Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 121838 vezes)

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Re: GPL- Última hora
« Responder #135 em: 01 de Julho de 2013, 11:27 am »
Retirado de um forum específico na matéria:

Citação de: pds
Para se ter uma maior problabilidade de não se ter problemas é escolher um bom instalador com muito boas referências, e certificar-se de que o motor está 100% operacional, principalmente no que toca ao sistema de refrigeração e sistema de ignição.  Nada melhor do que fazer testes a estes sistemas antes de instalar GPL, e se houver algum problema, resolve-lo ANTES de instalar o GPL.

É claro que mesmo assim pode haver problemas(como em tudo), mas certamente haverá muito menos probabilidades de ocorrerem.

É normal haver "alguns" problemas nos primeiros km depois da instalação, pois o motor vai sofrer uma descarbonização e só depois disso é que o sistema de GPL pode ser afinado como deve ser, normalmente são cerca de 2000km.

Depois disso não deverá haver problemas, mas existem coisas que podem ajudar a evitar problemas. O GPL exige um pouco mais do sistema de ignição, para isso podem-se usar velas de Iridium da NGK ou mesmo velas da NGK especiais para GPL que supostamente poupam o sistema de ignição. Outra coisa que se pode fazer é instalar cabos de velas com menor resistência interna, poupando ainda mais o sistema de ignição(isto se o teu carro) tiver cabos de velas.

A manutenção do sistema GPL é trocar o filtro de 20000 em 20000km(depende da marca) que custa cerca de 20€(dependendo do instalador)



As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL

1 - O GPL explode!
Esta foi a desculpa mais ouvida de sempre, e por mais estranho que pareça existe sempre alguém que sabe que um carro ardeu ou que “fulano tal” morreu porque o seu carro a gás explodiu. Este mito só pode ter aparecido com os filmes de Hollywood em que os carros explodem com um tiro ou então do resultado das instalações deficientes de gás nas nossas casas que causam várias explosões. Muita gente que diz que o GPL não é seguro tem botijas de gás em casa, logo é estranho tal afirmação pois os depósitos de GPL são bastante resistentes. Apenas por curiosidade, na maioria dos acidentes com carros a GPL o depósito é das poucas peças do automóvel que se encontra intacto.

2 - O GPL estraga o motor
Esta não é totalmente falsa, o GPL não estraga o motor mas em certos carros podem existir problemas com válvulas e juntas de cabeça. Estes carros estão no entanto identificados e em relação aos problemas de válvulas existe um lubrificante Flashlube (ou Marly C) que reduz o desgaste prematuro das válvulas. Desde que sejam devidamente afinadas, como devem ser se funcionarem a gasolina, não existe normalmente nenhum problema de maior. Existem também alguns casos em carros com o motor em mau estado (com depósitos de carvão) que ao usar o GPL com uma queima mais limpa ganham folgas ou fugas de óleo. Deve-se verificar sempre o estado do carro a gasolina e só depois efectuar a conversão para GPL. Se o carro estiver em bom estado a gasolina e não tiver na lista negra (válvulas macias) o GPL só trás beneficios, pois não faz depósitos de carvão e outros lixos no motor mantendo assim as caracteristicas do óleo durante mais tempo. Nas mudanças de óleo a GPL o mesmo ainda sai castanho, a gasolina já sai preto, bastante queimado. Inclusivé, se estragasse tanto o motor será que já existiam tantos taxistas a GPL, que dão um uso intensivo ao carro?

3 - Se o GPL fosse bom vinha de origem
A desinformação é tal que até mete impressão. Basta uma ida a um concessionário ou uma pesquisa no Google para ver que no mercado nacional existem vários carros a ser vendidos de origem preparados para GPL, até mesmo GNC! Especialmente se procurarmos no mercado francês ou italiano ficamos espantados com a quantidade de carros disponíveis a GPL e GNC. Em Portugal não existe uma expressão tão grande em parte por causa da legislação nacional que obriga ao uso de um dístico discriminatório, embora as coisas estejam a mudar e várias marcas estejam a vender os carros a GPL em Portugal, como por exemplo a Mitsubishi, Subaru, Renault, Citroën, Fiat, Volvo, etc.

4 - Os carros a GPL usam um dístico porque são perigosos
Mais uma vez a tremenda desinformação reina. Somos o único país onde existe um autocolante para identificar os carros a gás, certamente ou somos mais inteligentes que os outros países ou existe algum lobby contra o GPL, embora o mais provável é que o legislador que passou esta lei percebesse tanto de GPL como eu de lagares de azeite.

5 - Eu não instalo GPL porque fico sem a bagageira
Bom, ou o carro tem uma bagageira muito pequena ou então alguém vai colocar mais do que uma botija de GPL. Actualmente existem depósitos tóricos que são colocados no lugar do pneu suplente, podendo este continuar no carro ou optar por um kit de reparação de furos que vem em quase todos os carros desportivos (e alguns utilitários e coupé-cabriolet). É uma questão de equacionar quantas vezes fura os pneus, e se realmente vale a pena perder uma poupança superior a 60% em cada 100km que fizer.

6 - Não se pode estacionar em parques fechados, logo não é alternativa
Existe vida para lá de Lisboa e dos centros comerciais. Nem toda a gente precisa de estacionar num parque fechado, embora muitos o façam não identificados. As instalações de GPL actuais são seguras, possuem três válvulas de corte de gás, as mesmas que são obrigatórias noutros países europeus para permitir o estacionamento destes veículos em parques fechados. A legislação nacional vai mudar neste aspecto, ficando apenas proibido o estacionamento em locais abaixo do solo, sendo permitido o estacionamento em locais acima do solo fechados, desde que possuam de ventilação natural ao nível do solo e do tecto. Existem também muitos parques de estacionamento de hipermercados e centros comerciais com lugares reservados a veículos a GPL.

7 - Meter GPL em “veículo tal” é estragar o carro
É o mesmo que dizer “não, em vez de um M5 a GPL vou-me ficar por um 316 a gasolina”, e sim em Portugal que tenha conhecimento existem dois M5 a circular a GPL. É uma questão “portuguesinha” de status, o GPL é um bicho de sete cabeças que só deve ser utilizado em carros sem valor. O mais estranho é que quem dá esta desculpa normalmente conduz um carro sem grande valor comercial. Muitos leitores podem achar estranho, mas desde Subaru Impreza, Hummer H2, Dodge Ram até Porsche Boxster, existem várias maquinas nacionais que circulam a GPL, claro que não identificadas. Uma semana passada em qualquer IPO irá deixar muitos de queixo caido com as máquinas que aparecem para fazer a inspecção a GPL, e quem diz um IPO diz um posto de abastecimento com GPL. Pergunte aos donos dessas máquinas se poupar cerca de 17 Euros num consumo entre os 15 e os 20 litros a cada 100km é crime, certamente que se vão rir de si.

8 - O GPL não compensa em relação ao gasóleo
Como expliquei anteriormente em Diesel/Gasolina/GPL vs Status é tudo uma questão de fazer as contas e cada caso é um caso. Em certos casos nem o gasóleo nem o GPL compensam. A maioria das pessoas fica de pé atrás porque tem que pagar a instalação (no caso do carro ser usado). Ora, é uma questão de fazer bem as contas, os diesel são mais caros que os carros a gasolina em novos, e no mercado dos usados também, logo em muitos a diferença chega bem para comprar o carro, fazer uma revisão geral ao carro e montar GPL. Em alguns casos chega ainda a sobrar dinheiro para GPL. No meu caso especifico, a diferença do meu 406 Coupé para a versão HDi com menos equipamento era tanta que o valor dava para fazer 50.000km com gasolina BP Ultimate! Tendo em conta que uma instalação de GPL se amortiza normalmente em 20.000km, é muito tentador optar por um usado a gasolina e transformar o mesmo para GPL em vez de comprar um gasóleo. Em relação a carros novos nem se compara porque existe um desconto no imposto automóvel que chega para pagar a instalação e despesas de legalização, e dependendo da cilindrada do carro às vezes sobra para um extra ou outro por isso fica logo a poupar assim que tira o carro do stand.

