Autor Tópico: [diy] montar sensores de parque megane II fase I  (Lida 22001 vezes)

Offline Artur

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[diy] montar sensores de parque megane II fase I
« em: 03 de Novembro de 2011, 02:05 am »
para retirar o para choques seguir este diy  http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7058.0

antes de mais , os sensores devem ser montados nos frisos do para choques . E porque ? Para não acontecer o que aconteceu neste diy , pois a localização para montar os sensores escolhida foi abaixo do friso e nenhum se lembrou da barra / reforço que leva por dentro do para choques , resultado .... Para não se deitar fora o para choques , trabalho extra , muito barulho e invenção .... como poderão ver mais abaixo

já com o para choques retirado e tendo o cuidado de se colocar uns panos por debaixo pois vai ser necessário trabalhar com ele ao contrario e não convem riscar , procede se as marcações das furações . Achando o meio do para choques , 32,5cm´s para cada lado para o primeiro sensor e 64cms para o segundo ( isto tanto a esquerda como a direita , mas deverá ser no friso )

achar o meio do para choques









neste caso , mediu se 2 cm´s abaixo do friso
pega se na broca craniana que vem junto com os sensores e faz se a furação e testa se os sensores

2 de um lado



2 do outro



já com o sensor devidamente encaixado e tendo o cuidado de verificar se ficou bem encaixado e justo ao para choques



agora foi quando surgiu o problema da montagem abaixo dos frisos .... Lembram se da barra / reforço no diy de tirar o para choques ? pois bem , ao encaixar o para choques , os sensores saltaram fora , batem na barra ( primeiro pensamento , fdx ... segundo pensamento , tirar a barra .... terceiro pensamento , furar a barra ) vamos ao 3º pensamento ....

achar o meio da barra , mais ou menos na linha do fecho
medir 32,5cm´s para cada lado e depois 64cm´s e começar a furar ...
broca de 6 , broca de 8 depois broca de 10 .... E andar a desbastar ... resultado depois de varios ensaios de tira e põe para choques sem sensores para ver o que era necessário desbastar , depois de um alicate lixado que tambem ajudou a arrancar bocados da barra dado que era quase meia noite e tenho vizinhos no predio ( lol ) e de quase dar cabo da broca. De referir que na foto não se vê bem , mas teve de ser furado tambem nas pontas da barra . De referir tambem que para abrir aqueles buracos , foi necessario andar a esgravatar com a broca de 10 para um lado e para o outro , pois o para choques quando entra mexe sempre um pouco e os buracos tinham de ficar maiores que os sensores . Esta operação sem exagero demorou cerca de uma hora 



agora ao encaixar tudo no sitio , convem passar os fios dentro da barra , assim nem andam soltos nem nada

problema resolvido , passa se a fase seguinte

retirar a forra de dentro da mala em plastico para ter acesso ao passa fios , 2 parafusos tx 20 e 2 molas de pressão nas pontas , puxar para cima



passar a cablagem dos sensores para dentro do carro , é só retirar a borracha que tapa o passa fios e voilá , entram do lado onde se tirou a forra



passo seguinte , identificar a alimentação de marcha atrás , é só aproveitar a ficha desligada e com um busca polos procurar o fio que passa a ter corrente quando se engrena a marcha atrás , neste caso , o fio onde o dedo aponta , que depois desviando a forra lateral da mala , consegue se encontrar o fio e ligar o positivo da central dos sensores



daqui em diante , não se tirou fotos , mas é só ligar o negativo numa porca de massa que está logo ao lado do passa fios , os sensores encaixam na centralina por fichas ( não tem que enganar ) e o besouro / coluna idem

video dos sensores a funcionar

03112011035


e pronto , montar o para choques conforme diy , testar tudo antes de montar o para choques , testar sensores ligando um a um a ver se todos funcionam ( neste caso um já vinha pifado )

volto a referir , não se esqueçam de montar nos frisos , pois o trabalho é metade ou menos , mas por um lado , neste carro como era preto , esteticamente , nem se notam


os sensores de origem , são montados abaixo do friso mas na zona inclinada do para choques . Para não ficarem a apontar para o chão nem para o ceu , a renault coloca uma «aranha» em plastico que nivela o furo e o sensor encaixa dentro da mesma .
fica uma foto de uma break para terem uma ideia







Offline ricardo1990

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2011, 03:19 am »
Grande trabalhao, muito louco mesmo nunca pensei que tivesses que desmontar quase o carro todo.

Offline Hardcore

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2011, 09:32 am »
Acredita, pelas fotos não dá sequer para imaginar o trabalhão que deu.... e o barulho a furar a barra????

Agradeço a pachorra e o trabalho ao Artur, nesta jornada até depois da 1 da manhã.

Offline depx

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2011, 09:43 am »
Grande trabalho que vocês tiveram com a barra, foi mesmo azar acertarem com essa zona.
Fiquei sem perceber, de origem os sensores são colocados onde? nos frisos?
Bom DIY. :smiley:
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Offline Rui

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2011, 10:04 am »
Realmente foi azar a posição da barra.
Mas de resto 5 estrelas.
Gandas malucos a fazerem isso assim de repente. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2011, 10:36 am »
Foi mesmo muito azar, um trabalho fácil (aplicar sensores) tornou-se numa boa dor de cabeça. Bom DIY.

