem captação aceitável para quem vive em grandes centros e assim. Mas como não vivo no centro, tinha várias falhas em captação. Por isso voltei a isto: :)

Espero que seja útil e que ajude alguém caso necessite. Espero que tenha sido o suficientemente esclarecedor, qualquer coisa é só perguntar!:)
E venha daí essas criticas que para melhorar estamos sempre receptivos! Boas ou más, são benvindas! :)

Cumps.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [DIY] Como alterar antena em Megane II break (dá para outros modelos Renault)
« Responder #1 em: 01 de Setembro de 2011, 22:09 pm »
Bom DIY.
A antena está colada na chapa porque??? Para não fugir ou não acreditas no teu trabalho  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Bom trabalho.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [DIY] Como alterar antena em Megane II break (dá para outros modelos Renault)
« Responder #2 em: 01 de Setembro de 2011, 22:10 pm »
Bom DIY!!!!

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #3 em: 01 de Setembro de 2011, 22:11 pm »
:D. Não, nada disso! ;)

O encaixe da base original é certo com o corte no tecto do carro mas as universais já não é assim. Então ao inicio, cada vez que apertava, ficava meio de lado! Assim, ficou bem... :)

Cumps e obrigado!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #4 em: 01 de Setembro de 2011, 22:13 pm »
Então e não arranjaste maneira de amplificar a antena? Deve de haver uma maneira de certeza.... digo eu...

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #5 em: 01 de Setembro de 2011, 22:20 pm »
Uma delas tem amplificador e para dar uma noção: A que não tem amplificação apenas consegue captar uma rádio quando estou em casa; a outra apenas não captou uma das 6 que uso regularmente. Essa andou durante 5 meses +/-, mas basta ir para uma zona pior que já não fica muito bom. Como dou bastante valor ao rádio, decidi voltar à formula original... Isto até descobri como se trata da antena do Laguna 3 (fase 1) . ;) Tive hipótese de ver como será na Servcarros, mas não tinha muito tempo, nem sabia onde ficava... Além de que fiquei contente por ter arranjado a moca das velocidades em condições (coisa muito rara e desta vez tinha 3 para escolher) que nem olhe mais! :)
Ah, tentei utilizar o amplificador da minha base original (daí ter comprado outra) mas sem grande sucesso. Penso que devia ter usado mais um fio de massa...

Cumps

Offline m78msantos

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Santa Marta Do Pinhal(Corroios)
  • CLIO V EDITION ONE 😉
    • O Meu Menino :)
  • Garagem : Um renault claro!!!!!!!!!!!
« Responder #6 em: 01 de Setembro de 2011, 22:48 pm »
Boas bruny.
Tambem queria mudar a antena no meu(Grand Modus)achas que o processo é o mesmo?
Tens alguma informação disso?
Bom diy valeu apena a espera :happy: :happy:

Abraços

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #7 em: 01 de Setembro de 2011, 22:57 pm »
Boas bruny.
Tambem queria mudar a antena no meu(Grand Modus)achas que o processo é o mesmo?
Tens alguma informação disso?
Bom diy valeu apena a espera :happy: :happy:

Abraços
Obrigado! :)
Eu presumo que seja semelhante no Modus também. Esta base veio de um Clio 3 (fase 1) e o processo era em todo semelhante.
Fui ver o teu Modus e presumo que tenhas que desforrar os dois pilares (ultimo e onde tens os cintos traseiros) e remover a borracha das portas pois são muito juntos os pilares. Consegues ter acesso tirando apenas a protecção nos dois mais próximos mas estás sujeito a danificar o forro... Ele "parte" pois é cartão além do tecido que vemos...

Cumps

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #8 em: 01 de Setembro de 2011, 23:07 pm »
Bom DIY ;)
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #9 em: 01 de Setembro de 2011, 23:22 pm »
Muito bom.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline m78msantos

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Santa Marta Do Pinhal(Corroios)
  • CLIO V EDITION ONE 😉
    • O Meu Menino :)
  • Garagem : Um renault claro!!!!!!!!!!!
« Responder #10 em: 01 de Setembro de 2011, 23:27 pm »
brigado :wink:

cumps

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #11 em: 02 de Setembro de 2011, 09:44 am »
Bom DIY. Troquei a aste da minha antena e mesmo mantendo a base amplificada da antena original a recepção de sinal era fraca, pelo que também voltei ao original. Como dizia o outro não se pode ter tudo. :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #12 em: 02 de Setembro de 2011, 13:42 pm »
Bom DIY. Troquei a aste da minha antena e mesmo mantendo a base amplificada da antena original a recepção de sinal era fraca, pelo que também voltei ao original. Como dizia o outro não se pode ter tudo. :wink:

Obrigado a todos pela critica positiva! :)
Existe ainda outra possibilidade mas sai mais cara: A antena da VW. Tem o amplificador à parte mas, como as fichas não eram idênticas, necessitava de alterar ligações o que fazia com que não desse para devolver o amplificador caso não funcionasse e o custo de ainda mais 15-20eur nesse amplificador (não encontrei na sucata, também não sabia em que parte se encontrava para ser sincero) fez-me desistir. Ia utilizar na mesma a antena que já tenho não amplificada, mas mesmo assim já começava a ser bastante... Só para se ter noção, essas duas antenas que comprei, custaram 15 e 20 eur: 15 a não amplificada e 20 a outra...
Mas talvez o faça num futuro... Ainda não sei... :)

Cumps

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #13 em: 02 de Setembro de 2011, 14:31 pm »
Há coisa de 2 anos comprei uma antena interna amplificada para o kadett (para não ter que furar a chapa porque não tinha pré-instalação para rádio) e só posso dizer maravilhas. Aquilo até apanha rádios espanholas.
Inclusive cheguei a substituir a antena original do golf 3 (era no guarda lamas esquerdo da frente) por esta interna.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #14 em: 02 de Setembro de 2011, 16:22 pm »
Há coisa de 2 anos comprei uma antena interna amplificada para o kadett (para não ter que furar a chapa porque não tinha pré-instalação para rádio) e só posso dizer maravilhas. Aquilo até apanha rádios espanholas.
Inclusive cheguei a substituir a antena original do golf 3 (era no guarda lamas esquerdo da frente) por esta interna.

Mas interna de colar no vidro, certo?! Não das 100% ocultas, ou estou enganado?!

Cumps