Autor Tópico: Pneus novos à frente ou atrás?  (Lida 20232 vezes)

Offline Thunder

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Acabideche - Cascais
Pneus novos à frente ou atrás?
« em: 10 de Janeiro de 2010, 22:59 pm »
Olá amigos,

Quando só há possibilidade de colocar dois pneus novos, grande parte dos condutores opta por colocar os novos à frente e deixando os mais gastos no eixo traseiro.

Depois de verem o vídeo indicado, a vossa opinião muda ou nem por isso ?

Cumprimentos,
Thunder

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Pneus novos à frente ou atrás?
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2010, 23:07 pm »
a minha opinião não é colocar atras ...
é colocar os pneus novos no eixo que não tem tracção

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2010, 23:35 pm »
Ora bem, eu na tempra passei os usados para trás e meti uns novos à frente... Como é sabido, apesar de a força de travagem ser distribuida pelas 4 rodas, as rodas da frente sentem mais impacto, a força do peso vai ser maior à frente, pelo que aquando de uma travagem é preferivel ter os pneus novos à frente, algo que aí no video nao mostraram, apenas o comportamento em curvas com fraca aderencia.
Mas o video tem a sua razao, se atrás estiverem uns pneus com pouca aderencia, o carro tem tendencia a fugir de traseira, isso é certo e sabido, mas como eu por habito ando devagar em chuva, é situação que nao me preocupa, claro que pode acontecer ter de dar uma ginada e nao saber onde vou parar, contudo equacionando entre por pneus novos à frente ou atrás, metia à frente, porque a probabilidade de dar essas guinadas a andar depressa é baixa, e as travagens fortes, sao bem mais frequentes, pelo menos no meu caso  :wink:

Mas bom post  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2010, 23:36 pm »
Ah e referi a tempra devido a nao ter sistema de ABS, que hoje em dia ja facilita e muito  :wink:

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2010, 00:08 am »
eu ja experimentei as duas maneiras e sinceramente nao senti grandes diferencas. mas tambem nao ando com os pneus ate ao arame...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2010, 07:30 am »
Eu também nunca andei com os pneus nos arames, e já troquei só dois pneus, embora já não o faça há muito tempo. Seja como for, também optei por meter novos a frente visto ser onde a meu ver há mais probablidades de o carro derrapar seja a arrancar seja a fugir de frente numa curva, rotunda etc.
Poderei estar errado, mas a minha ideia é esta.

Abraço

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2010, 08:10 am »
eu continuo na minha, novos á frente para teres direcção.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2010, 15:02 pm »
eu continuo na minha, novos á frente para teres direcção.

Escrevi muito e esqueci-me desta parte... concordo tambem com isto...

Offline NEON

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2010, 15:36 pm »
eu aqui a uns tempos ia na auto estrada descansado da vida, e como não tinha ninguém na estrada resolvi puxar pelo carro, pois é um carro de cidade e vai pouco para a auto estrada...
eu ia muito bem quando depende fiquei com um pneu "descascado", ia na casa dos 160km/h, o pneu não rebentou, mas podia ter sido muito grave, pois a parte do cardado ficou enrolada no tambor do travão do carro.
eu travei logo de forma a parar rapido mas sem fazer derrapagem.

depois disso comprei 4 pneus numa promoção que havia e pus 2 novos a traz...
antes disso sentia que o carro fugia um bocado de traseira, e agora tem uma boa aderência...
depois disseram-me que devia ter posto a frente porque põe-se os novos sempre a frente, etc etc...
eu na minha opinião penso que depende ou tem a ver da forma que a pessoa conduz e onde conduz, é preciso ter uma boa aderência a traz mas também a frente.

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2010, 16:05 pm »
Eu já tive dois Chefes de Oficina a dizer-me pra meter atrás. Um da Multiauto outro da Norauto. Pra evitar o famoso "understeering", pra evitar o maior desgaste que na frente os pneus levam (direção+tração), mais um possível desalinhamento futuro a comer os novos, etc etc, e assim é como tenho feito, novos atrás...

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline cesarperry

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2010, 16:10 pm »
Boas já tive aqui a ver os vossos textos e a uma coisa que não concordo, porque o pneu é o que tem contacto com o pavimento se ele tiver gasto foge tanto em chuva como em piso seco, eu geralmente não entro naquela politica a frente novos ou atras novos, prefiro por os 4 novos de uma vez tenho mais segurança para mim e para os outros e é sempre outra coisa do que andar com novos a frente e velhos a atrás, a coisas na vida que nao se deve comprometer a nossa vida por uns euritos para por o conjunto completo. Outra coisa tive uns dunlop sp sport 9000 pus novos e em chuva fujiam muito não sei se era defeito de fabrica o que é certo duraram 52 mil km mesmo com conduçao desportiva que utilizo. Acabei de adquirir uns toyo t1 r proxes e posso dizer que cada pneu custa 55 euros e não foi caro poque geralmente os pneus de marca branca custa 40 a 50 euros, tenho mais tração no carro por serem 4 novos mais segurança e outra coisa que notei nos toyo são bons em chuva e em piso seco bons quando falo são excelentes. Por isso amigos na hora de trocar pneus pensam na vossa segurança e nas vossas vidas pk o pneu é fundamental para manobarar o veiculo.

Twingo GT Clio 3

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2010, 16:19 pm »
Uma técnica que sempre apliquei em todos os carros que tive até hoje é a de trocar os 4 logo de uma só vez. Está é apenas uma opinião pessoal e não representa de maneira nenhuma estar contra ou a favor das opiniões expostas.
De qualquer forma acho que a teoria de colocar os novos no eixo que não tem tracção tem lógica, pois para além da travagem, o condutor não tem qualquer controlo sobre ele.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2010, 16:35 pm »
Este tema baralha-me sempre, mesmo depois da explicação do Hammond num TopG, onde o final de cada explicação era sempre "and you crash on a tree and you die.." ;p

http://ezinearticles.com/?Oversteering-Or-Understeering---Which-is-Safer?&id=2357326

4pneus duma vez é bem, mas pesa mais no orçamento e quando se tem um par com pouco mais de 1ano e pouco mais de 20mil, como foi o meu caso.. ;)

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline lima6k

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: renaultlandia
« Responder #13 em: 11 de Janeiro de 2010, 17:13 pm »
eu novos sempre a frente, o eixo k gasta 1ro e sempre o da frente.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #14 em: 11 de Janeiro de 2010, 18:53 pm »
Eu por mim é novos atras.

Se os pneus tiverem piores á frente sente-se como vai a direcção do carro...e se ele fujir sempre é mais facil ir lá "busca-lo" outra vez....desacelerando, virando menos..algo..

Se tiverem piores atras nao se sabe o que o eixo traseiro "anda a fazer", nao se tem o feeling do volante...e se foje nao é kk um que o vai buscar....

A minha opinião...vale o que vale.

Mas o ideal é quando á frente tiver a meio uso alternar com os detras e qd for pra mudar logo os 4, desta forma os 4 pneus têm +- o mesmo desgaste e idade.

Cumps
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe