Para se ter uma maior problabilidade de não se ter problemas é escolher um bom instalador com muito boas referências, e certificar-se de que o motor está 100% operacional, principalmente no que toca ao sistema de refrigeração e sistema de ignição. Nada melhor do que fazer testes a estes sistemas antes de instalar GPL, e se houver algum problema, resolve-lo ANTES de instalar o GPL.É claro que mesmo assim pode haver problemas(como em tudo), mas certamente haverá muito menos probabilidades de ocorrerem.É normal haver "alguns" problemas nos primeiros km depois da instalação, pois o motor vai sofrer uma descarbonização e só depois disso é que o sistema de GPL pode ser afinado como deve ser, normalmente são cerca de 2000km.Depois disso não deverá haver problemas, mas existem coisas que podem ajudar a evitar problemas. O GPL exige um pouco mais do sistema de ignição, para isso podem-se usar velas de Iridium da NGK ou mesmo velas da NGK especiais para GPL que supostamente poupam o sistema de ignição. Outra coisa que se pode fazer é instalar cabos de velas com menor resistência interna, poupando ainda mais o sistema de ignição(isto se o teu carro) tiver cabos de velas.A manutenção do sistema GPL é trocar o filtro de 20000 em 20000km(depende da marca) que custa cerca de 20€(dependendo do instalador)
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL! Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço). Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!
Mas é verdade que existem carros com status social a circular com GPL. E já agora, GPL + Diesel?