Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 121813 vezes)

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #180 em: 02 de Julho de 2013, 13:23 pm »
Mas qual o objectivo de usar 98?
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, 15:26 pm por rodinhas »
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #181 em: 02 de Julho de 2013, 13:24 pm »
Com essa taxa de compressão e ainda por cima motor turbo, esse carro não devia de trabalhar a 95 sequer....
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #182 em: 02 de Julho de 2013, 13:27 pm »
Bom se é para comparar com 98..... então o retorno do investimento é muito mais rapidamente alcançado!!!!!

Ai têm de se refazer todos os cálculos e todas as comparações novamente!!!!
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #183 em: 02 de Julho de 2013, 13:31 pm »
Sim, nisso concordo em absoluto...

E é exactamente pelo que disse que nesse teste as 100 octanas do GPL explicam muito bem o bom resultado do mesmo em relação à 95.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #184 em: 02 de Julho de 2013, 13:37 pm »
OK....

agora posso ter ficado um bocado baralhado....

Mas a mudança é exactamente de 95 para GPL.  Embora o GPL tenha mais octanas, tem menor poder calorifico.....

Quanto em mudar o ponto do motor só por causa do GPL..... não concordo nada!!!! a menos que o motor tenha sido desenvolvido para esse fim....

no entanto acredito seriamente que a medida que o tempo vai passando e com futuras investigações o GPL se torne numa séria alternativa a 95....
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #185 em: 02 de Julho de 2013, 14:23 pm »
Não percebo, primeiro dizias que perdiam potencia com o GPL agora já a culpa é da 95.  Tem mais octanas mas menos poder calorifico, dai que um carro a gpl gaste mais do que se funcionasse a gasolina.

E afinal 90% das pessoas com carros a gasolina usa o quÊ? 98 ?   

O meu carro é turbo e no manual diz para usar gasolina > 91 octanas, por isso lá por ser turbo não quer dizer que tenha obrigatoriamente de levar com 98.


Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #186 em: 02 de Julho de 2013, 14:24 pm »
Sim, por ter menor poder calorifico é que o seu consumo é superior ao da gasolina. 

@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #187 em: 02 de Julho de 2013, 14:32 pm »
Não percebo, primeiro dizias que perdiam potencia com o GPL agora já a culpa é da 95.  Tem mais octanas mas menos poder calorifico, dai que um carro a gpl gaste mais do que se funcionasse a gasolina.

E afinal 90% das pessoas com carros a gasolina usa o quÊ? 98 ?   

O meu carro é turbo e no manual diz para usar gasolina > 91 octanas, por isso lá por ser turbo não quer dizer que tenha obrigatoriamente de levar com 98.



Sim, num A4 1.8 T, cuja taxa de compressão é de 9,5 a culpa é da 95, pois esse carro deve consumir 98 pela elevada taxa de compressão. Que digas que a maior parte conduz carros cuja taxa de compressão não justifica 98, tudo bem, concordo, agora nesse....

O teu carro nem eu sei qual é, e eu falei do facto de ser turbinado como condicionante associada à taxa de compressão. Se for pelo turbo apenas, não condiciona a octanagem da gasolina, daí que há por aqui a malta dos 1.2 tce a colocar 95 correctamente.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #188 em: 02 de Julho de 2013, 14:45 pm »
P.S.: E sim, carros recentes cujos motores tem taxas acima de 9, até podem trabalhar com 91 octanas, mas não é nem de perto a gasolina que lhes dá mais saúde ou mais cavalagem. ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: GPL- Última hora
« Responder #189 em: 16 de Outubro de 2013, 11:26 am »
Acho que já era de esperar, mas aí vem o inicio do ataque ao GPL:

Citação de: TVI24
O Governo vai aumentar a contribuição de serviço rodoviário que incide sobre o gasóleo e a gasolina, e vai alarga-la também ao gás de petróleo liquefeito (GPL Auto).


De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, «a contribuição de serviço rodoviário incide sobre a gasolina, o gasóleo rodoviário e o GPL Auto, sujeitos ao imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) ».

O valor da contribuição de serviço rodoviário aumenta de 66,32 euros por cada mil litros de gasolina para 67 euros e de 89,12 euros por mil litros para 91 euros no gasóleo rodoviário. No caso do GPL Auto, que até agora não estava abrangido, a contribuição será de 53 euros por cada mil litros.

Esta contribuição do serviço rodoviário, criada em 2007, é uma contrapartida paga pelos consumidores pela utilização da rede rodoviária nacional e é uma fonte de financiamento da Estradas de Portugal.

Adicional às taxas do ISP mantém-se

Além disso, «mantém-se em vigor em 2014 o adicional às taxas de imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos, no montante de 0,005 euros por litro para a gasolina e no montante de 0,0025 por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo colorido e marcado».

«Os encargos de liquidação e cobrança incorridos pela AT [Autoridade Tributária] são compensados através da retenção de uma percentagem de 3% do produto do adicional, a qual constitui a sua receita própria», adianta.

Para o próximo ano, «prevê-se que a receita líquida em sede de ISP ascenda a 2.082,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,1% face à estimativa de execução orçamental de 2013».

«Esta evolução reflete o perfil de recuperação da atividade económica previsto para 2014», acrescenta.


http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---dinheiro-pessoal/contribuicao-de-servico-rodoviario-combustiveis-estradas-estradas-de-portugal-oe-2014-impostos/1499708-6378.html

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #190 em: 16 de Outubro de 2013, 11:32 am »
Não vale a pena ter ilusões.... neste momento nada escapa... e os utilizadores de GPL não param de aumentar o que faz com que qualquer imposto sobre o gpl se transforme em uma importante fonte de rendimento!!!
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #191 em: 16 de Outubro de 2013, 12:19 pm »
são uns 5, 6 centimos o litro..

e o iuc dos fumarentos vai aumentar

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #192 em: 16 de Outubro de 2013, 12:21 pm »
Espera lá....

mas o UIC dos fumarentos é pago em função da gasolina e não do GPL.... ou estou a fazer confusão?

Sim vai aumentar cerca de 4 a 5 centimos por litro.... mas também vai aumentar para gasolina e gasóleo.... por isso....
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline ok_computer

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 223
  • Garagem : Mégane II 1.4 GPL
Re: GPL- Última hora
« Responder #193 em: 16 de Outubro de 2013, 12:49 pm »
Citação de: jornalde negocios.pt
Proprietários de automóveis a “diesel” vão ter de suportar um encargo adicional. Além do Imposto Único de Circulação normal, são adicionadas taxas que variam entre os 1,39 e os 68,85 euros. Veja quanto pagará a mais.

O Imposto Único de Circulação vai aumentar ligeiramente no próximo ano, sendo actualizada em 1%. Mas, além disso, é criado um imposto adicional que será aplicado apenas aos veículos a gasóleo. A taxa adicional varia em função da cilindrada, mas também da idade do veículo, chegando a um máximo de 68,85 euros.

 De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, o IUC para veículos de categoria A (matriculados até 1 de Julho de 2007) sofre um agravamento de 1%. Nos matriculados após Julho de 2007, regista-se um agravamento de 1% tanto na componente de cilindrada como de emissões de CO2.

 A novidade é, no entanto, a criação de um imposto extra. “Sobre veículos a gasóleo enquadráveis na categoria A e B do IUC (...) incide um adicional de IUC”, refere o documento. No caso dos veículos até Julho de 2007, o imposto adicional varia entre 1,39 euros para automóveis de até 1.500 de cilindrada, matriculados de 1981 a 1989, e 25,01 euros para veículos posteriores a 1995 com mais de 3.000 de cilindrada.

 Para os automóveis matriculados após Julho de 2007, que conta já com encargos anuais mais elevados devido ao facto de ser tida em consideração a componente ambiental, além da cilindrada, a taxa adicional vai dos 5,02 euros para motores até 1.250 de cilindrada, chegando aos 68,85 euros para veículos com mais de 2.500 de cilindrada.

 A título de exemplo, e considerando já as tabelas a aplicar para 2014, sem este imposto adicional, um automóvel a “diesel” de 2013, com cilindrada de 2.500 e CO2 de mais de 250g/Km, o valor do IUC seria de 814,57 euros. Com a taxa adicional, neste caso de 68,85 euros, aumenta para 893,75 euros. Ou seja, são mais 9,72%.

(Nota: Para calcular o valor do IUC deve somar o valor correspondente à componente cilindrada ao valor da componente de emissões de CO2. O resultado deve ser multiplicado pelo coeficiente do ano de aquisição, gerando o total do imposto a liquidar anualmente no mês da matrícula do veículo. No caso dos veículos a "diesel", deve somar ao valor da componente de cilindrada e das emissões a taxa adicional e só depois multiplicar pelo coeficiente.)

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/orcamento_do_estado/detalhe/governo_cria_imposto_adicional_para_automoveis_a_gasoleo.html
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 13:24 pm por rodinhas »

Offline HugoT

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 422
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Re: GPL- Última hora
« Responder #194 em: 16 de Outubro de 2013, 13:40 pm »
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/orcamento_do_estado/detalhe/governo_cria_imposto_adicional_para_automoveis_a_gasoleo.html


Desculpa mas não tinha percebido bem o que disses-te....

ou seja para Diesel aumenta mas para GPL ainda não ah novidades.... até ao momento!!!
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0