Autor Tópico: Pneus novos à frente ou atrás?  (Lida 20229 vezes)

Offline ABSPower

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Pneus novos à frente ou atrás?
« Responder #15 em: 11 de Janeiro de 2010, 19:35 pm »
Eu por mim é novos atras.

Se os pneus tiverem piores á frente sente-se como vai a direcção do carro...e se ele fujir sempre é mais facil ir lá "busca-lo" outra vez....desacelerando, virando menos..algo..

Se tiverem piores atras nao se sabe o que o eixo traseiro "anda a fazer", nao se tem o feeling do volante...e se foje nao é kk um que o vai buscar....

A minha opinião...vale o que vale.

Mas o ideal é quando á frente tiver a meio uso alternar com os detras e qd for pra mudar logo os 4, desta forma os 4 pneus têm +- o mesmo desgaste e idade.

Cumps

Concordo plenamente. Também penso assim.

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

Offline dangerepox

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira Island
« Responder #16 em: 11 de Janeiro de 2010, 20:37 pm »
Mesmo vendo este video, a minha ideia não muda.
Na minha opinião e experiencia com certeza ponha sempre os pneus novos a frente, como ja fiz, visto se o carro me sair fora numa curva sai detrás, e com o carro a jogar de trás conseguimos ter mais controle do carro, do que se jogar de frente perdemos completamente a direcção.
Como por exemplo podemos dar os carros de alta competição de drift, 95% dos acidentes é quando os carros jogam de frente, porque detrás eles teem o control total.

Offline cesarperry

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #17 em: 11 de Janeiro de 2010, 20:51 pm »
como eu custumo dizer uma vez a frente do meu carro fugiu me na rotunda ia a 40 km/h e os pneus tinham pouco desgaste pk tinha feito permuta e isto aconteceu em piso molhado, por isso não mudo de ideias em por 4 pneus novos é para isso que o dinheiro vale.

Twingo GT Clio 3

Offline Thunder

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Acabideche - Cascais
« Responder #18 em: 11 de Janeiro de 2010, 22:38 pm »
Já vi que as opiniões se dividem.
Realmente no que respeita a segurança não se brinca. Então pneus e travões....!
É sempre preferível colocar os 4 pneus novos, mas quando vi este vídeo reparei que vinha contrariar a acção de cruzar os pneus como muita gente faz.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #19 em: 12 de Janeiro de 2010, 02:08 am »
Mesmo vendo este video, a minha ideia não muda.
Na minha opinião e experiencia com certeza ponha sempre os pneus novos a frente, como ja fiz, visto se o carro me sair fora numa curva sai detrás, e com o carro a jogar de trás conseguimos ter mais controle do carro, do que se jogar de frente perdemos completamente a direcção.
Como por exemplo podemos dar os carros de alta competição de drift, 95% dos acidentes é quando os carros jogam de frente, porque detrás eles teem o control total.

Mas vê que nao estamos a falar de alta competição, estamos a falar numa utilização normal em que um condutor possa-se deparar com um imprevisto, na generalidade das pessoas podem n ter as "maozinhas" para a contra-brecagem, sendo mais facil o controlo qd o carro sai de frente.
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #20 em: 12 de Janeiro de 2010, 12:33 pm »
Eu acho que se deve por os novos atrás porque é um eixo que não temos controlo nenhum (nos tracção a frente que é a maioria dos carros), e por isso o melhor é ter os pneus que "agarrem mais" atrás para ser menos provável a traseira fugir.. à frente mesmo fugindo sempre se poder dar um toque de acelerador ou voante e quem sabe ter sorte e segurar o carro.. já atrás é mais complicado..

mesmo assim por razões económicas eu mudei dois pneus no clio e coloquei os novos a frente..

Offline Twilight

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
« Responder #21 em: 04 de Fevereiro de 2010, 16:29 pm »
Bem fiquem-se com a minha opinião que como ja dizem por aqui vale o que vale com a mais valia de ainda recentemente tive uma MUITO má experiencia com isto.

