Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 121814 vezes)

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #120 em: 27 de Junho de 2013, 11:50 am »
o objectivo não é reaver o dinheiro na venda do carro... mas sim na utilização....

De qualquer forma eu continuo a dizer.... não instalem o gpl que isso é muito mau!!!!! a sério ... vão por mim!!!!
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: GPL- Última hora
« Responder #121 em: 27 de Junho de 2013, 21:56 pm »
O principal problema que vejo no GPL é o valor da instalação... Sejamos honestos, mesmo que compense a médio/longo prazo, 1000 e tal euros é muito dinheiro, dinheiro esse que nunca é reavido na venda do carro (há casos que até desvaloriza).

É verdade mas também e preciso ver que quem modifica carros (chassi, motor etc) também não ve o dinheiro de volta no acto da venda

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #122 em: 28 de Junho de 2013, 07:27 am »
Relembro que quando compras um carro novo, basta saíres do stand já perdes-te 23% do valor do carro.....
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #123 em: 28 de Junho de 2013, 14:43 pm »
O principal problema que vejo no GPL é o valor da instalação... Sejamos honestos, mesmo que compense a médio/longo prazo, 1000 e tal euros é muito dinheiro, dinheiro esse que nunca é reavido na venda do carro (há casos que até desvaloriza).

valor da instalação?  Mesmo que poupes esse valor em combustivel passado pouco tempo?   

E quem troca o seu carro a gasolina por outro a diesel para poupar no combustivel, não acaba por gastar mais?

O carro desvaloriza e o kit tb, agora dois carros idênticos.. se um deles estiver a gpl vale sempre mais.  Nunca vi o contrário acontecer, a não ser que se compare um a gpl com 300 mil kms com um a gasolina com 50 mil..

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #124 em: 28 de Junho de 2013, 15:01 pm »
ok_computer, nunca viste um carro a GPL mais barato que um todo original a gasolina? Quantos queres? lol

Recuperar investimento passado pouco como dizes, tens que fazer muitos kms, coisa que muita gente que instala acaba por não fazer...

Quanto ao trocar gasolina por diesel, não é tão linear como referes e depende de vários factores, além de que eu nem referi isso.

A meu ver o GPL apenas tem 2 vantagens importantes em relação à gasolina: É mais barato e é mais ecológico. A segurança é a mesma em termos práticos e o resto é paisagem.

Pessoalmente enquanto puder andar a gasolina, não a troco por nada! Quanto a carteira não puder, aí é mais certo ir para o GPL que para o diesel!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #125 em: 28 de Junho de 2013, 17:36 pm »
MRC, nunca vi..   apenas se for exemplo de 300 mil kms a comparar com de 50 mil

muitos kms? Depende. Porque tu podes ter de fazer 20, outros 50 mil.. 

No caso da minha volvo, só o facto de ter comprado a gasolina, custava menos 8 mil euros que a versao identica a diesel, e com metade dos kms.   E eu faço 9 mil por ano, ao fim de 20 mil kms poupei o que gastei a na conversão.. já fiz 29 mil a gpl, por isso já estou a "ganhar"..   

No caso do mégane vai demorar mais kms (cerca de 30 mil), ele fez média de 7 mil no primeiro ano..  mas agora passou a fazer 1500 por mes, ainda bem que está convertido

Eu dei-te apenas o exemplo, que tenha de fazer muitos kms e quer poupar.. ou troca por diesel ou instala gpl. Acaba por ser uma opção mais económica na maioria das vezes do que estar a trocar por outro carro a diesel.

Claro, se a gasolina fosse ao mesmo preço do gpl ninguém fazia conversões..  outra vantagem é que o motor fica mais limpo por dentro, e o óleo do motor vem mais amarelo .

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #126 em: 28 de Junho de 2013, 17:56 pm »
O motor fica mais limpo por dentro e também mais degastado, especialmente se não for preparado pela origem para levar GPL. O GPL é muito seco e agressivo para os metais por não ser lubrificante, daí que as revisões e velas para GPL são mais rigorosas que para queimar gasolina. E é esse um dos principais factos que leva à desvalorização de um carro GPL em relação a um a gasolina.

Não sabes porque secalhar só olhas para o mercado de carros "normais" para uso dia a dia com menos de 10/15 anos... Se olhares para o mercado de carros desportivos, clássicos e pré-clássicos, é raro encontrares um convertido a GPL mais caro que um original, a não ser que se trate de picks ou jipes V6/V8 a gasolina em que tens mesmo que andar com a bomba atrás, e aí sim, o GPL valoriza.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: GPL- Última hora
« Responder #127 em: 28 de Junho de 2013, 19:52 pm »
Não estarás a fazer um pouco de confusão?

