Datsun Go obtém zero estrelas nos testes de impacto frontal Os resultados dos testes realizados levaram mesmo a Global NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis disponÃveis nos mercados emergentes, a pedir à Nissan que retire o modelo do mercadoAs zero estrelas obtidas pelo Datsun Go para a proteção num impacto frontal foi um dos principais destaques (pela negativa) da última bateria de testes #SaferCarsForIndia levada a cabo pela Global NCAP, e que evidencia diversos dos problemas de segurança das viaturas low-cost que estão a ser lançadas nos mercados emergentes. Exemplo disso é o modelo responsável pela “ressurreição†da Datsun, tendo ficado demonstrada nos testes a fragilidade da estrutura, que colapsou, com os crash dummies a sofrerem o impacto de forças que poderiam provocar ferimentos graves ou mesmo a morte dos ocupantes.“É extremamente desapontante que a Nissan tenha autorizado o lançamento de um novo modelo tão claramente abaixo dos standardsâ€, indicou o Presidente da Global NCAP, Max Mosley, que pediu mesmo ao fabricante nipónico que retire o Datsun Go do mercado. Continuando a sua crÃtica à viatura, o antigo dirigente máximo da FIA referiu que “com a engenharia atual, vai de certeza falhar os regulamentos das Nações Unidas relativamente a impactos frontaisâ€.Como demonstra o vÃdeo que acompanha este artigo, num teste realizado a uma velocidade de 40 milhas por hora (65 km/h) a estrutura do Datsun Go revelou-se instável e da inexistência de airbags resultou o contacto da cabeça dos crash dummies com o volante e o tablier. No entanto, segundo o Global NCAP, a estrutura do veÃculo mostrou tão pouca qualidade que nem mesmo a colocação deste sistema de proteção poderia evitar sequelas graves para os ocupantes.Esta organização liderada por Max Mosley analisou nos últimos meses diversos automóveis no mercado indiano, concluindo que se neste paÃs fossem adotadas as diretrizes das Nações Unidas em matéria de segurança automóvel os modelos à venda nos concessionários seriam mais seguros. O Datsun Go, juntamente com o Suzuki Swift, foi dos últimos modelos analisados do mercado indiano, seguindo-se a outras propostas (também criticadas pelo organismo) como o Ford Figo, Hyundai i10 ou o Tata Nano. A versão para este mercado do Volkswagen Polo, que não incluÃa airbags, obteve também zero estrelas nos testes de impacto, levando o fabricante germânico a optar pela inclusão deste sistema de segurança, motivo pelo qual a nota deste automóvel foi posteriormente valorizada com uma pontuação quatro estrelas.