Autor Tópico: Comprar agora ou esperar por 2012?  (Lida 10735 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Comprar agora ou esperar por 2012?
« Responder #15 em: 24 de Novembro de 2011, 19:53 pm »
Viva,

João, eu também já dei por mim a pensar se haveria de trocar de carro já este ano (a minha Laguna, infelizmente, não foi tão abençoada como a tua Scénic...).
Duas ou três ideias: em primeiro lugar, a ideia dos stands de beira de estrada poderá ser boa, mas no meio da crise em que andamos, a maior parte deles está desesperada por vender os carros que tem, e não acredito que muitos deles tenham disponibilidade financeira para comprar mais carros (a não ser, claro está, que fosse na troca de outro carro, mas pelo que depreendo procuras um novo e não usado). O ideal seria encontrar um comprador particular, mas nem sempre aparecem, e ficarás sempre à espera até que apareça.
Por outro lado, tu ainda pagas o imposto automóvel "à antiga". Quanto pagas de selo? Trinta e tal euros, não? Procura saber quanto é o IUC para o veículo novo, e verás que o valor provavelmente andará na casa dos cento e tal euros/ano.
Mais: não sei se pretendes comprar a pronto ou a crédito, mas se for a crédito, começa já a pôr de parte o dinheiro que contas pagar de mensalidade na compra do novo carro. Abres uma conta num banco - acredita, com a falta de dinheiro que os bancos tugas têm, encontras depósitos razoavelmente bem remunerados. Entre o que ganhas em juros, o que poupas em juros por pedir um empréstimo menor e no IUC, paga a diferença de IA se comprares o carro no final do próximo ano.
A única coisa que poderá falhar é se tiveres que fazer alguma intervenção de maior nos próximos tempos - e assim de repente, e com o carro com 9,5 anos, quando é prevista a próxima mudança de distribuição? Eu estou numa situação idêntica (a minha Laguna tem 8 anos e 9 meses), e vou tentar aguentar mais um ano e meio, até à próxima mudança de distribuição (fazendo figas lá pelo meio que nenhum azar de maior bata à porta)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #16 em: 24 de Novembro de 2011, 20:12 pm »
Depois das ultimas respostas / opiniões só posso dar a minha ideia que era fazer a mesma coisa que eles ( Bruny , Brunof22 , nelsnonjrgomes ) escreveram .
Eu ficava como está e aguardava melhores dias

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #17 em: 24 de Novembro de 2011, 23:43 pm »
se a tua scenic for a gasolina , nem pensava 2 vezes , com a crise que anda ai , com os descontos que se conseguem arranjar , com stands a darem 3500€ , com a revisão da distribuição a aproximar se , era já na hora , amanhã ia a correr de manhã ao stand antes que se arrependem se de dar 3500€ por uma scenic com 12 anos ....

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #18 em: 25 de Novembro de 2011, 00:28 am »
Artur, não são 12 anos mas sim 9 anos e picos. Pelo que foi dito acerca da bomba de injeção, parece-me ser diesel. E a crise deste ano não me parece que desapareça em 2012 (antes fosse...), logo os descontos e "pressas" para vender carros parece-me que se vão manter para o ano. É verdade que no fim de cada ano civil os vendedores, para cumprirem objetivos, vendem carros com menores margens de lucro, mas se conseguir aguentar o carro mais um ano não me parece que perca assim tanto como isso - mas claro, estou contigo quando dizes que, se a distribuição tiver que ser mexida nos próximos tempos, as contas poderão ser outras...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #19 em: 25 de Novembro de 2011, 00:43 am »
esquece , cheguei cansado e li na diagonal :S
li 1999 em vez de 9 anos ... Pois , se for a diesel está no preço correcto .
De qualquer forma , eu sou apologista que se posso fazer um bom negocio agora , não vou estar a espera de um ainda melhor , pois a espera pode ser indefenida . Há carros neste momento em concessões renault ( por exemplo ) com 20% a 30% de desconto

