Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 121820 vezes)

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #150 em: 01 de Julho de 2013, 15:25 pm »
segundo esse mapa, a nossa vizinha Espanha tambem não parece ser grande adepta do GPL...

até á bem pouco tempo só os taxis podiam usar gpl em espanha, agora é que isso já se alterou e o mercado lá está a crescer.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: GPL- Última hora
« Responder #151 em: 01 de Julho de 2013, 15:27 pm »
Compensa mais esta conversão em veiculos pesados, mas já existem alguns ligeiros a circular. Em lisboa existe uma dacia logan a táxi, com o motor 1.5 dci e a gpl.   Só que no caso dos diesel, ele tem de consumir simultaneamente os 2 combustiveis... 40% diesel e 60% gpl
Pois, eu já tinha lido isso da Dacia e que o gajo até tinha sido dos primeiros a comprar um Dacia. Mesmo usando em simultâneo, acaba por compensar principalmente para um taxista.

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #152 em: 01 de Julho de 2013, 15:30 pm »
Ja vi um Q7 convertido a gás...e então?


Se um gajo converte um Q7 para gpl, é um pseudo rico etc.

Se comprar um Q7 tdi porque gasta menos, já não

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #153 em: 01 de Julho de 2013, 15:52 pm »
Gonçalo, S4 com mais cv a GPL? Ui, deve ter um belo kit GPL e quem o reprogamou fez o bom trabalho, pois aproveitar melhor GPL que gasolina não é facil ainda que motor turbo...

sykios e HugoT, não disse que GPL era para parecer bonito, aliás, com aquele distico atrás, só se for ao contrário. Disse sim que única razão que leva a maioria da malta a fazer adaptação para GPL é o seu baixo preço, e que razões como motor limpo e ambiente eram apenas para ficar bonito, que é bastante diferente da interpretação que vocês deram.

Quanto a conversões em Porsches e afins, bem a vida custa a todos, especialmente aos que gostam de ter um carro desportivo e não gostam de ver as notas a voar pela gasolina. Mas como o sykios disse e bem, isso já vai de cada um. Eu pessoalmente acho ridiculo converter para GPL um carro desportivo preparado de fábrica para queimar gasolina.

ok_computer, desviar o assunto? Onde? Converter por clubismo? Nem me passou pela cabeça, tal que não me viste a referir a palavra clubismo em momento algum. Ainda bem que admites que converteste o carro a GPL por ser mais barato, pois foi apenas isso que eu referi. E assim sendo, confirmo o que disse, as outras razões são secundárias, e usadas apenas para ficarem bonito em debates com "preconceituosos" como me chamas.

Q7 a GPL, parece-me bem, a treta que é e o que gasta, quanto mais amigo do ambiente melhor. Pseudo rico por ser a GPL? E a diesel também quem sabe... Há mais pseudo ricos a moverem-se a diesel que a GPL ;)

rodinhas o nosso mercado, desde que apareceu o common rail, que está virado para o diesel, daí os valores neste esquema. Também tens que ver que muitos tugas sempre acharam piada aos fumarentos, coisa que paises como o UK ou a Alemanha não. Na Polónia e Turquia, é quase tudo gasolineiros, e converter para GPL é barato daí os valores elevados.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: GPL- Última hora
« Responder #154 em: 01 de Julho de 2013, 15:58 pm »
Isso dos carros com status a GPL tem muito que se lhe diga: entao quem tem um M5 não pode sustentar um carro desses a gasolina? Quem tem um Cayenne, nao consegue sustentar um carro a gasolina em vez de o transformar/estragar a GPL?

Em certo casos não compensa de forma alguma a transformação e falo de casos concretos: tenho um colega meu que tem um C2 como o meu, mas ele decidiu comprar o 1.4  de 95cv, ao invés do meu que é 1.4HDi de 70cv...

Ele foi na euforia do GPL e lixou-se e bem com essa história: ele é do Porto e estuda em Aveiro, faz estradas muito sememlhantes às que eu faço...Resumo da história: eu com 40€ de gasóleo faço cerca de 750kms e médias de 4.2/4.3 e ele com o "famoso" GPL nao consegue passar, com os mesmos 40€, dos 630/350kms...

