O principal problema que vejo no GPL é o valor da instalação... Sejamos honestos, mesmo que compense a médio/longo prazo, 1000 e tal euros é muito dinheiro, dinheiro esse que nunca é reavido na venda do carro (há casos que até desvaloriza).
Revisão mais rigorosa quis dizer menos kms com o mesmo óleo vs gasolina... Já mudei óleo a 2 GPL que mudam de 10 e 10 mil 5w40 óleo sintético e o óleo apesar da ausencia de cor escura cheira a gás que tresanda e ao esfregar os dedos para testar o poder lubrificante, o mesmo era muito baixo (e o óleo que lá estava era Castrol que o meu ex patrão da altura não usava merraças baratas).E sim o GPL por ser bem menos lubrificante que a gasolina (dai não fazer carvão quase nenhum) dá um desgaste maior aos metais no interior do motor. Tudo bem que agora em carros novos a gasolina ou gasolina/GPL os materais são muito melhores e rijos/resistentes (até porque a gasolina de hoje em dia é muito mais energética e consequentemente produz uma queima mais quente e eficiente, e por isso é também ela mais seca que a de há uns bons anos atrás) e o GPL não faça diferença pratica em termos de desgaste. Mas em carros antigos com cabeças de sedes macias, nem a gasolina sem chumbo devem andar, quanto mais a gás... A não ser que sejam convertidos a nivel de sedes, e mesmo assim...Mas bem, vou-me ficar por aqui, senão daqui a pouco aparecem-me aqui uma legião de radicais do GPL e nessa altura já estarei aqui a escrever para a parede.