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #20 em: 25 de Novembro de 2011, 06:07 am »
Eu posso estar a pensar mal, mas comprar carro no final do ano?? Não obrigado.
Passo a explicar; no final de ano em que as despesas são maiores não me agrada a ideia de ter que pagar seguro do carro, iuc e  inspecção tudo na mesma ja dificil altura.
Cumps

Offline joao c

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Quarteira
« Responder #21 em: 25 de Novembro de 2011, 10:16 am »
Obrigado a todos,
Apesar das opiniões contraditórias, ajudaram-me a reflectir. Só para esclarecer a minha Scnec é a diesel -1,9 TDI Conquest. Os carros que conheço que rebentaram o motor por volta dos 180.000km, tiveram uma manutenção cuidada tal como a da minha. Na verdade eram todas viaturas de uma empresa que em 2012 resolveu dar 6 Scenics aos seus quadros intermédios, para utilização total (serviço e particular). Entretanto com o agudizar da crise, a mudança de donos da empresa e de novas políticas remuneratórias, retiraram as viaturas proposeram-nos a compra. Por isso sei do que estou a falar (não é mito nenhum!). Duas delas deram o berro por volta dos 180.000 km (uma delas ainda levou motor novo) e a outra foi substituída pela própria Renault por um modelo mais recente (não sei pormenores da troca, mas sei que teve o mesmo problema da anterior). Das restantes 2 já foram vendidas (em retoma portanto perdemos-lhes os rastos) e outras 2 têm mais ou menos os mesmos Km que a minha e continuam a dar cartas. Mas 2 em 6, representa 30%, o que penso é uma probabilidade alta. E como não tenho qualquer outro carro, um arranjo prolongado cria-nos muitos problemas na rotina quotidiana.
Hoje vou ver um carro de serviço com um ano e 12.000km. O preço é praticamente o mesmo que o referido na revista Guia do automóvel, para esse modelo e idade. Pensava que vendiam os carros de serviço um pouco abaixo do seu valor comercial, mas este está só €90 abaixo do preço indicado da revista.
Darei conta do resultado.
Obrigado de novo.

Offline joao c

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 25 de Novembro de 2011, 10:18 am »
Correcção A data de compra das 6 viaturas Scenic foi Julho de 2002 e não 2012, como é óbvio.

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
« Responder #23 em: 25 de Novembro de 2011, 10:41 am »
Aperta com eles, quando comprei a laguna o preço ficou 6000€ a baixo do valor comercial

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #24 em: 25 de Novembro de 2011, 11:05 am »
A não ser que a mesma tenha uma extensa lista de equipamento opcional, e de grande valor, esse preço é demasiado alto.

Já agora, é Scenic 1.9dCi e não TDI... :)

Offline joao c

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 25 de Novembro de 2011, 12:53 pm »
Sim claro a Scenic é Conquest 1,9 dci. E tens razão o tal carro de serviço tem GPS, bluetouch, USB, leitor de cartões de memória, etc. mas mesmo assim está caro. Vou continuar a busca.

Offline joao c

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 06 de Dezembro de 2011, 13:04 pm »
Olá a todos, da minha ronda pelos Stands, descobri várias coisas:
1- A Renault no Algarve tem atendimento péssimo. Espera-se eternidades para se ser atendido, nunca têm o carro que queremos para test drive, não respondem a emails e quando o fazem não aceitam críticas e chegam a ser pouco correctos. Despedem vendedores e não informam o cliente, nem passam o processo para outro vendedor. Puxam dos galões de Marca lider em Portugal e deixam andar. Parece que nos estão a fazer um favor ao vender um carro. Um autentico inferno comercial, mesmo quando as vendas caiem 40%.