Agora, cada cabeça sua sentença....

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: GPL- Última hora
« Responder #155 em: 01 de Julho de 2013, 16:01 pm »
E o preço que ele deu pelo carro? E a manutenção extra que fazes em relação a ele? Há muitos aspectos a avaliar.

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #156 em: 01 de Julho de 2013, 17:03 pm »
Kovinha, cada um sabe de si. Eu podia sustentar os meus a gasolina, mas prefiro poupar gastar metade quando abasteço.  Agora o mesmo acontece com quem comprar M5 ou cayennes ou outros.

Em certos casos não compensa, agora tem de se ter em conta outras variaveis como a manutenção, preço de aquisição e no caso em concreto comparas um carro com menos 25 cv... 
Além disso nem todos conduzimos igual, a minha mulher faz sempre médias mais altas e anda menos ( km/h)...

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: GPL- Última hora
« Responder #157 em: 01 de Julho de 2013, 18:04 pm »
Tambem nao comparemos o GPL com o diesel...

Estavmos a falar no sentido se era mais benefico gasolina ou GPL tanto para a carteira como para o motor.

Apesar disso mesmo sendo o GPL mais barato vai gastar mais que um gasoleo portanto a diferença e alguma consoante os carros que estamos a comparar e os trajectos...Mas como disse o Z1gZa ha outros aspectos a ter em conta alem do consumo.

Nao tenho uma opinião fundada pois nao tenho conhecimentos proximos de carro com kit GPL mas o meu irmao esta a ponderar no 207 1.4 sport dele, por isso talvez tenha novidades sobre isso ainda este ano.

Tendo em conta o que sei acho que faria a conversão porque a diferença de preço dos dois combustiveis (gasolina e Gas) e algo a ter em conta...se andarmos o suficiente para compensar claro!Em termos de performance eu penso que não se pode ter tudo. O carro anda menos gasta menos e vice versa!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #158 em: 01 de Julho de 2013, 18:44 pm »
A questão aqui acho que se prende mais quando estamos a falar de motores mais antigos, porque nestes mais recentes, há já a possibilidade de virem de origem a gpl, por isso, a tal questão do desgaste, etc já vem salvaguardada, e a diferença entre os que vem equipados com gpl de origem, para o mesmo veiculo só a gasolina, é o kit gpl, porque de resto é tudo igual.

Para os carros novos, o ideal é virem já de origem com kit gpl, ou então colocar após a compra, de preferência após terminar a garantia.
Para os carros mais antigos, ai sim, se calhar não compensa, porque para alem do sistema de gpl que é necessario ser menos eficiente que o que se utiliza nos carros novos.
 

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: GPL- Última hora
« Responder #159 em: 01 de Julho de 2013, 19:41 pm »
gostava que alguem pegasse no grafico de postos pela europa e analisasse 2 coisas :
- nº de postos por habitante
- nº de postos por dimensão geografica

olhando para esses numeros assim por alto, diria que portugal será talvez dos paises onde esse combustivel está mais divulgado
olhando para esse mapa e para esse numeros e sem querer ferir susceptibilidades, diria que é mesmo porque cá os combustiveis são caros e torna se uma alternativa barata, ou seja, por sermos um pais de "pobres" vamos ao barato

concordo em absoluto com a afirmação, se fosse ao preço identico da gasolina ou a gasolina estivesse mais acessivel, não vejo que as pessoas fossem fazer essa alteração

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #160 em: 01 de Julho de 2013, 19:52 pm »
Claro que as pessoas não teriam feito a conversão.... da mesma forma que em Inglaterra os carros a gasolina são em quantidade superior.... porque o diesel e a gasolina são ao mesmo preço....

Reparem que no Brasil por exemplo o Etanol é bastante usado.... enfim!! é mesmo assim o mais acessivel prevaleçe sempre...

não significa que o mais acessível seja mau....
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 19:58 pm por rodinhas »
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #161 em: 01 de Julho de 2013, 20:27 pm »
Pois... Eu continuo a achar que é tudo uma questão de lobis, porque já se conhece as características do gás há muito tempo, pois conheço pessoas que à mais de 20 anos que já tinham veículos convertidos a gás, tal como existem máquinas que trabalham a gás de origem à muito tempo, mas como o gás não é um produto muito rentável às gasolineiras, não se incentiva a sua utilização.
Depois as construtoras de automóveis só podem produzir motores consoante a oferta de combustíveis disponíveis.   
Se o gás estivesse mais disponível, e se as construtoras produzissem mais  veículos a gás que a gasolina, esta questão não se levantava.

O gpl está para a gasolina, como o bio-diesel está para o diesel, se a oferta fosse maior e as construtoras focassem-se nesses combustíveis, as questões que hoje se levantam deixavam de surgir, pois os motores trabalham com ambos os combustíveis, necessitam de algumas adaptações, mas se essas adaptações viessem de origem, as duvidas que se levantam nos veículos que são convertidos à posteriori deixavam de existir.

Se tiver à minha frente dois veículos, um com gpl de origem e outro exactamente igual mas a gasolina que depois foi convertido, tenho muito mais confiança no que veio de origem do que o que foi convertido, apesar de no fundo serem os 2 iguais. Pelo menos é esta a minha opinião.

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: GPL- Última hora
« Responder #162 em: 01 de Julho de 2013, 21:30 pm »
X2 sou da mesma opinião
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 21:56 pm por rodinhas »

Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: GPL- Última hora
« Responder #163 em: 01 de Julho de 2013, 21:55 pm »
Só não concordo com isto:

Citar
O gpl está para a gasolina, como o bio-diesel está para o diesel

Pois o bio-diesel é mais caro que o diesel ;)

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: GPL- Última hora
« Responder #164 em: 01 de Julho de 2013, 22:40 pm »
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL!  :laugh:

Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.

E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço).

Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!  :laugh:


LOL Começo a concordar com o OK computer, que estás a começar a revelar o teu preconceito.

Gostava que me dissesses, como consegues afirmar que as mudanças de óleo são de intervalos mais reduzidos. É que já escrevi aqui umas quantas vezes, que uma coisa não implica a outra. Ou é só porque achas ou queres?

O consumo de óleo já te disse, que é só em carros que têm essa fama, ou quando são convertidos com quilometragens elevadas, normalmente para cima dos 180 mil km.

Colocar motor mais vivo a GPL, queres quantos exemplos, de carro que têm mais cavalos a GPL do que a Gasolina? E num  a diferença é superior a 30cv.

Não sei onde está a dúvida do M5 convertido a GPL. Até sei de um Mercedes V12 convertido para GPL cá em Portugal.

Isso dos carros com status a GPL tem muito que se lhe diga: entao quem tem um M5 não pode sustentar um carro desses a gasolina? Quem tem um Cayenne, nao consegue sustentar um carro a gasolina em vez de o transformar/estragar a GPL?

Em certo casos não compensa de forma alguma a transformação e falo de casos concretos: tenho um colega meu que tem um C2 como o meu, mas ele decidiu comprar o 1.4  de 95cv, ao invés do meu que é 1.4HDi de 70cv...

Ele foi na euforia do GPL e lixou-se e bem com essa história: ele é do Porto e estuda em Aveiro, faz estradas muito sememlhantes às que eu faço...Resumo da história: eu com 40€ de gasóleo faço cerca de 750kms e médias de 4.2/4.3 e ele com o "famoso" GPL nao consegue passar, com os mesmos 40€, dos 630/350kms...

Agora, cada cabeça sua sentença....

Então e a malta do guito não pode poupar? Ou são obrigados a esbanjar só porque o têm? O que queres dizer com estragar ao converter um M5 ou Cayenne para GPL? Tu tens um carro a diesel, quer dizer que se lhe meteres Bio-diesel também é estragar o carro?

E o teu amigo, quanto é que poupou na comprar do carro? E na manutenção?





Por fim resta-me dizer que aqui em casa, são dois carros a GPL, um até sou eu que lhe faço a manutenção. Menos ao kit de GPL em si. E um motor Honda GX270 convertido para gastar propano a mais de 10. E não tem nenhum dos sintomas, que apontam como causa do gás. Nem consumo de óleo.