Conheça os mitos sobre os carros a GPL e fuja deles como o Diabo da cruz.1. Reservatórios de GPL explodemHá muitos condutores que excluem a ideia de comprar um carro a GPL, porque pensam que, em caso de embate, pode explodir. Hoje, essa é uma questão que não se coloca. Os sistemas de GPL são instalados por entidades credenciadas e depois são validados numa Inspecção extraordinária em centros de inspecção automóvel de categoria B. Desde que sejam cumpridas as boas práticas de instalação, não vai acontecer nada de errado com o carro. 2. Estraga o motor O importante é que motor a gasolina esteja em perfeito estado. A partir daà não são expectáveis problemas após a instalação de um "kit" GPL. Podem, sim, existir casos de motores mais exigentes com a necessidade de um substituto dos aditivos utilizados na gasolina, já que há um aumento da temperatura dos gases de escape. Nestes casos especÃficos, o instalador do sistema GPL está tecnicamente documentado para identificar as soluções mais adequadas.3. Tiram potênciaO mito da perda de potência é uma consequência histórica. Os sistemas de GPL mais antigos instalados em motores de carburador eram ineficientes, havendo uma perda de potência nos veÃculos que poderia chegar a 10%. Contudo, hoje, com os sistemas de gestão electrónica isso já não acontece. Inclusive, existem casos de motores turbo em que a afinação adequada permite um aumento de potência, aproveitando a maior octanagem do GPL.4. Consumos aumentamIsso não é verdade. De facto, um carro a GPL gasta mais, mas não muito mais. O aumento registado resulta das caracterÃsticas do próprio combustÃvel. Há um aumento no consumo na ordem dos 20% em número de litros, mas como é muito mais barato, compensa. Com este sistema consegue poupar cerca de 40% (em dinheiro), comparando com os outras formas de abastecimento. 5. Carros ficam sem bagageiraHá quem diga que os reservatórios GPL tiram espaço à bagageira. Antigamente, os reservatórios cilÃndricos, retiravam, de facto, mas os novos "kits" já acabaram com esse problema. Os reservatórios em forma de "donut" são montados no local onde está o pneu suplente, pelo que a bagageira não sofre qualquer perda. Para solucionar o facto de ficar sem suplente, o condutor deve adoptar um "kit" de reparação de furos.
Aprovadas novas regras para carros a GPL Foram aprovadas hoje por unanimidade as novas regras para os carros a GPL, depois de terem sido introduzidas alterações para responder à s dúvidas do Presidente da República. O Parlamento aprovou hoje por unanimidade as novas regras para os carros a GPL, depois de introduzidas alterações ao diploma que o Presidente da República vetou em agosto por ter "dúvidas de natureza jurÃdico-constitucional". O primeiro diploma enviado para Belém tinha sido também aprovado por unanimidade, tendo agora os deputados feito diversas alterações para tentar responder as dúvidas de Cavaco Silva. O Presidente da República devolveu ao Parlamento o diploma que definia as regras de utilização de GPL e gás natural como combustÃveis não pelo "mérito" e "oportunidade" da iniciativa, mas por ter "sérias dúvidas de natureza jurÃdico-constitucional" em relação ao texto. Entre outras coisas, Cavaco Silva alegou que o diploma não continha o respetivo regime sancionatório, que era remetido para portaria. Ler mais: http://expresso.sapo.pt/aprovadas-novas-regras-para-carros-a-gpl=f773958#ixzz2FJcTOIUI
Pois acho que atrás disso vais ser mesmo os preços, assim já não podem-se queixar que não podem estacionar ali e fazer aquilo e etc, vai ser essa a justificação para procederem ao aumento!!!! :S