Offline Artur

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2011, 11:14 am »
Grande trabalho que vocês tiveram com a barra, foi mesmo azar acertarem com essa zona.
Fiquei sem perceber, de origem os sensores são colocados onde? nos frisos?
Bom DIY. :smiley:


os sensores de origem , são montados abaixo do friso mas na zona inclinada do para choques . Para não ficarem a apontar para o chão nem para o ceu , a renault coloca uma «aranha» em plastico que nivela o furo e o sensor encaixa dentro da mesma .
fica uma foto de uma break para terem uma ideia


Offline depx

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2011, 11:59 am »
Grande trabalho que vocês tiveram com a barra, foi mesmo azar acertarem com essa zona.
Fiquei sem perceber, de origem os sensores são colocados onde? nos frisos?
Bom DIY. :smiley:


os sensores de origem , são montados abaixo do friso mas na zona inclinada do para choques . Para não ficarem a apontar para o chão nem para o ceu , a renault coloca uma «aranha» em plastico que nivela o furo e o sensor encaixa dentro da mesma .
fica uma foto de uma break para terem uma ideia




Ah ok... obrigado pelo esclarecimento. :smiley:
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Offline leandro

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2011, 21:37 pm »
agora já percebo porque a renault naquele manual aconselha a montar por cima do friso... loool.
aqui fica mais uma ajuda para quem têm Meganes II...
 :assobio: :assobio: :assobio:
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Offline luisnogueira

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2012, 14:43 pm »
Recuperando isto para pôr uma questão ao Artur e ao Hardcore...

Em principio vou mesmo montar os sensores no para-choques em vez do friso. Mas antes de me aventurar quero tirar uma dúvida com vocês que já se meteram nessa aventura.

Passo a explicar o porquê de estar a pensar colocar mesmo abaixo do friso. A craniana que os meus sensores trazem é uma broca que diz que é de 18,2mm. Para furar na barra teria de ser com uma broca mais larga por causa da folga que necessita de ter. Lembrei-me que tinha algumas brocas de outros sensores que já montei, conclusão, essa broca é de 21mm, por aqui penso que a folga com que fica seja suficiente, portanto acho que vou avançar. Já andei a testar furar com aquela craniana em aluminio e em ferro para perceber se conseguia abrir buraco em ferro com aquilo, cheguei à conclusão que sim.

Agora as dúvidas...
A barra que material é? Aluminio, ferro, aço?

No que diz respeito à folga, acham que a diferença dos 18,2mm para os 21mm será folga suficiente?

Entre o para-choques do Fase 1 e do Fase 2 há diferenças? Ou seja, o friso vem mais abaixo no meio que nas pontas, a minha questão é se no Fase 1 é igual, isto porquê?Para não correr o risco de por exemplo nos furos do meio não correr o risco de apanhar a barra na dobra(de esquina).

Última dúvida(por agora  :rolleyes: ) os frisos conseguem-se desencaixar do parachoques sem problemas? Ou são "soldados"?

Offline Artur

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2012, 20:07 pm »
não te quero desmoralizar, mas não é facil alinhar o buraco do para choques ( sensor ) com o buraco na barra . Alem disso , o para choques a encaixar precisa de uma folga enorme para o sensor depois entrar no buraco da barra . Posso te dizer que tivemos de furar quase o dobro na barra para o sensor entrar no sitio . O material da barra é aluminio .

Offline luisnogueira

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2012, 20:20 pm »
Ok, obrigado. Vou estudar bem a coisa, aproveitando as medidas que colocaste aqui a minha ideia era retirar o para choques, furar o parachoques, encaixa-lo no sitio e marcar o furo na barra. voltar a tirar o parachoques e abrir bem por fora da marca feita.Vou ter de pensar bem... é que no meu sendo preto passa completamente despercebidos os sensores se ficarem no parachoques.

Offline Artur

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2012, 20:34 pm »
percebo a ideia, o problema está que o para choques a entrar com o sensor precisa de muito espaço pois é maleavel

Offline Hardcore

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2012, 21:22 pm »
>
...aproveitando as medidas que colocaste aqui a minha ideia era retirar o para choques, furar o parachoques, encaixa-lo no sitio e marcar o furo na barra. voltar a tirar o parachoques e abrir bem por fora da marca feita....

Sim podes fazer isso, mas tens que dar uma folga mesmo grande, como o Artur disse, no meu teve que ser para ai o dobro.
Mesmo assim já tens uma boa ajuda da minha cobaia, looool

Offline luisnogueira

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Re: [diy] montar sensores de parque megane II fase I
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2012, 22:20 pm »
Já estou a ver pelos vossos comentarios que a folga vai ter de ser mesmo muito...

Aproveitando a craniana acho que vou arriscar e fazer algo do genero.



Sendo o circulo central a marcação do furo feito primeiro no para choques sendo os outros a passar mais ou menos ao centro do primeiro e a cruzarem-se entre eles para abrir um "buracão". Veremos como vai correr, mas vai quase de certeza ser abaixo do friso  :grin: :happy: