Renault Clio Williams
Renault Clio 2.0 MK1 Williams phase 1
Depois de finalmente ter conseguido conquistar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1992, numa feliz associação com a experiente Williams, a Renault não quis deixar de explorar o facto a nÃvel comercial.
Para isso voltou a ligar os nomes da Renault e da escuderia inglesa, com um modelo de série, elaborando uma versão de tiragem limitada do Clio 16V.
Por uma feliz coincidência, essa oportunidade surgiu numa altura em que a marca do losango se decidia a evoluir uma nova versão do Clio 16V destinada á recém-criada Fórmula 2 do Campeonato Mundial de Ralis. Trata-se de uma classe reservada aos modelos com tracção apenas a duas rodas e com motores atmosféricos de cilindrada inferior a 2 litros. O anterior Clio 16V tinha até agora dado boa conta do recado, graças a um excelente comportamento dinâmico, mas a verdade é que o seu motor de 1764cc não explorava os regulamentos até ao limite. A nova evolução de 1998cc resolveu a questão, colocando-se a somente dois centÃmetros cúbicos do máximo legal.
Clio 16v no standvirtual:
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P3621719/1800cc de 140 cavalos
Backets desportivas
jantes especÃficas
interior e logos especÃficos "16v"
Menor conotação no mercado de usados em relação ao Williams
UMA EDIÇÃO LIMITADA (2500 exemplares*)
Ainda segundo a legislação desportiva em vigor, apenas se torna necessário produzir 2500 unidades para que um modelo possa ser homolgado em grupo A, ou mesmo em grupo N, pelo que à marca francesa bastou realizar uma série limitada do anterior Clio 16V, a que chamou justamente Clio 2L Williams.
Partindo do mesmo motor 1.8, os engenheiros da Renault conseguiram chegar a uma potência máxima de 150 CV obtida ás 6100 rpm, ou seja, mais 13 CV obtidos a um regime 400 rpm inferior. O binário máximo vale agora 18,2 Kgm, em vez dos 16,5 Kgm do 16S, obtidos a um regime 250 rpm mais alto: 4500 rpm. Contudo, a curva de binário melhorou na sua generalidade, estando disponÃvel 85% do valor máximo desde as 2500 rpm. Para suportar este aumento de prestações, a caixa de velocidades foi reforçada, e as suas relações repensadas, enquanto ao nÃvel das suspensões foram adoptados os braços triangulares dianteiros do Renault 19 16V, tal como já acontece nos Clio que participam em troféus de pista.
Logicamente, todas as taragens de molas e amortecedores foram endurecidas de modo a diminuir ainda mais o adornar da carroçaria. As jantes Speedline são também idênticas ás de competição, calçadas com Michelin MXV3 de medida 185/55 R15. Quanto aos travões não foi julgada necessária qualquer intervenção.
Williams com a versão de competição, pilotado por Jean Ragnotti
* O Williams recebeu mais duas fases,aumentando o número total de versão vendidas:
...................Phase 1............Phase 2.............Phase 3...............Total
....................(1993).............(1994)..... ..........(1995)
França.............1620..............2008......... .........0...................... 3628
Alemanha..........311..................0.......... .........0.........................311
Bélgica..............138................105....... ...........0........................243
Espanha...........506.................300......... ..........204...................1010
GB...................400................489....... ............310...................1199
Italia................805................935...... .............453...................2193
Suiça...............1322...............768........ ...........605...................2695
Outros..............315............... 460...................46......................821
Total...............5417...............5065....... ...........1618.................12100
Existiu também outra versão especial a partir do Williams, o Swiss Champion de 500 unidades, feitos em 1996 phase 2
SC Nro 282/500(1996)
http://www.audipt.com/f74/renault-clio-williams-sc-renault-sport-82893/Comparativos:
Williams versus Focus RS
http://viewer.zmags.com/showmag.php?mid=frfwq&preview=1&_x=1#/page4/Driver Republic
Clio Williams versus Clio 197 at Castle Combe Fifth Gear
Imprensa:
http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/236731/renaultsport_clio_200_cup.htmlhttp://www.evo.co.uk/carreviews/evolongtermtests/259225/renault_clio_williams.htmlhttp://www.clio-williams.net/Parties/Articles/Articles_fr.phphttp://www.clio-williams.net/Parties/Articles/Articles_et.php