Autor Tópico: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato  (Lida 35787 vezes)

Offline Sls a GPL

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[DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« em: 22 de Outubro de 2011, 20:59 pm »
Boas!

Vamos substituir o termostato do CLIO II 1.2 16V 2003 e aproveitar para lavar e substituir o liquido do sistema de refrigeração do motor.

Material necessário:

Chaves 10
Alicate
Termostato
5L de liquido para o circuito refrigeração

Para realizar esta operação é necessário ter  cuidado com a temperatura do motor e com o liquido de refrigeração para evitar queimaduras, deve-se ter o cuidado de esperar que o motor arrefeça para realizar as operações.

1º Começa-se por desmontar a caixa do filtro de ar, desapertando os dois parafusos com a chave 10.



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2º Soltar o tubo de entrada de ar premindo o botão conforme a imagem.



3º Tapar a entrada de ar para evitar que entre lixo ou agua para o motor, e abrir a tampa do vaso de expansão.



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4º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do radiador para a bomba de agua, junto a esta.

 

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5º Deixar correr o liquido.



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6º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do termostato para o radiador.





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7º Com o alicate, retirar as braçadeiras dos tubos da água que estão no vaso de expansão,  com a chaves 10 desapertar as porcas que o prendem e retirar o vaso de expansão.



8º Aproveitamos já que temos o vaso de expansão na mão, vamos limpa-lo. Eu utilizei sal da maquina de lavar loiça. Coloquei uma pequena porção de sal, com um pouco de agua, e agitei durante algum tempo, tapando todas as saídas do vaso. Repeti varias vezes a operação, ate o vaso ficar notoriamente limpo, depois passei varias vezes por agua limpa, para retirar o sal.







9º Aproveitamos para limpar também o sensor da temperatura, utilizando um algodão com álcool, para isso desligamos a ficha e com uma chave de tubos, desapertamos, com cuidado para não danificar o suporte da ficha.





10º Agora vamos substituir o termostato. Com a chave 10, desapertamos os 3 parafusos que prendem o termostato ao motor.

 

11º Depois de soltar o termostato, com o alicate retirar a braçadeira do tubo da agua da sofagem.



(pormenor dos dois termostatos, onde se pode verificar que no que foi retirado do motor, encontra-se partido e com o vedante bastante dilatado, o que causava uma fuga de agua)

 

12º Com uma esponja de cozinha limpou-se a sujidade agarrada ao motor, ate ficar limpo.

13º Voltar a colocar o tubo de agua da sofagem no termostato, prendendo-o com a braçadeira e voltar a apertar o novo termostato ao motor.


14º Voltar a colocar todos os tubos de agua, nos seus respectivos lugares e encher o vaso de expansão com agua, para se fazer uma lavagem ao circuito. Sem esquecer de purgar o sistema (ver mais à frente no ponto 15 e 16). Ligar o motor e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Depois, desligar o motor, ESPERAR QUE ARREFEÇA para não haver acidentes, e voltar a esvaziar o circuito do radiador repetindo os pontos 4º até ao 6º. Se a agua continuar a sair muito suja, repetir a operação as vezes necessárias.
 


15º Depois de colocar todos os tubos e o vaso de expansão nos seus respectivos lugares e de colocar todas as braçadeiras, encher o vaso de expansão com o liquido de refrigeração. O circuito do clio tem aproximadamente 5L de capacidade. Para finalizar é preciso purgar o sistema, primeiro no corpo do termostato, desapertando a carrapeta preta e abrir o parafuso, do tubo da sofagem  (ver ponto 16º), deixar sair todo o ar, quando sair o liquido apertar a carrapeta preta.



16º Depois  deixar que saia o ar e a agua que possa ainda estar na tubagem da sofagem. Quando sair o liquido de refrigeração, voltar a apertar o parafuso.





17º Por fim atestar o vaso de expansão até a marca MAX, fechar, e colocar o motor a trabalhar e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Deixar o motor arrefecer, voltar a repor o nível do liquido na posição MAX. Entretanto, já se pode colocar a caixa do filtro do ar no lugar apertando os dois parafusos e colocar o respectivo tubo de entrada de ar  no seu lugar.

 


Notas:
Sempre que se puser o motor a trabalhar, ter o cuidado de verificar se não há lixo ou outros objectos na entrada do ar, e colocar o filtro, não sendo necessário colocar a caixa que se retirou no ponto 1.
Eu utilizei um liquido de refrigeração de marca branca que pode ser utilizado directamente ou diluído, inicialmente coloquei o liquido directamente, e quando necessário atesto com agua destilada.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2015, 13:08 pm por Tony do atrelado »

Offline gclio

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2011, 21:20 pm »
Um bom DIY!
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
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Offline Artur

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2011, 21:24 pm »
bom diy , boas fotos e boa explicação

Offline Rui

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2011, 21:36 pm »
Gostei. :smiley:

Bom DIY.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline thegt4man

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2011, 22:06 pm »
Like :D
Muito bom DIY. :clapclap: :clapclap:
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Offline Caçoilauto

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2011, 22:10 pm »
bem "Fazido"  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

gostei  :grin:

Offline scenick

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2011, 23:04 pm »
Boa malha
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Offline carlosjcm

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2011, 23:06 pm »
Bom DIY, muitos parabéns.

Offline Gonçalo

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2011, 03:13 am »
Muito bom mesmo, facílimo! :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline depx

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2011, 15:26 pm »
Nice.... :smiley: Óptimo DIY...
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Offline |Shadow|

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2012, 21:40 pm »
Outro grande Post :happy:
Esse termostato por vezes mais vale substituir  :tongue: na concorrência e bastante acessívél, cerca de 4€ já na Renault 30€,,, :huh:

Offline RAMMSTEINER

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2013, 16:53 pm »
Eu ando com ideia de mudar o liquido ao meu...já começa a ter cor de precisar!
Uma dúvida que tenho é se a limpeza do circuito antes de encher com o liquido anticongelante pode ser feita com agua normal ou convém que seja feita com agua destilada?
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Offline MRC

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #12 em: 15 de Abril de 2013, 17:02 pm »
Convém ser feita com água destilada, mas com o detergente apropriado para qualquer água, pode ser com água da torneira. O importante é enxaguar bem e retirar ao máximo a água da limpeza do circuito antes de adicionar anti congelante.

Mas se o teu carro é um Clio TCe, não vejo motivos para o circuito ser lavado. Basta retirares o liquido velho e botar novo. Já foi o tempo em que os anticongelantes danificavam/oxidavam o circuito num curto espaço de tempo. Hoje em dia e desde há uns bons anos, que os liquidos duram muitos anos sem provocar estragos.
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Offline RAMMSTEINER

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #13 em: 15 de Abril de 2013, 20:29 pm »
A minha pergunta vem no sentido que li que não se deve juntar etilenoglicol com propilenoglicol (reacção quimica qualquer)  e como não sei o que está lá acho que é preferível limpar tudo.
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Offline scenick

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Re: [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato
« Responder #14 em: 16 de Abril de 2013, 21:53 pm »
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