Boas,
Tenho algumas (não poucas) informações sobre pneus, nomeadamente, acerca das características, constituição, processo de fabrico, como prevenir os danos, as causas dos mesmos danos, informações importantes e que levam a que fiquemos a conhecer um pouco mais deste 'acessório indispensável' nos nossos veículos.
Irei neste tópico, a pouco e pouco, introduzindo estas informações.
Este tópico é para completar os tópicos já existentes sobre pneus.
Relembrando:
Opinião sobre pneus: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=311.0Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=147.0Esta a pensar trocar a medida do seu pneu? Então esta aplicação irá ajuda-lo!:http://www.renaultpt.com/index.php?topic=205.0Hoje apenas se vai referir como se faz a leitura de um pneu, através das informações presentes na face lateral e exterior do pneu.
Utilizando a referência de um pneu da Continental:
1- Nome do fabricante (Marca Registada ou logótipo).
2- Nome ou Modelo do Produto.
3- Definição da dimensão:
205 = largura do pneu em mm
55 = ratio, ou seja, relação entre altura/largura em %
R = construção radial
16 = diâmetro da jante em polegadas.
4- 91 = Índice de carga (carga máxima suportada por cada pneu)
V = Índice de velocidade (aderência relacionada com a velocidade máxima).
5- E = Para pneus com resistência ao rolamento optimizado (apenas alguns fabricantes).
6- Indicação de presença de câmara de ar ou não (neste caso indica que não tem).
7- Inscrições segundo normas internacionais.
E4 com círculo à volta indica
Europa e o
número, o código do país onde foi homologado. Estas inscrições são seguidas de um número de homologação composto por vários dígitos.
E1 ou
e1 - Alemanha/
E2 ou
e2 - França/
E3 ou
e3 - Itália/
E4 ou
e4 - Holanda /
E5 ou
e5 - Suécia /
E6 ou
e6 - Bélgica
E7 - Hungria /
E8 - Republica Checa /
E9 ou
e9 - Espanha /
E10 - Jugoslávia /
E11 ou
e11 - Reino Unido
E12 ou
e12 - Áustria /
E13 ou
e13 - Luxemburgo /
E14 - Suíça /
E16 - Noruega /
E17 ou
e17 - Finlândia
E18 ou
e18 - Dinamarca /
E19 - Roménia /
E20 - Polónia /
E21 ou
e21 - Portugal /
E22 - Rússia /
E23 ou
e23 - Grécia
E24 ou
eIRL - Irlanda /
E25 - Croácia /
E26 - Eslovénia /
E27 - Eslováquia /
E28 - Bielorrússia /
E29 - Estónia
E31 - Bósnia /
E32 - Letónia /
E34 - Bulgária /
E37 - Turquia /
E40 - Macedónia /
E42 - Comunidade Europeia
E43 - Japão
8- Código do Fabricante: Fábrica, dimensão e tipo de pneu. Data de fabrico (semana/ano), sendo que neste caso,
3509 significa 35ª semana de 2009. Nalguns pneus esta informação
3509 está envolta de um círculo.
9- TWI = Indicador do Desgaste do Piso. Aparecem em pequenas barras verticais nas ranhuras principais. Estas barras têm uma altura de 1,6 mm e chegam a pouco e pouco ao nível do piso restante, conforme os pneus se vão desgastando.
10- País de fabrico.
Daqui para a frente, as informações aplicam-se, mais para países fora da Europa.
11- Normalização pela qual o pneu se rege, neste caso,
DOT = Departamento de Transportes (EUA). Departamento dos EUA que supervisiona as normas de segurança dos pneus.
Pode também aparecer:
ETRTO = Organização Técnica Europeia de Pneumáticos e Jantes - Bruxelas
ECE = Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (em Genebra)
FMVSS = Normas Federais de Segurança em Veículos a Motor (código de segurança americano)
12- Índice de carga (EUA) para a carga máxima. Nesta caso. 615 Kg por roda = 1356 libras (lbs.) onde cada libra corresponde a 0,4536 Kg.
13- Piso = abaixo do qual se encontram 4 lonas (1 tela de rayon (parte têxtil), 2 lonas com cinta de aço, 1 tela de nylon (parte têxtil).)
Parte Lateral = o revestimento do pneu é constituído por, neste caso, 1 tela de rayon.
14-Limite máximo de pressão dos pneus. (Exemplo: nos EUA 51 psi (sendo 1 bar=14.5 psi))
As informações dos números 15, 16 e 17 são baseadas em valores de comparação com pneus de referência-padrão dos EUA
15- Desgaste do Piso = Esperança de vida relativa do pneu, enquanto % do valor para o pneu de referência.
16- Tracção =
A,
B ou
C, conforme capacidade do pneu para travar em piso molhado, segundo a sua aderência ao solo.
(Os índices podem ir de
AA ao
C, sendo
AA o índice com maior aderência, e o
C o índice de menor aderência, aceitável.)
17- Temperatura =
A,
B ou
C, estabilidade da temperatura do pneu em velocidades mais elevadas. (Por exemplo, o
C é suficiente para cumprir as
exigências regulamentares americanas.)
(Os índices podem ir de
AA ao
C, sendo
AA o índice de maior resistência ao calor, e o
C o índice de menor resistência, definido por lei.)
18- Identificação para o Brasil.
19- Identificação para a China.
Fontes:
www.conti-online.com/
http://abcpneus.com.br/uniform_tire_quality_grading.asp
http://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus.php Quero coments.
(Se acharem que a imagem do pneu não está muito legível, por favor digam)