No megane foram colocados 2 pneus novos no eixo da frente. mantendo os de trás a meio uso. Note-se que a meio uso ainda faltava muito para chegar sequer aos marcadores (os altinhos que se vê no rasto do pneu)

Na A1 por volta do km 40 sentido lisboa-porto vinha eu num daqueles dias com alguma nebulosidade mas que até nem esta a chover e o sol espreita aqui e ali. O alcatrão semi-seco. Vou a uma velocidade que não considero ir a "ripar" por volta dos 150. quando ao fundo vejo aquilo que me pareceu nevoeiro. Quando me aproximo mais ainda me vem ha cabeça que podia ser chuva mas tão espesso só podia ser nevoeiro apesar de achar estranho nevoeiro naquela zona estando sol imediatamente antes mas como o carro que ia há minha frente travou de repente tomei mais atenção ao carro e ao espelho para ultrapassar visto ir na faixa da direita e ainda ter a do meio para me meter. Quando chego há faixa do meio é quando entro no nevoeiro. Meus amigos foi umas das piores trombas de agua que já vi. A estrada parecia um rio devo ter entrado um pouco a menos dos 150 eu apontava para os 140 mas não tive tempo de ver. Assim que entro na chuva e visto a estrada ali fazer uma curva ligeira para a direita começo a sentir a traseira a fugir. A frente manteve-se sempre certinha ou não fossem os pneus novos. Mas lembrem-se que os de trás não estavam carecas. Longe disso. Ainda tentei ir busca-lo e consegui... consegui apenas que ao endireitar a traseira fez efeito chicote começando a fugir para o outro lado e ai já não o consegui agarrar quando dei por mim estava a andar para trás em plena AE e a ir contra os rails de protecção.

Posso vos dizer sem qualquer stress que foi dos maiores cagaços que apanhei na minha vida.  Assim que o carro parou já sem 2 rodas saltei para fora da estrada com medo que fosse albarroado que só não aconteceu não sei bem como pq só ouvia camiões a tentarem se desviar e pessoal a buzinar e a travar pq a faixa da direita ficou ocupada.

Assim sendo para mim e pela minha experiência pneus novos SEMPRE atrás.
Venha quem vier com as teorias que quiser pois se fosse a frente a fugir o máximo que acontecia era mudar de faixa ate ele agarrar outra vez e nunca o tal efeito chicote que aconteceu.

Já agora e sendo a primeira vez que estou a falar nisto num local publico quero dizer que espero que nem todos os senhores que andam de BMW sejam como o senhor que eu ultrapassei que limitou-se a travar a ver o meu acidente e quando o meu carro parou limitou-se a arrancar para nunca mais o ver.

E para quem se lembrar de no dia 30 de Setembro de 2009 um megane Preto todo partido na AE quero agradecer aos senhores de 2 carros que pararam na berma da estrada a perguntar se eu precisava de ajuda e que eu mandei seguir que estava tudo bem e eles ali não estavam muito bem parados. Um especial agradecimento aos bombeiros de uma ambulância que vinha de trazer uma senhora de uma consulta em lx e ao ver ao acidente pararam e me auxiliaram tendo o condutor ido para a estrada fazer de sinaleiro para desviar o transito apesar de estar a chover intensamente e a bombeira, uma miúda nova que ao me ver atrapalhado há procura do telemóvel dentro do carro veio me ajudar a procura-lo para me levar para dentro da ambulância.

Outra palavra de apreço a um senhor que nao teve tempo de se desviar e passou o meu triângulo a ferro que fez questão de parar para me entregar o dele. Tocou-me o gesto se fosse outro qualquer tinha seguido. Claro que não aceitei. Mas agradeci a oferta.

Para terem uma ideia o meu telemóvel estava naquele buraco por baixo do autoradio e foi para dentro da bolsa da porta traseira esquerda. O carro não galgou o separador lateral por pura sorte pois fez uma especie de "skate" em cima do separador.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
« Responder #22 em: 09 de Fevereiro de 2010, 12:37 pm »
grande acidente... o que interessa e que nao te aconteceu nada!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #23 em: 09 de Fevereiro de 2010, 17:23 pm »
Bom, eu uns post´s acima também dei a minha opinião, e disse que meteria os novos a frente, curiosamente uns dias depois recebo um mail com um video de um teste a esta situação, onde testam os carros com pneus novos a frente e depois a traz. É surpreendente como a diferença é enorme, o carro com os pneus novos a frente perde o controlo muito mais facilmente.

Por isso dou a mão a palmatoria e da próxima vez que tiver que meter só dois pneus, vão direitinhos para o eixo traseiro.

Abraço!