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Revisão do código de estrada
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Autor
Tópico: Revisão do código de estrada (Lida 16311 vezes)
Xmarine
Visitante
Re: Revisão do código de estrada
«
Responder #30 em:
31 de Dezembro de 2013, 00:57 am »
MRC. Se tu cometeres uma infracção ao código, como é que chega a multa a tua casa? Pela identificação da matrÃcula, certo?
Então os ciclistas são mais do que tu na estrada para poderem trasngredir e não serem punidos? Não me parece... E a forma de poderem ser identificados tem de ser da mesma maneira que o tu és identificado através do teu carro.
Se as bicicletas são equiparadas a qualquer outro meio de transporte, têm de cumprir as mesmas regras.
Ah, e deveria ser obrigatório seguro também. Porque se um ciclista te partir o teu carro, és tu que pagas o arranjo, sabias??
Faz todo o sentido!
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The_Doctor
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #31 em:
31 de Dezembro de 2013, 01:03 am »
É claro que o bom cumprimento destas regras para os ciclistas depende única e exclusivamente do civismo de ambas as partes (condutor e ciclista), mas claro que as consequências serão muito mais graves para um ciclista se o condutor desrespeitar. E é por isso que acho que estas regras foram pensadas para os ciclistas poderem circular com maior segurança, já que nos últimos tempos se têm visto muitas tragédias (leia-se "atropelamentos").
Já que se falou sobre matricular e registar bicicletas, concordo que fosse uma excelente ideia. No final de contas são veÃculos que circulam na via pública, e como tal devem respeitar as regras da mesma. Claro que há sempre artistas por aà a fazerem barbaridades (contra mim falo, já fiz algumas, sou sincero), e claro que com uma matrÃcula atrás registada em seu nome, determinado indivÃduo ia pensar duas vezes antes de passar um vermelho ou outra coisa qualquer. E mais ainda, uma bicicleta registada e documentada já não iria ser uma "presa" tão fácil para um ladrão, como tanto se vê hoje em dia.
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MRC
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #32 em:
31 de Dezembro de 2013, 01:20 am »
Oh X, isso é tudo muito bonito na teoria, mas sentido prático não vejo nenhum. Achas que uma bicicleta precisa de matrÃcula para registo de multas ou multas para casa por que causa? Excesso de velocidade? O ciclista colidir com o teu carro e fugir?
Seguros? Vistas as coisas dessa maneira, só se fosse de vida!
Burocracias e leis rÃdiculas já tem o nosso rectângulo que chegue. Biclas a colidirem com carros, há bom senso? Tudo bem, ciclista culpado, dá-se como tal, e paga do próprio bolso. Não há? Policia de imedeato, tribunais para o caso. Foge, sorte a dele que ao colidir com um carro, ficar bem, aliás, seria essa a minha única preocupação se tivesse um acidente com um velocÃpede. E se tal acontecer não vai longe, em especial, se for alguém for atrás dele. Isso só situações pelas quais, só tem de haver bom senso, porque não é com matrÃcula que vamos lá, até mesmo pela dimensão máxima a que a mesma teria que estar limitada.
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #33 em:
31 de Dezembro de 2013, 01:52 am »
E depois a seguir a matricula, vem o imposto de circulação
Quanto ao seguro, já existem seguros de responsabilidade civil para esse efeito
Registado
rik19
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Re: Revisão do código de estrada
«
Responder #34 em:
31 de Dezembro de 2013, 02:15 am »
X eu sou ciclista e podes tar descansado que se algum dia te cruzares comigo e tiveres um azar eu tenho seguro, e como eu já a maioria dos ciclistas o tem para proteção própia e responsabilidade civil.
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Pedrob
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #35 em:
31 de Dezembro de 2013, 11:13 am »
Eu por exemplo também seguro pra bicicleta. Agora multar por andar em cima do passeio e etc como ja ouvi por aqui. .ridiculo.. é mesmo de quem nao anda de bicicleta
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #36 em:
31 de Dezembro de 2013, 14:37 pm »
voces falam como se fosse tudo preto no branco. há imensas varià veis... por exemplo, os ciclistas agora são equiparados a automoveis, muito bem. quantas vezes é que os ciclistas não invertem a marcha em sitios proibidos, cortam alguma estrada para não ir dar a volta mais à frente ou a minha preferida: vão a circular na estrada mas como tem que passar para o outro lado da estrada atravessam-se na passadeira sem sequer desmontar da bicicleta...
e a lei de andar a par só entra amanha. de todos os que andam de bicicleta que se acuse o primeiro que nunca andou a par até ao dia de hoje. quando vocês até hoje faziam rotundas digam se estando dentro da rotunda se cediam a passagem aos carros.
alem disso somos Portugueses.. que quer isto dizer? se até hoje só se podia circular em fila indiana e andavam a dois e três lado a lado, imaginem como será agora... nós reclamamos sempre com todas as leis, sejam elas boas ou más.
mas gostava de ver uma policia muito mais interventiva em tudo o que está relacionada com a circulação rodoviária e pedonal.
piscas, luzes mal calibradas, cedências de passagens, ultrapassagens de risco, velocidade excessiva, velocidade demasiado reduzia a causar transito, pessoas que atravessam a estrada a 2m da passadeira, etc, etc, era de correr tudo a multas
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The_Doctor
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #37 em:
31 de Dezembro de 2013, 17:01 pm »
MaNeL, como já disse, eu próprio sou um ciclista, e eu próprio faço algumas das coisas que referiste. Faço, mas primeiro vejo sempre se não há perigo tanto para mim como para os outros utilizadores da via pública, sejam peões ou condutores. Claro que os há que fazem tudo "à balda", e acredito que pensem que estando em cima de uma bicicleta podem fazer o que quiserem. Mas lá está, como em tudo, depende do bom senso e responsabilidade de cada um. Quanto à questão das passadeiras, sempre aprendi que alguém em cima de uma bicicleta é considerado um veÃculo. Sendo assim, se eu estiver a conduzir o meu carro e me aparecer alguém a querer passar uma passadeira em cima de uma bicicleta, eu não paro para deixar passar. No entanto, quer queiramos quer não, uma bicicleta não se pode equiparar a qualquer outro veÃculo a motor, por diversas razões. E também é verdade que andam por aà muitos condutores que não têm a mÃnima consideração pelos ciclistas e, com todo o respeito MaNeL, pareces ser um desses casos, pelo que percebi do que escreveste. Quantas e quantas vezes quase "levei" com carros em cima, de indivÃduos que não se preocupam em guardar alguma distância lateral? Quantas e quantas vezes me desequilibrei por causa de carros que passam a abrir? Quantas e quantas vezes tive de para por causa de artistas que se metem à minha frente à saÃda de cruzamentos? Quantas e quantas vezes, condutores a andar a 30km/h numa descida, aceleravam nas rectas e travavam à minha frente nas curvas para não me deixar ultrapassar? Muitos pensam "É um ciclista, que se f***, se houver azar ele vai ficar pior que eu, de certeza!". E,sinceramente, temo que daqui para a frente haja um maior número de condutores "revoltados" por causa destas novas leis.
Por tudo isto é que eu acho que é preciso saber ver as coisas de ambas as partes, tanto do condutor como do ciclista. E é por isso que eu, sendo condutor, não concordo com algumas partes da lei, mas sendo ciclista concordo com grande parte delas. Quem nunca andou de bicicleta numa estrada, em condições "reais", com carros, peões, etc, não pode fazer um juÃzo de valores como estamos a ver aqui, simplesmente porque não tem noção do que é levar com as barbaridades de certos condutores.
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luisnogueira
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #38 em:
31 de Dezembro de 2013, 17:38 pm »
Quanto a "ciclistas"... acho que se têm os mesmos direitos na estrada, prioridades, etc. Então deveriam ter os mesmos deveres, respeitar Stops, perdas de prioridade, semáforos, cruzamentos, etc, etc, etc. Não devem andar em contramão só porque dá mais jeito ir por ali tendo em conta o sitio para onde vão.
Além disso... seguro deveria ser obrigatório, porque se forem de carro e baterem num ciclista por acidente, têm um seguro que ativam e cobre os danos. Então e se um ciclista passar um sinal vermelho e nós formos contra ele e tivermos danos no carro? Quem paga a despesa? Nós, só porque o coitado do ciclista é mais fraquinho e não tem parachoques?
Pessoalmente concordo que tenham os mesmos direitos, e que os sinais de transito sejam os mesmos para todos, mas será que os ciclistas conhecem e respeitam essa sinalização? Mas então que tenham os mesmos deveres, sinalizar mudanças de direção, um veiculo registado e com seguro contra terceiros obrigatorio, uso obrigatório de capacete, etc.
Mas lá está... também seria preciso alguém que fiscalizasse tudo isto...
Quanto ao resto das alterações... umas mais ridiculas que outras, mas temos de levar com elas...
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MRC
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Re: Revisão do código de estrada
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Responder #39 em:
31 de Dezembro de 2013, 17:55 pm »
Eu acho é que em vez de tanta lei rÃdicula para a caça à multa, deviam era de usar os valentes cobres que o povo deixa em impostos e portagens e mais não sei quê, tipo multas, e investir em pistas obrigatória para velocÃpedes. Quanto vamos a França, vemos que eles sim, se preocupam com os ciclistas, até em estradas locais se vêm pistas destinadas a velocÃpedes. Aqui é que é só leis a favor do "zelo" e da "segurança", mas no fim o que conta é o que as autoridades conseguem limpar a quem pisa um risco (mesmo que disso não resulte qualquer risco).
Depois também devo dizer que ou há bom senso, ou as leis não servem para muito.
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Monsieur Cléon, What Else?
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