2- Por contraste a generalidade das restantes marcas são agressivas, mal entras no stand tens um vendedor dedicado. Dão-te as informações todas, oferecem-te test-drives, levam-te carrros ao teu local de trabalho só para os veres e experimentares, telefonam-te, enviam-te emails, descobrem sempre um desconto de última hora, ou o último carro de serviço disponibilizado para venda. Fazem tudo para vender, incluindo mentir sobre o aumento do ISV e consequentemente do valor do veículo para 2012, com o fim de campanhas, etc. Como se a crise em 2012 não se fosse agudizar!

3- Em todas as marcas só há 3 cores disponíveis, cinza claro metalizado, cinza escuro metalizado e preto. Eu sei que estamos em crise e até somos um povo cinzentão, mas caramba, não somos todos iguais. Outras cores, só por encomenda especial à fábrica, que demora entre 2 a 4 meses. Preço? Ninguém sabe. O tal problema do aumento dos impostos e fim das campanhas.

4- Colocar um carro há venda na internet é perigoso. És absolutamente bombardeado com SMSs e emails fraudulentos.

Enfim há crise, todos se queixam, mas mesmo assim é muito difícil comprar um carro em Portugal!

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #27 em: 06 de Dezembro de 2011, 14:20 pm »
Olá a todos, da minha ronda pelos Stands, descobri várias coisas:
1- A Renault no Algarve tem atendimento péssimo.

Tás a falar da Renault nos Salgados/faro?
Podia dar-te o numero do vendedor que me vendeu o carro, foi 5*****.
Mas tambem lá há quem ...enfim, é melhor não comentar.
Cumps ;)

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #28 em: 06 de Dezembro de 2011, 14:23 pm »
Em relação ao ponto 1 concordo na integra com o que foi escrito.
Não é à toa que fui comprar o meu carro na zona de Lisboa. Para além dos preços serem mais baixos o atendimento é completamente diferente.
Posso dar um exemplo que se passou comigo e que ilustra bem esta situação.
Quando andei à procura de carro dirigi-me a um concessionario da Peugeot e pedi os preços para um 207 1.6 HDI. Nesta altura tinham acabado de lançar a moda dos 90g de CO2 e mesmo depois de dizer que não queria esse modelo a vendedora insistiu em dar-me o preço desse modelo.
Insatisfeito, fui-me embora e no fim de semana fui a um concessionario peugeot em Lisboa, que por sinal pertencia ao mesmo grupo que o concessionario aqui de baixo.
Resumindo, para além do excelente atendimento deram-me os preços dos modelos todos e dos extras todos em que estava interessado e o posso-vos dizer que para o mesmo carro (motor e extras) custava menos 2000€ que aqui.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #29 em: 06 de Dezembro de 2011, 14:32 pm »
Em relação ao ponto 1 concordo na integra com o que foi escrito.
Não é à toa que fui comprar o meu carro na zona de Lisboa. Para além dos preços serem mais baixos o atendimento é completamente diferente.
Posso dar um exemplo que se passou comigo e que ilustra bem esta situação.
Quando andei à procura de carro dirigi-me a um concessionario da Peugeot e pedi os preços para um 207 1.6 HDI. Nesta altura tinham acabado de lançar a moda dos 90g de CO2 e mesmo depois de dizer que não queria esse modelo a vendedora insistiu em dar-me o preço desse modelo.
Insatisfeito, fui-me embora e no fim de semana fui a um concessionario peugeot em Lisboa, que por sinal pertencia ao mesmo grupo que o concessionario aqui de baixo.
Resumindo, para além do excelente atendimento deram-me os preços dos modelos todos e dos extras todos em que estava interessado e o posso-vos dizer que para o mesmo carro (motor e extras) custava menos 2000€ que aqui.

Quanto a valores, tambem fiz uma pesquisa e pedi orçamentos, em Lisboa ficava + barato 1500€, mas iria pagar 3500€ a + depois no final do contrato junto à ultima prestação, o chamado valor residual, looool