Autor Tópico: Miniaturas Renault Clio williams 1:18  (Lida 17200 vezes)

Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« em: 31 de Outubro de 2011, 19:55 pm »


Renault Clio Williams
Renault Clio 2.0 MK1 Williams phase 1

Depois de finalmente ter conseguido conquistar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1992, numa feliz associação com a experiente Williams, a Renault não quis deixar de explorar o facto a nível comercial.
Para isso voltou a ligar os nomes da Renault e da escuderia inglesa, com um modelo de série, elaborando uma versão de tiragem limitada do Clio 16V.


Por uma feliz coincidência, essa oportunidade surgiu numa altura em que a marca do losango se decidia a evoluir uma nova versão do Clio 16V destinada á recém-criada Fórmula 2 do Campeonato Mundial de Ralis. Trata-se de uma classe reservada aos modelos com tracção apenas a duas rodas e com motores atmosféricos de cilindrada inferior a 2 litros. O anterior Clio 16V tinha até agora dado boa conta do recado, graças a um excelente comportamento dinâmico, mas a verdade é que o seu motor de 1764cc não explorava os regulamentos até ao limite. A nova evolução de 1998cc resolveu a questão, colocando-se a somente dois centímetros cúbicos do máximo legal.

Clio 16v no standvirtual:
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Clio/P3621719/
1800cc de 140 cavalos
Backets desportivas
jantes específicas
interior e logos específicos "16v"
Menor conotação no mercado de usados em relação ao Williams



UMA EDIÇÃO LIMITADA (2500 exemplares*)
Ainda segundo a legislação desportiva em vigor, apenas se torna necessário produzir 2500 unidades para que um modelo possa ser homolgado em grupo A, ou mesmo em grupo N, pelo que à marca francesa bastou realizar uma série limitada do anterior Clio 16V, a que chamou justamente Clio 2L Williams.

Partindo do mesmo motor 1.8, os engenheiros da Renault conseguiram chegar a uma potência máxima de 150 CV obtida ás 6100 rpm, ou seja, mais 13 CV obtidos a um regime 400 rpm inferior. O binário máximo vale agora 18,2 Kgm, em vez dos 16,5 Kgm do 16S, obtidos a um regime 250 rpm mais alto: 4500 rpm. Contudo, a curva de binário melhorou na sua generalidade, estando disponível 85% do valor máximo desde as 2500 rpm. Para suportar este aumento de prestações, a caixa de velocidades foi reforçada, e as suas relações repensadas, enquanto ao nível das suspensões foram adoptados os braços triangulares dianteiros do Renault 19 16V, tal como já acontece nos Clio que participam em troféus de pista.

Logicamente, todas as taragens de molas e amortecedores foram endurecidas de modo a diminuir ainda mais o adornar da carroçaria. As jantes Speedline são também idênticas ás de competição, calçadas com Michelin MXV3 de medida 185/55 R15. Quanto aos travões não foi julgada necessária qualquer intervenção.


Williams com a versão de competição, pilotado por Jean Ragnotti
Jean Ragnotti su Clio Williams





* O Williams recebeu mais duas fases,aumentando o número total de versão vendidas:
...................Phase 1............Phase 2.............Phase 3...............Total
....................(1993).............(1994)..... ..........(1995)

França.............1620..............2008......... .........0...................... 3628
Alemanha..........311..................0.......... .........0.........................311
Bélgica..............138................105....... ...........0........................243
Espanha...........506.................300......... ..........204...................1010
GB...................400................489....... ............310...................1199
Italia................805................935...... .............453...................2193
Suiça...............1322...............768........ ...........605...................2695
Outros..............315............... 460...................46......................821

Total...............5417...............5065....... ...........1618.................12100
Existiu também outra versão especial a partir do Williams, o Swiss Champion de 500 unidades, feitos em 1996 phase 2
SC Nro 282/500(1996)
http://www.audipt.com/f74/renault-clio-williams-sc-renault-sport-82893/

Comparativos:

Williams  versus Focus RS
http://viewer.zmags.com/showmag.php?mid=frfwq&preview=1&_x=1#/page4/
Driver Republic

Clio Williams versus Clio 197 at Castle Combe Fifth Gear
Clio Williams versus Clio 197 at Castle Combe


Imprensa:
http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/236731/renaultsport_clio_200_cup.html
http://www.evo.co.uk/carreviews/evolongtermtests/259225/renault_clio_williams.html

http://www.clio-williams.net/Parties/Articles/Articles_fr.php
http://www.clio-williams.net/Parties/Articles/Articles_et.php

Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2011, 19:55 pm »
A miniatura:

Norev
Code:NO185230
1:18






UM «LOOK» EXCLUSIVO
Para distinguir o Williams do mais «ordinário» dos Clio 16V, a Renault apenas o vende pintado de «azul sport», ornamentado com a sigla da equipa britânica a dourado na porta traseira.
Por dentro nota-se a presença de bancos desportivos, iguais aos do Renault 19 16V, alindados com um sugestivo «W» azul. Azuis são também as palas anti-sol e os cintos de segurança, assim como o fundo do painel de instrumentos que inclui um manómetro, um termómetro e um indicador do nível do óleo.
Para completar este ambiente exclusivo, todos os Clio Williams (fase 1)possuem uma placa dourada, colada no centro do tablier, com o número de série atribuído a cada unidade.









Clios à escala:






UM MOTOR DE CORRIDA
Partindo do motor de série F de 1764cc que equipa o Clio 16S, a marca francesa elaborou uma versão com cilindrada aumentada para os 1998cc. Para isso foi montada a combota do motor 1.9 diesel, que provoca o aumento do curso; pistões mais largos, para aumentar o diámetro, mantendo-se as bielas do CLio 16S. A cabeça do motor, em liga leve, aloja duas árvores de cames com cruzamentos diferentes que permitem um maior curso das válvulas, melhorando a respiração. As válvulas de admissão são maiores e as respectivas condutas foram cuidadosamente polidas. O colector de escape é do tipo 4 em 1, realizado em material mais leve e especialmente resistente ás altas temperaturas. Finalmente, o cérebro electrónico que domina os 150 CV disponíveis responde pelo nome de Fénix 3A.



Primeiras impressões quando abrimos o capot é uma agradável vista mas que poderia ser melhorada em aspectos tão básicos como por exemplo o dispositivo para refrigerar o motor.
O vaso de expansão da Norev está representado em apenas uma cor, o branco. E acreditem chama tanto a atenção como o motor, por isso a Norev deveria ter dedicado um pouco mais de atenção a algo que ocupa tanto espaço e que chama tanto a vista.
 O tampo deste dispositvo é o mesmo elemento, sem que haja uma ligeira pintura para diferenciar os dois elementos.

Em termos gerais, o motor está bem representado, principalmente a cabeça do motor, muito próxima da realidade do original. Melhor só se permitisse abrir o tampo do óleo, não sei se os exotos e companhia dá para fazer isso.
Mas se olharmos com mais detalhe, vemos que não é um Kyosho, a cablagem está exposta e bem representada, mas seguramente que não é toda de cor preta. E que no meio de tantos injectores e cabos os nossos olhos olham em profundidade, para o bloco e cartér do motor, infelizmente iremos deparar com uma "parede" de plástico preta.
De salientar que no capot iremos encontrar três autocolantes de aviso tal como o original. 




All Sports Blue 449





Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2011, 20:01 pm »

, All Sports Blue 449













Com o seu irmão Clio III RS Phase I:


Renault Clio I 16v: 140ps
Renault Clio I Williams: 150 ps
Renault Clio II Sport Phase I: 169 PS
Renault Clio II Sport Phase II: 172 PS
Renault Clio II Sport Phase III: 179 PS
Renault Clio III RS Phase I: 197 PS
Renault Clio III RS Phase II: 200 PS





azul extreme com o pequenino azul sport

Motor: 4 cilindros em linha transversal dianteiro.
Diâmetro (vezes) curso (mm): 82,7 (vezes) 93.
Cilindrada (cc): 1998.
Taxa de compressão: 10:1.
Potência máxima (cv/rpm): 150/6100.
Binário máximo (Kgm/rpm): 18,2/4500.
Distribuição: 2 árvores de cames á cabeça, 16 válvulas.
Alimentação: injecção muliponto.
TRANSMISSÃO: Tracção dianteira, caixa de cinco velocidades.
CHÂSSIS: Monobloco em aço, dois volumes e três portas.
Suspensão dianteira: McPherson com triângulo inferior, barra estabilizadora.
Suspensão traseira: eixo semi-rígido com quatro barras de torção, conjuntos mola helicoidal/amortecedor telescópico.
Direcção: Pinhão e cremalheira assistida.
Travões: discos autoventilados de 259 mm, na frente, e discos cheios de 238 mm na traseira.
Pneus: 185/55 R15
Jantes: 7J (vezes) 15 em alumínio.
DIMENSÕES: comp./larg./alt. (mm) 3710/1640/1365.
Entre eixos (mm) 2470.
Vias fr./tr. (mm): 1370/1350.
PESO (Kg): 990.
CAPACIDADE (l): mala: 265 a 1055. Deposito: 50.
PERFORMANCES: Velocidade máxima (km/h): 215. 0 a 100 km/h (s): 7,8.
CONSUMOS: (l/100km): respectivamente a 90/120/cidade: 6,4/8,1/11,3.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2011, 20:10 pm »
Muito fiche esta pequena história, e achei muito interessantes as fotos da miniatura em conjunto com o teu carro.

Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2011, 20:10 pm »
Interior:

O interior está bastante competente, de salientar que este Norev tem alcatifa azul tal como o verdadeiro!
Peca pelo o mesmo tom ao longo do painel de instrumentos, mas não deixa de ser uma representação bastante correcta do pequeno foguete francês.





Os assentos da Norev são em borracha, os encostos laterais em termos de toque não são muito realistas, e o tom escolhido, um pouco mais escuro que o painel de instrumentos confere harmonia e um bom resultado, mas se fosse do segmento superior seria obrigatório umas backets com tecido mais próximo do original. Não está representado a linha de costura dourada nos assentos.

 O botão de bloquear,desbloquear portas e o isqueiro estão com pouca qualidade.





A manete de mudanças do Norev tem como o original a representação do diagrama das mudança em azul. contudo, não é muito visível. 


Contudo não está representado qualquer elemento de regulação dos espelhos retrovisores nem algo que permita controlar a abertura das janelas. Assim como as colunas de som. 

Está representado a legenda Williams nas portas tal como o original. O único pormenor que não foi representado pela Norev foi as palas de Sol alusivas à versão em questão.
Porque de resto até os cintos de segurança da frente de trás estão da mesma cor azul que o original. 


No interior conferimos que a Norev dedicou-se ao modelo tão emblemático da Renault. A placa alusiva está representada, assim como todas as características do Willy:
Conta-rotações, velocímetro, mostrador de temperatura de combustível em azul. Pressão do óleo, temperatura do óleo, placa alusiva e com o seu número de produção,  legenda Williams e cintos de segurança azuis.


O Williams representado pela Norev é um fase1.
A grelha dianteira é constituída por duas lâminas iguais.

frisos das portas finos
Legenda Williams junto à roda traseira

Chapa de identificação no painel de instrumentos
vidros e espelhos controlados pelo condutor semi-automáticos

Fase 2:
Grelha dianteira diferente, com duas lâminas diferentes, sendo a inferior arredondada nas extemidades
Farois ligeiramente diferentes

Friso das portas mais espessos
Legenda "Williams 2" junto à roda traseira


Não há chapa de identificação no painel de instrumentos
vidros e espelhos eléctricos
Botões de chaufagem diferentes

Fase 3:
A cor deixou de ser blue sport para ser azul monaco
Conta com ABS

Grelha frontal diferente
Farois diferentes

Legenda "Williams 3" junto à roda traseira

Colunas de som atrás
Botoões de chaufagem diferentes

Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2011, 20:13 pm »
Obrigado Carlos :cool:

O Williams merece ser reconhecido como um dos melhores FWD de sempre, daí o meu trabalho de investigação e dedicação a modelo que tanto admiro.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2011, 20:19 pm »
 :w00t: :w00t: :w00t: :w00t: :w00t: :w00t: :w00t:
Não sei o que dizer isto merecia estar na zona da marca Renault Junto com a História de outros modelos.Grande trabalho aqui feito 5 estrelas :dance: :wink:

Offline deathophobia

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • Mensagens: 913
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2011, 20:38 pm »
palavras para que?


wiliiams é wiliiams...

bom trabalho...   parabéns...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2011, 21:01 pm »
Oh predas...

este roubou-te o W :)

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #9 em: 31 de Outubro de 2011, 21:08 pm »
Excelente tópico!!!

Offline predas

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 599
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #10 em: 01 de Novembro de 2011, 15:21 pm »
Gostei de ler!

Por acaso andei à procura de uma miniatura do williams fase II, mas a unica que encontrei que me satisfez, estava por 120 euros...achei que...pronto... :)

Offline J.C.Nogueira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Porto<>V.N.Famalicão
  • Mensagens: 1149
    • Nogueira Racing Team Slot
  • Garagem : Renault Megane III GT Line 1.5dCi 110 SS FAP 2012
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #11 em: 01 de Novembro de 2011, 17:12 pm »
Muito bem!
Cumprimentos.

Offline octávio

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Mensagens: 2302
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #12 em: 01 de Novembro de 2011, 17:41 pm »
Parabens pelo topico esta 5 estrelas este W esta um espectaculo

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4991
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #13 em: 01 de Novembro de 2011, 17:48 pm »
Excelente Tópico!

E essa miniatura está algo de... :w00t:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Pedro_GT

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 127
Re: Miniaturas Renault Clio williams 1:18
« Responder #14 em: 02 de Novembro de 2011, 00:59 am »
Obrigado!  :grin: