para retirar o para choques seguir este diy
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7058.0antes de mais , os sensores devem ser montados nos frisos do para choques . E porque ? Para não acontecer o que aconteceu neste diy , pois a localização para montar os sensores escolhida foi abaixo do friso e nenhum se lembrou da barra / reforço que leva por dentro do para choques , resultado .... Para não se deitar fora o para choques , trabalho extra , muito barulho e invenção .... como poderão ver mais abaixo
já com o para choques retirado e tendo o cuidado de se colocar uns panos por debaixo pois vai ser necessário trabalhar com ele ao contrario e não convem riscar , procede se as marcações das furações . Achando o meio do para choques , 32,5cm´s para cada lado para o primeiro sensor e 64cms para o segundo ( isto tanto a esquerda como a direita , mas deverá ser no friso )
achar o meio do para choques
neste caso , mediu se 2 cm´s abaixo do friso
pega se na broca craniana que vem junto com os sensores e faz se a furação e testa se os sensores
2 de um lado
2 do outro
já com o sensor devidamente encaixado e tendo o cuidado de verificar se ficou bem encaixado e justo ao para choques
agora foi quando surgiu o problema da montagem abaixo dos frisos .... Lembram se da barra / reforço no diy de tirar o para choques ? pois bem , ao encaixar o para choques , os sensores saltaram fora , batem na barra ( primeiro pensamento , fdx ... segundo pensamento , tirar a barra .... terceiro pensamento , furar a barra ) vamos ao 3º pensamento ....
achar o meio da barra , mais ou menos na linha do fecho
medir 32,5cm´s para cada lado e depois 64cm´s e começar a furar ...
broca de 6 , broca de 8 depois broca de 10 .... E andar a desbastar ... resultado depois de varios ensaios de tira e põe para choques sem sensores para ver o que era necessário desbastar , depois de um alicate lixado que tambem ajudou a arrancar bocados da barra dado que era quase meia noite e tenho vizinhos no predio ( lol ) e de quase dar cabo da broca. De referir que na foto não se vê bem , mas teve de ser furado tambem nas pontas da barra . De referir tambem que para abrir aqueles buracos , foi necessario andar a esgravatar com a broca de 10 para um lado e para o outro , pois o para choques quando entra mexe sempre um pouco e os buracos tinham de ficar maiores que os sensores . Esta operação sem exagero demorou cerca de uma hora
agora ao encaixar tudo no sitio , convem passar os fios dentro da barra , assim nem andam soltos nem nada
problema resolvido , passa se a fase seguinte
retirar a forra de dentro da mala em plastico para ter acesso ao passa fios , 2 parafusos tx 20 e 2 molas de pressão nas pontas , puxar para cima
passar a cablagem dos sensores para dentro do carro , é só retirar a borracha que tapa o passa fios e voilá , entram do lado onde se tirou a forra
passo seguinte , identificar a alimentação de marcha atrás , é só aproveitar a ficha desligada e com um busca polos procurar o fio que passa a ter corrente quando se engrena a marcha atrás , neste caso , o fio onde o dedo aponta , que depois desviando a forra lateral da mala , consegue se encontrar o fio e ligar o positivo da central dos sensores
daqui em diante , não se tirou fotos , mas é só ligar o negativo numa porca de massa que está logo ao lado do passa fios , os sensores encaixam na centralina por fichas ( não tem que enganar ) e o besouro / coluna idem
video dos sensores a funcionar
e pronto , montar o para choques conforme diy , testar tudo antes de montar o para choques , testar sensores ligando um a um a ver se todos funcionam ( neste caso um já vinha pifado )
volto a referir , não se esqueçam de montar nos frisos , pois o trabalho é metade ou menos , mas por um lado , neste carro como era preto , esteticamente , nem se notam
os sensores de origem , são montados abaixo do friso mas na zona inclinada do para choques . Para não ficarem a apontar para o chão nem para o ceu , a renault coloca uma «aranha» em plastico que nivela o furo e o sensor encaixa dentro da mesma .
fica uma foto de uma break para terem uma ideia