Basta perguntar a um bombeiro experiente se prefere um incêndio num carro a gasolina ou a GPL?
Se houver uma figa de gasolina, ela evapora, o Diesel não é inflamável portanto nem sequer entra no baralho. O GPL acumula-se no solo.Se houver uma fuga, o GPL fica concentrado junto ao solo, o que fazer numa situação destas? É que nem sequer é detectável por um humano.Um carro não largará certamente muito gás, a não ser que haja algum problema, mas com a quantidade de carros a GPL de certeza que começará a haver concentração anormal.Será que os parques permitidos ao GPL nesses paÃses não estarão sob regras de extração? É muito provável.Acho que o senhor tem a sensação que eu sou anti-GPL, pelo contrário, sou a favor do que seja barato e eficiente. O que defendo aqui é diferente. Não me entenda mal.
Citação de: talabitola em 09 de Outubro de 2011, 17:24 pmSe houver uma figa de gasolina, ela evapora, o Diesel não é inflamável portanto nem sequer entra no baralho. O GPL acumula-se no solo.Se houver uma fuga, o GPL fica concentrado junto ao solo, o que fazer numa situação destas? É que nem sequer é detectável por um humano.Um carro não largará certamente muito gás, a não ser que haja algum problema, mas com a quantidade de carros a GPL de certeza que começará a haver concentração anormal.Será que os parques permitidos ao GPL nesses paÃses não estarão sob regras de extração? É muito provável.Acho que o senhor tem a sensação que eu sou anti-GPL, pelo contrário, sou a favor do que seja barato e eficiente. O que defendo aqui é diferente. Não me entenda mal.Caro Talabitola,Gostava que reflectisse sobre uma questão.Os depósitos da gasolina, são autenticas folhas de chapa, que no caso de uma colisão de um parque subterrâneo.... está-se mesmo a ver o resultado!!!!!Não seria correcto, por este motivo proibir os veÃculos movidos a gasolina de entrar em parques subterrâneos?alem disso que garantias temos de que o sistema de combustÃvel (tubos e afins) da gasolina, não têm qualquer tipo de fuga?volto a perguntar:Não seria correcto, por este motivo proibir os veiculos movidos a combustivel de entrar em parques subterrâneos?Enfim... penso que as duvidas funcionam nos dois sentidos!!!!PS: apenas mais uma observação, não esquecer que os depósitos (ultra seguros) da gasolina, estão colocados debaixo do assento de trás, e não é por isso que não colocamos lá as cadeiras de bébés e afins....
Citação de: HugoT em 17 de Outubro de 2011, 13:29 pmCitação de: talabitola em 09 de Outubro de 2011, 17:24 pmSe houver uma figa de gasolina, ela evapora, o Diesel não é inflamável portanto nem sequer entra no baralho. O GPL acumula-se no solo.Se houver uma fuga, o GPL fica concentrado junto ao solo, o que fazer numa situação destas? É que nem sequer é detectável por um humano.Um carro não largará certamente muito gás, a não ser que haja algum problema, mas com a quantidade de carros a GPL de certeza que começará a haver concentração anormal.Será que os parques permitidos ao GPL nesses paÃses não estarão sob regras de extração? É muito provável.Acho que o senhor tem a sensação que eu sou anti-GPL, pelo contrário, sou a favor do que seja barato e eficiente. O que defendo aqui é diferente. Não me entenda mal.Caro Talabitola,Gostava que reflectisse sobre uma questão.Os depósitos da gasolina, são autenticas folhas de chapa, que no caso de uma colisão de um parque subterrâneo.... está-se mesmo a ver o resultado!!!!!Não seria correcto, por este motivo proibir os veÃculos movidos a gasolina de entrar em parques subterrâneos?alem disso que garantias temos de que o sistema de combustÃvel (tubos e afins) da gasolina, não têm qualquer tipo de fuga?volto a perguntar:Não seria correcto, por este motivo proibir os veiculos movidos a combustivel de entrar em parques subterrâneos?Enfim... penso que as duvidas funcionam nos dois sentidos!!!!PS: apenas mais uma observação, não esquecer que os depósitos (ultra seguros) da gasolina, estão colocados debaixo do assento de trás, e não é por isso que não colocamos lá as cadeiras de bébés e afins....Boas Hugo,A questão não se prende com a colisão, pois está mais que provado que uma botija GPL é mais segura que um depósito de combustÃvel. Não tenho qualquer dúvida nesse aspecto. Mas acidentes acontecem com qualquer um, ninguém está livre.A minha questão em relação à s fugas de combustÃvel é muito simples: - Gasolina: É volátil e evapora; - Diesel: Agarra-se ao chão como gente grande, mas pode ser lavado; - GPL: Não se vê, não evapora devido à densidade ser superior à do ar e vai-se depositar junto ao solo, não é "lavável".Imaginemos que há uma fuga no piso -4 do parque subterrâneo do Largo Camões em Lisboa, para quem conhece é um parque algo claustrofóbico. Como remover o combustÃvel GPL?É num caso como este que deve existir ventilação/extracção junto ao solo, que a meu ver deverá ser obrigatória, caso o proprietário do parque o queira "abrir" ao GPL.Volto a dizer que não me importava de ter um GPL, ao preço que andam os combustÃveis.