Olá, pessoal.
Tenho um laguna de 99, com relativamente poucos km's que anda muito pouco durante a semana (4 a 5 mil km's por ano).
Como eu e a minha esposa temos automóvel, quando saÃmos durante a semana (já que usamos transportes públicos para ir-mos trabalhar) eu vou revezando-os. Ora vamos no laguna, ora vamos no dela. Só aos fins-de-semana, quando vamos para a terrinha (45min de viagem) é que habitalmente - por questões de conforto - vamos sempre no meu carro.
O problema é que, de tempos a tempos, o laguna teima em não pegar. Acontece sempre que ele está frio. Se durante o dia pego nele e volto a pegar mais tarde, tudo bem. Últimamente é raro ele pegar à primeira.
Quando passa mais de um dia parado, é garantido. Já questionei-me se estará relacionado com o código da chave. Mas, também, não faria sentido, dado que ele pega em segunda quando vai a deslizar.
Poderá isto estar relacionado com as velas? Já o levei ao mecânico - para revisão - há um ano (quando acontecia com menos frequência) e ele disse-me que possivelmente estaria relacionado com o "pouco uso" do carro e que deveria puxar-lhe as goelas de vez em quando.
Já li em outros posts que a substituição das velas por outras melhores poderá solucionar o problema... Sinceramente, sou leigo na materia. Nem sei se será necessário alguma ferramenta especial para a troca das mesmas.
Alguém me poderá dar dicas para possÃveis soluções desta enigma?
Obrigado e perdoem-me o testamento
Cumps,