Que o motor a GPL fica mais limpo, já todos sabemos. Mas mais desgastado, não tenho ideia. E atenção, pesquisando um bocado encontra-se Saab ou Volvos ou até outras marcas com mais de 300 mil km sem recorrer a lubrificação de válvulas. E não vale falar dos tais que têm válvulas macias, em que é obrigatório usar Flashlube. Tirando isso, o desgaste é exactamente o mesmo, do que se usasse gasolina. O único ponto onde se pode apontar o dedo é em queimar a junta da cabeça. Por o GPL tem tendência a aquecer mais. Se fores falar do consumo de óleo, provocado pelo GPL, isso é derivado a colocação do kit de GPL no motor já com uma elevada quilometragem. Normalmente para cima dos 180 mil km. Em que devido ao muito carvão acumulado, o GPL arranca esse carvão todo deixando as mostra eventuais folgas, que estavam tapadas pelo carvão. Logo o desgaste existe, seja a gasolina ou GPL.

Explica me lá o que consideras uma revisão mais rigorosa para carros a GPL. As velas, não és obrigado a usar. No meu corsa as referências, são exactamente iguais as da versão a gasolina.

Por fim a desvalorização, tem a ver com o facto dos tugas terem medo o GPL. Ou porque estraga o carro, ou porque explode... ou porque a cabeças deles não dá para mais.


Para mim GPL, seja em Portugal ou na Alemanha.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 20:15 pm por rodinhas »

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #128 em: 28 de Junho de 2013, 22:12 pm »
Revisão mais rigorosa quis dizer menos kms com o mesmo óleo vs gasolina... Já mudei óleo a 2 GPL que mudam de 10 e 10 mil 5w40 óleo sintético e o óleo apesar da ausencia de cor escura cheira a gás que tresanda e ao esfregar os dedos para testar o poder lubrificante, o mesmo era muito baixo (e o óleo que lá estava era Castrol que o meu ex patrão da altura não usava merraças baratas).

E sim o GPL por ser bem menos lubrificante que a gasolina (dai não fazer carvão quase nenhum) dá um desgaste maior aos metais no interior do motor. Tudo bem que agora em carros novos a gasolina ou gasolina/GPL os materais são muito melhores e rijos/resistentes (até porque a gasolina de hoje em dia é muito mais energética e consequentemente produz uma queima mais quente e eficiente, e por isso é também ela mais seca que a de há uns bons anos atrás) e o GPL não faça diferença pratica em termos de desgaste. Mas em carros antigos com cabeças de sedes macias, nem a gasolina sem chumbo devem andar, quanto mais a gás... A não ser que sejam convertidos a nivel de sedes, e mesmo assim...

Mas bem, vou-me ficar por aqui, senão daqui a pouco aparecem-me aqui uma legião de radicais do GPL e nessa altura já estarei aqui a escrever para a parede.  :laugh:
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: GPL- Última hora
« Responder #129 em: 30 de Junho de 2013, 12:41 pm »
Há opiniões diversas MRC  :tongue: daí o objectivo do forum discutir ideias

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #130 em: 30 de Junho de 2013, 18:43 pm »
Claro sykios, e eu já dei a minha e a justificação.  A partir daqui, não vou acrescentar nada de novo, a não ser repetir-me, daí ter dito que cessava aqui a minha entrada nesta discussão (saudável). :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #131 em: 01 de Julho de 2013, 09:38 am »
MRC, não precisas de cessar a tua participação.

Ainda bem que existem estes debates.... alias estes debates só existem pois o GPL ainda é uma técnologia que está a ser explorada  e o feedback ainda é pouco.

Sinceramente, embora o gpl já esteja a ser instalado a uns anos, ainda não foi massivamente usado por tempo suficiente para se ter feedback dos beneficios/maleficios.

é certo que quando instalas GPL, perdes espaço na bagageira. (é um defeito por exemplo)
Mas tambem é certo que o gpl provoca menos desgaste no óleo (falo por experiencia própria , pois estou sempre presente na mudança de óleo do meu carro) e troco o oleo de 30 em 30 mil KM

Agora não podemos esquecer de uma coisa, eu instalei o meu kit de GPL quando o meu carro tinha 25MKm. Acho que não se pode comparar directamente com alguém que tenha instalado o KIT com 100 e tal mil km. O desgaste  que o motor dele tem de certeza que é maior do que o meu.

Já agora, alguém disse que que em termos de segurança era a mesma coisa ter ou não gpl. Bom já existem estudos que comprovam que em caso de embate por trás o tanque de GPL ajuda a "parar" a deformação do carro.

