Boas!
Vamos substituir o termostato do CLIO II 1.2 16V 2003 e aproveitar para lavar e substituir o liquido do sistema de refrigeração do motor.
Material necessário:
Chaves 10
Alicate
Termostato
5L de liquido para o circuito refrigeração
Para realizar esta operação é necessário ter cuidado com a temperatura do motor e com o liquido de refrigeração para evitar queimaduras, deve-se ter o cuidado de esperar que o motor arrefeça para realizar as operações.
1º Começa-se por desmontar a caixa do filtro de ar, desapertando os dois parafusos com a chave 10.
Uploaded with
ImageShack.us2º Soltar o tubo de entrada de ar premindo o botão conforme a imagem.
3º Tapar a entrada de ar para evitar que entre lixo ou agua para o motor, e abrir a tampa do vaso de expansão.
Uploaded with
ImageShack.us4º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do radiador para a bomba de agua, junto a esta.
Uploaded with
ImageShack.us5º Deixar correr o liquido.
Uploaded with
ImageShack.us6º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do termostato para o radiador.
Uploaded with
ImageShack.us7º Com o alicate, retirar as braçadeiras dos tubos da água que estão no vaso de expansão, com a chaves 10 desapertar as porcas que o prendem e retirar o vaso de expansão.
8º Aproveitamos já que temos o vaso de expansão na mão, vamos limpa-lo. Eu utilizei sal da maquina de lavar loiça. Coloquei uma pequena porção de sal, com um pouco de agua, e agitei durante algum tempo, tapando todas as saÃdas do vaso. Repeti varias vezes a operação, ate o vaso ficar notoriamente limpo, depois passei varias vezes por agua limpa, para retirar o sal.
9º Aproveitamos para limpar também o sensor da temperatura, utilizando um algodão com álcool, para isso desligamos a ficha e com uma chave de tubos, desapertamos, com cuidado para não danificar o suporte da ficha.
10º Agora vamos substituir o termostato. Com a chave 10, desapertamos os 3 parafusos que prendem o termostato ao motor.
11º Depois de soltar o termostato, com o alicate retirar a braçadeira do tubo da agua da sofagem.
(pormenor dos dois termostatos, onde se pode verificar que no que foi retirado do motor, encontra-se partido e com o vedante bastante dilatado, o que causava uma fuga de agua)
12º Com uma esponja de cozinha limpou-se a sujidade agarrada ao motor, ate ficar limpo.
13º Voltar a colocar o tubo de agua da sofagem no termostato, prendendo-o com a braçadeira e voltar a apertar o novo termostato ao motor.
14º Voltar a colocar todos os tubos de agua, nos seus respectivos lugares e encher o vaso de expansão com agua, para se fazer uma lavagem ao circuito. Sem esquecer de purgar o sistema (ver mais à frente no ponto 15 e 16). Ligar o motor e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Depois, desligar o motor, ESPERAR QUE ARREFEÇA para não haver acidentes, e voltar a esvaziar o circuito do radiador repetindo os pontos 4º até ao 6º. Se a agua continuar a sair muito suja, repetir a operação as vezes necessárias.
15º Depois de colocar todos os tubos e o vaso de expansão nos seus respectivos lugares e de colocar todas as braçadeiras, encher o vaso de expansão com o liquido de refrigeração. O circuito do clio tem aproximadamente 5L de capacidade. Para finalizar é preciso purgar o sistema, primeiro no corpo do termostato, desapertando a carrapeta preta e abrir o parafuso, do tubo da sofagem (ver ponto 16º), deixar sair todo o ar, quando sair o liquido apertar a carrapeta preta.
16º Depois deixar que saia o ar e a agua que possa ainda estar na tubagem da sofagem. Quando sair o liquido de refrigeração, voltar a apertar o parafuso.
17º Por fim atestar o vaso de expansão até a marca MAX, fechar, e colocar o motor a trabalhar e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Deixar o motor arrefecer, voltar a repor o nÃvel do liquido na posição MAX. Entretanto, já se pode colocar a caixa do filtro do ar no lugar apertando os dois parafusos e colocar o respectivo tubo de entrada de ar no seu lugar.
Notas:
Sempre que se puser o motor a trabalhar, ter o cuidado de verificar se não há lixo ou outros objectos na entrada do ar, e colocar o filtro, não sendo necessário colocar a caixa que se retirou no ponto 1.
Eu utilizei um liquido de refrigeração de marca branca que pode ser utilizado directamente ou diluÃdo, inicialmente coloquei o liquido directamente, e quando necessário atesto com agua destilada.