Não tenho a certeza e, até seria bom que alguém percebesse a fundo do assunto e fizesse o favor de esclarecer, mas penso que o "atestar sempre com o mesmo óleo" é uma estratégia de fidelização das marcas.
Os óleos têm normas técnicas que são obrigatórias. As famosas API, etc que obedecem a normas internacionais.
Algumas delas servem precisamente para manter a compatibilidade com outros óleos.
Confesso que já misturei algumas vezes óleos de outras marcas e nunca me aconteceu nada.
Li num site o seguinte:
"E para encerrar a colecção de dúvidas, outra que baralha a cabeça de todos nós é a famosa "posso misturar óleos de marcas diferentes?". Sim, pode misturar as marcas (essa é uma das preocupações dos fabricantes de óleos, que eles sejam misciveis)"
http://moto125cc.forumotion.com/t431-tudo-o-que-precisa-saber-sobre-oleos-o-sangue-da-motoEvidentemente, e sempre que me seja possÃvel utilizo óleo da mesma marca e com a mesma referência. Mas se não tiver, não é por isso que deixo o motor gripar. Grave, grave é não ter óleo!