Autor Tópico: O porquê de escrever portugues correcto num forum  (Lida 79849 vezes)

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio Be Bop 1.2 60Cv 94 - Rover 25 1.4 2000
Re: O porquê de escrever portugues correcto num forum
« Responder #45 em: 11 de Abril de 2012, 10:43 am »
Só queria acrescentar uma coisa... A escrita incorrecta em Titulos de tópicos também dificulta  a pesquisa...
"mt, tb, etc" em respostas  ainda se compreende agora "kuandos, goxtos, xim" fará parte de alguma lingua nova que desconheço? lol porquê substituir o s por um x ou um k por um q? É que nem facilita a escrita...

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #46 em: 11 de Abril de 2012, 21:34 pm »
já está no sangue de cada um

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #47 em: 25 de Maio de 2012, 12:25 pm »
Nunca é demais relembrar que este tópico existe e ainda que há muito pessoal neste fórum, que insiste em colocar o hífen ou tracinho, em palavras que nunca o possuiram.
Especialmente para esses, aconselho a leitura disto: http://tracinho.com/
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #48 em: 25 de Maio de 2012, 15:25 pm »
E acrescento... não há desculpas para não se escrever em português correcto, eu uso o Firefox, que até tem corrector ortográfico e tudo, por isso.... não há desculpas...  e eu admito, dou com cada erro... até o meu filho de 9 anos me bate aos pontos em escrever correctamente  :rolleyes:
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, 15:35 pm por sls »

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
« Responder #49 em: 25 de Maio de 2012, 15:30 pm »
Engraçado desenterrar este topico hoje, lembrei me logo do programa da Radio Comercial - Mixordia de Tematicas que falava exactamente sobre isso deixo aqui o link

Sou contra os jovens - Mixordia de Tematicas [25-05-2012]

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #50 em: 20 de Julho de 2012, 18:24 pm »
Já se esqueceram de, pelo menos tentar, escrever português correctamente?
Estamos num fórum e não num qualquer telemóvel a trocar SMS.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #51 em: 20 de Julho de 2012, 19:24 pm »
E nao se esqueçam , de colocar as virgulas no sitio certo, para facilitar a interpretaçao do texto.

(eu sou um dos que se esquecem disso, embora saiba fazê-lo...)

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #52 em: 20 de Julho de 2012, 21:41 pm »
a pontuação é fundamental e faz lembrar a anedota de outros tempos em que um desgraçado é apanhado pela pide/dgs a escrever numa parede o seguinte : "salazar morra não faz falta"
a policia apanha o fulano e da-lhe um valente atesto até ele conseguir explicar que não tinha acabado e o chefe pergunta : então falta o quê? a pontuação , está bem mas então meta lá a pontuação e o fulano acabou por meter a dita pontuação e ficou assim: " salazar morra? não! faz falta."

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
« Responder #53 em: 25 de Agosto de 2012, 19:09 pm »
O pior é que tenho visto mau português em posts dos admins.

(provavelmente levo ban por esta)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #54 em: 25 de Agosto de 2012, 19:48 pm »
Guess fazes bem em fazer essa chamada de atenção, pois aqui somos todos iguais, e devemos todos respeitar as regras, e acima de tudo esforçar-nos para fazer sempre o melhor possível.
Eu pessoalmente, tenho tido sempre o cuidado de escrever o mais correctamente possível, mas no entanto tenho vindo ao fórum a partir do telemóvel, e é muito complicado  a colocação de acentos e  fazer a correcção ortográfica.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #55 em: 25 de Agosto de 2012, 20:38 pm »
O pior é que tenho visto mau português em posts dos admins.

(provavelmente levo ban por esta)

acho que já referi isto mais que uma vez e uma delas a ti mesmo . Nunca recebi um report teu e é essa a forma correta para o demonstrar . A utilidade deste teu post para mim foi nula pois não fiquei a saber onde foi nem quem foi . Ahhhhh e todos somos humanos portanto todos temos o direito de errar, mas em vez de se ( e passo a expressão ) cuspir para o ar , mais util terias sido se usasses o report , pois neste momento estaria resolvido e se calhar não voltava a acontecer . Assim , tudo na mesma , excepto que perdemos tempo sem nenhuma utilidade .

Quanto ao levo ban por esta, nem merece qualquer tipo de comentário, apenas um .... enfim .....

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portalegre
  • Garagem : Clio II Fase I 1.9d
« Responder #56 em: 25 de Agosto de 2012, 21:11 pm »
Sinceramente nunca reparei em mau português por parte dos admins. Antes pelo contrário tentam sempre dar o exemplo. E como o Artur diz todos temos o direito de errar e não podemos levar a mal quando nos chamam a atenção para isso. Eu uma vez andei alguns 20 minutos para encontrar um tópico antigo e quando o achei vi que as palavras chave da pesquisa estavam uma bela "javardice".
Opel Corsa 1.2 GLS (94) - Audi 80 1.9TDI (92) - Renault Clio II 1.9d (98)
Spritmonitor.de" border="0

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #57 em: 25 de Agosto de 2012, 21:47 pm »
A pontuação (ponto, dois pontos ponto-e-vírgula, interrogação e exclamação etc.) são colocados sempre junto à palavra e seguidos de espaço.

Ou seja:

"mas em vez de se ( e passo a expressão ) cuspir para o ar , mais util terias sido se usasses o report , pois neste momento"

Seria:

"mas em vez de se (e passo a expressão) cuspir para o ar, mais util terias sido se usasses o report, pois neste momento"

PS - e a palavra "útil" tem acento.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #58 em: 25 de Agosto de 2012, 21:52 pm »
bem, peço então desculpa pela minha falha gravíssima no português, irei corrigi la de seguida.
Já agora, a ideia do tópico era mesmo as abreviaturas e as novas palavras sms, mas já vi que temos por cá catedráticos em língua portuguesa que como não teem mais por onde pegar, arranjam um espaço e um acento, uma falha gravissima sem duvida ainda para mais para um administrador do forum que devia ser licenciado ou douturado em português. Enfim, perca de tempo com quem nada mais tem de fazer. Já agora, qual foi a parte do report que não percebes te? Ou estás de mal com a vida e vens para aqui implicar com um acento e armar te em mister perfeito? Por amor de deus, arranja que fazer

Por essa lógica de ideias, se alguém escreve qq ou mm vai ser cruxificado na cruz e incenerado como no tempo da inquisição.

Espero ter colocado os acentos todos e pontuação correta para não ser despedido :S

e já agora:

Seria:

"mas em vez de se (e passo a expressão) cuspir para o ar, mais util terias sido se usasses o report, pois neste momento"

PS - e a palavra "útil" tem acento.

Tal como o senhor professor disse e bem, útil tem acento.
Não cuspa para o ar senão pode lhe cair em cima ;)

Offline Guess

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #59 em: 25 de Agosto de 2012, 22:29 pm »
Eu por acaso até dou explicação de Língua Portuguesa em Part-time.

Já notei que tens excelentes conhecimentos de mecânica e em geral até ofereces soluções de boa-fé.
Mas também já notei que fazes disso motivo de chacota com muitos novos membros, inclusivé comigo, quando alguém coloca uma daquelas questões que são mesmo "de caras". Nem todos percebem de mecânica, informática, Português ou seja lá o que for. Cada um na sua área.
Agora o que acho mal - bem pior que algumas gralhas - são certas atitudes que ficam mal principalmente a quem como o Artur, deveria dar o exemplo. Espero sinceramente que não seja assim sarcástico e mordaz na vida real.
E por mim o assunto fica por aqui. Não tenho idade nem vontade para estar a discutir em fóruns. Fique bem.

PS - O "util" sem acento era um quote teu. Não tenho a opção para citar outros posts.