E quanto as velas, eu coloquei umas velas próprias de GPL que "supostamente" duram 100Mk .... vamos ver se duram mesmo!!!!

Quanto a desvalorização do carro (sem falar de clássicos, porque esses não podes mudar mesmo nada para eles não perderem o valor), eu lembro-me de ter andado a procura de carros usados e os que já tinham o kit de gpl, eram sempre um bocado mais caros do que a versão sem KIT, alias se comprares novo já com kit também fica mais caro ;)

enfim esta é a minha opinião.  :angel:



DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #132 em: 01 de Julho de 2013, 10:16 am »
Apesar de concordar contigo em geral, não posso concordar na parte que provoca menos desgaste no óleo... Não tenhas a ilusão que por ficar menos escuro que nos gasolina na altura da muda, está melhor (se assim fosse, "coitados" dos diesel, que é rodar o motor 10min e já está o óleo novo todo preto)... Na verdade é ao contrário, como já disse, por ser um combustivel seco, degrada mais rapidamente o óleo e dai que as revisões GPL são mais encurtadas que nos gasolina.

As velas até podem ser as mesmas dos gasolina como foi dito atrás, mas a periodicidade de muda para uso GPL é reduzida em relação aos gasolineiros. Por isso o ideal para gás são velas resistentes e duráveis como as de iridium. Mas velas a durarem 100000km acho muito (mesmo em gasolina), são de iridium?
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #133 em: 01 de Julho de 2013, 10:24 am »
Sim as minhas são de iridium...
na altura andei a ler sobre o assunto e como tu dizes (eu confirmo) que as velas têm maior desgaste, pois as temperaturas de combustão são mais altas e a voltagem exigida as velas passa a ser maior.
Supostamente as velas que eu coloquei estão preparadas para absorver esse aumento de voltagem.... a verdade é que o carro já não vai abaixo tão facilmente quando ainda está frio... e puxa muito melhor com estas velas....

Bom eu meti o lubrificante manual de válvulas.... não sei se isso influencia ou não no óleo, mas eu pelo menos fiquei com a ideia que o óleo está menos escuro (atenção que para mim escuro significa queimado ou "sujo" com impurezas).
No entanto acho que para ter a certeza se o óleo está ou não em melhores condições só fazendo um teste de viscosidade.... e isso teria de ser em condições ideias para se conseguir fazer uma comparação minimamente fiável...

Mas sim.... se calhar tens razão o óleo sai mais degradado e eu é que fiquei com a ideia que estava melhor do que a gasolina....  :rolleyes:


DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #134 em: 01 de Julho de 2013, 10:29 am »
Revisão mais rigorosa quis dizer menos kms com o mesmo óleo vs gasolina... Já mudei óleo a 2 GPL que mudam de 10 e 10 mil 5w40 óleo sintético e o óleo apesar da ausencia de cor escura cheira a gás que tresanda e ao esfregar os dedos para testar o poder lubrificante, o mesmo era muito baixo (e o óleo que lá estava era Castrol que o meu ex patrão da altura não usava merraças baratas).

E sim o GPL por ser bem menos lubrificante que a gasolina (dai não fazer carvão quase nenhum) dá um desgaste maior aos metais no interior do motor. Tudo bem que agora em carros novos a gasolina ou gasolina/GPL os materais são muito melhores e rijos/resistentes (até porque a gasolina de hoje em dia é muito mais energética e consequentemente produz uma queima mais quente e eficiente, e por isso é também ela mais seca que a de há uns bons anos atrás) e o GPL não faça diferença pratica em termos de desgaste. Mas em carros antigos com cabeças de sedes macias, nem a gasolina sem chumbo devem andar, quanto mais a gás... A não ser que sejam convertidos a nivel de sedes, e mesmo assim...

Mas bem, vou-me ficar por aqui, senão daqui a pouco aparecem-me aqui uma legião de radicais do GPL e nessa altura já estarei aqui a escrever para a parede.  :laugh:

O óleo no caso do gpl fica menos contaminado por isso é que nem fica tão negro.

Falei com uma pessoa que trabalha ligada aos lubrificantes (testes, análises quimicas etc) se deveria reduzir o intervalo das mudanças de óleo. Ele disse que deveria manter o intervalo do fabricante, além disso o gpl como contamina menos o óloe este até mantém as propriedades por mais tempo..

Manutenção rigorosa? a única coisa que difere na manutenção, é a troca do filtro do gpl. 

Eu tenho velas ngk proprias para gpl (iridium com ponta em platina), mas existem muitos com carros iguais ao meu com velas de origem e sem problemas..

Na altura que comprei o mégane havia um do mesmo ano, com os mesmos kms ... mas custava mais 2 mil €  e foi logo vendido.