9 - O GPL tira potência
Nestas últimas semanas vi mais de 25 testes a vários carros transformados e a comparação de tempos, potência e consumos entre os vários carros. O caso mais crítico foi de uma Renault Espace que perdeu 5cv e 15Nm. Um dos testes num Volvo mantinha a potência a gasolina e a GPL igual, apenas a GPL estava disponível 500rpm mais tarde. Será que 5cv fazem muita diferença no dia a dia? Será que aqueles 0.5 segundos que se perdem dos 0 aos 100 são importantes nos arranques diários nos semáforos? Eu cá acho que não, e estamos a falar do caso mais critico que vi. Além do mais normalmente após 3000km é feita uma afinação com o carro em movimento para melhorar a performance do kit de acordo com o estilo de condução de cada um. Já agora, sabiam que os sistemas GPL de injecção liquida além de reduzirem o consumo em relação aos kits de injecção gasosa ainda permitem reduzir mais as emissões e aumentar a potência? Só é pena estes sistemas ainda não estarem homologados em Portugal.

10 - Não existem postos de abastecimento
Existem muitos mesmo, aparentemente segundo um artigo da publicação Autohoje existem mais de 300 postos actualmente em Portugal com GPL, sendo a zona mais fraca em postos com GPL a zona sul do país. Além do mais, normalmente os instaladores têm bomba própria de GPL, muitos com desconto para os clientes que lá efectuaram a instalação. A Galp também apoia o uso do GPL, duplicando os pontos pelos litros de GPL para quem usa o seu cartão Fast. Mesmo se for de carro pela Europa fora, tirando Espanha que está bastante atrasada no GPL, não terá grandes problemas em encontrar um posto de abastecimento com GPL.


Bem acho que após isto, não devem sobrar duvidas.

Offline HugoT

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Re: GPL- Última hora
« Responder #136 em: 01 de Julho de 2013, 11:49 am »
Como utilizador de GPL, só não concordo com o ponto 9.....
Pelo menos eu notei um pouco a perda de potencia.... mas lá está para o que eu uso é aceitável...

isso já vai depender de cada um!!!

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Offline ok_computer

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Re: GPL- Última hora
« Responder #137 em: 01 de Julho de 2013, 12:02 pm »
hugo, depende sempre da afinação. Há por ai uns testes de potencia de carros que a gpl estão com mais cavalos

Offline HugoT

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Re: GPL- Última hora
« Responder #138 em: 01 de Julho de 2013, 12:04 pm »
Sim acredito que possa ser da afinação.... tenho de arranjar um técnico melhor...  :assobio:

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Offline MRC

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Re: GPL- Última hora
« Responder #139 em: 01 de Julho de 2013, 13:09 pm »
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL!  :laugh:

Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.

E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço).

Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!  :laugh:
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Offline Dom

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Re: GPL- Última hora
« Responder #140 em: 01 de Julho de 2013, 13:14 pm »
Mas é verdade que existem carros com status social a circular com GPL. E já agora, GPL + Diesel? :D

Offline MRC

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Re: GPL- Última hora
« Responder #141 em: 01 de Julho de 2013, 13:19 pm »
loool isso era a "ultimate poupança" para os pseudo ricos puderem sustentar os seus carros cheios de status! :laugh:
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Offline Gonçalo

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Re: GPL- Última hora
« Responder #142 em: 01 de Julho de 2013, 13:41 pm »
Conheço um audi S4 que tem mais cv a GPL que a gasolina ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline sykios

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Re: GPL- Última hora
« Responder #143 em: 01 de Julho de 2013, 13:55 pm »
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL!  :laugh:

Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.

E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço).

Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!  :laugh:

Ja vi um Q7 convertido a gás...e então?
Vai de cada um...agora para um carro que o objectivo e ter cavalos e ter certas performances (como o que referiste BMW M5) a marca nunca irá vende lo a gpl pois e provável que não atinja as mesmas performances...alem disso com (muitas) pessoas que descriminam o GPL era provável que partiriam em desvantagem na venda do modelo em questão.

As opiniões são sempre divergentes mas dizer que mudam para GPL para parecer bonito pode ser um argumento um pouco "forte"...

Isto tudo sem desvalorizar o que disseste  :smiley:

Offline HugoT

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Re: GPL- Última hora
« Responder #144 em: 01 de Julho de 2013, 14:02 pm »
Eu já abasteci GPL atrás de um porche Cayane!!!!

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Offline HugoT

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Re: GPL- Última hora
« Responder #145 em: 01 de Julho de 2013, 14:09 pm »
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL!  :laugh:

Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.

E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço).

Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!  :laugh:


Bom eu concordo a 90% com o que disses-te....

primeiro a mudança para GPL não é apenas para pareçer bonito!!!! acho isso um argumento "não verdadeiro" e depois em relação a performance é como eu já disse atrás... eu deparei-me com uma perda de performance, mas para mim e para a utilização que dou é aceitável.

Em relação a diminuir o intervalo das manutenção... isso também não é verdade. No caso do meu megane, o livro de revisões já fala na adaptação para gpl (alias o meu quadrante já vem com o símbolo de GPL de origem), e diz que o intervalo de manutenção mantém-se a excepção da mudança do filtro do GPL.

No entanto eu logo vou confirmar que é como estou a dizer e depois confirmo....


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Offline Sls a GPL

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Re: GPL- Última hora
« Responder #146 em: 01 de Julho de 2013, 14:17 pm »
Pois das duas uma, ou os carros portugueses são "finos" de mais, ou os portugueses são muito ricos, pois em vários países europeus a utilização de gpl é muito mais generalizada, e se fosse assim um combustível tão mau os países mais ricos e desenvolvidos não os utilizavam.
O GPL, sofre do mesmo problema que os combustíveis que são vendidos em bombas que não são concessionadas (de marca).....

Fica um gráfico que indica o numero de bombas GPL na europa, em 2008. Já dá para ter uma ideia do GPL que se consome.


Offline energyprivilege

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Re: GPL- Última hora
« Responder #147 em: 01 de Julho de 2013, 14:26 pm »
segundo esse mapa, a nossa vizinha Espanha tambem não parece ser grande adepta do GPL...
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Offline ok_computer

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Re: GPL- Última hora
« Responder #148 em: 01 de Julho de 2013, 15:20 pm »
Esse gajo que escreveu esses 10 pontos (já os li há uns anos atrás), com a sua retórica tão coloquial e tão ironica devia de ir para o prémio nobel do GPL!  :laugh:

Engraçado, o GPL tem menos contaminantes do óleo (carbono, enxofres, etc), mais octanas que a gasolina (100), mais isto e aquilo, no entanto, os instaladores (pelo menos por cá) nunca conseguem a afinação por forma a colocar o motor mais "vivo" que a gasolina e os intervalos de mudança de óleo são sempre reduzidos (às vezes necessáriamente, pois há motores que começam a consumir mais óleo com o GPL)... Não sei se serão todos incompetentes, se serão os motores gostam mais de gasolina.

E ainda mais engraçado, e que aposto a pés juntos, é que se o GPL custásse o mesmo que custa a gasolina, para a maior parte do pessoal que gosta tanto do GPL (pelos supostos beneficios que traz a carros convertidos à posteriori), o mesmo não valeria nada, e gajos como esse "rei dos 10 pontos" estavam calados (até porque vários pontos apenas têm razão de ser pelo factor preço).

Uma coisa é certa, enquanto estiver barato, vai sempre compensar em termos economicos e vão sempre haver as mesmas discussões acerca disto, com outras vantagens à mistura, mas basicamente para a maioria (onde o que conta é a carteira), só para parecer bonito... Agora que é o melhor combustivel para ottos? Nunca! Aliás dicas como essas de desportivos, como o BMW M5, adaptados a GPL só para rir!  :laugh:

Pronto, há falta de argumentos já começas desviar o assunto e a demonstrar que tens bastante preconceitos com o GPL.

Eu e  maioria dos que conheço optou por gpl por ser mais barato, ninguém iria converter por clubismo.

Quando dizes instaladores por cá, estás a falar da região do algarve?

Olha eu já tive um carro a diesel, e se no futuro tiver um carrro movido a outro combustivel qualquer não vejo mal nenhum e tenho a mente aberta. O que é certo é que prefiro um otto a qualquer diesel

Offline ok_computer

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Re: GPL- Última hora
« Responder #149 em: 01 de Julho de 2013, 15:22 pm »
Mas é verdade que existem carros com status social a circular com GPL. E já agora, GPL + Diesel? :D

Compensa mais esta conversão em veiculos pesados, mas já existem alguns ligeiros a circular. Em lisboa existe uma dacia logan a táxi, com o motor 1.5 dci e a gpl.   Só que no caso dos diesel, ele tem de consumir simultaneamente os 2 combustiveis... 40% diesel e 60% gpl