Lewis Hamilton vence GP dos EUASebastian Vettel dominou todas as sessões de treinos livres e qualificação, mas na hora da verdade, o mais forte foi Lewis Hamilton, que venceu o GP dos EUA, na frente do alemão da Red Bull. Fernando Alonso foi terceiro classificado, o máximo que podia almejar nesta corrida, em condições normais, rumando agora ao Brasil a 13 pontos de Sebastian Vettel, onde precisa de vencer e esperar que Vettel não consiga melhor que o quarto lugar, para ser campeão. Muito difícil. A competitividade atual dos monolugares deixa antever grandes dificuldades para Alonso, mas a verdade é que, pelo que já se viu em recentes decisões de campeonato, algumas delas no GP do Brasil, tudo pode acontecer. Sebastian Vettel perdeu aqui uma boa oportunidade de colocar uma margem quase incansável para Alonso, mas a verdade é que o derradeiro terço de corrida de Lewis Hamilton foi absolutamente soberbo, passando Vettel que nem um míssil, depois do alemão dominar boa parte da corrida. Com estes resultados e apesar da desistência de Mark Webber, a Red Bull já assegurou o título de Construtores. Mas a vontade de festejar na equipa não é muita já que regressaram os problemas de alternador (foi essa a razão do abandono de Webber), o que está a deixar nervosos os homens da Red Bull. Fernando Alonso foi terceiro classificado, aproveitando da melhor forma a benesse que a sua equipa lhe deu, ao 'penalizar' propositadamente Felipe Massa na grelha, quebrando o selo da caixa de velocidades do monolugar do brasileiro, sem a mudar. Dessa forma, Alonso avançou uma posição na grelha e passou para o lado direito da pista, o que verdadeiramente interessava ao espanhol, que realizou uma boa partida, 'saltando' de sétimo para quarto, ascendendo à terceira posição após o abandono de Webber. O bom samaritano Felipe Massa recuperou da 11ª posição onde partiu, terminando em quarto, atrás do seu companheiro de equipa na Ferrari. Jenson Button (McLaren-Mercedes) foi quinto na frente de Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) que depois duma boa fase inicial de corrida, se apagou por completo. A Mercedes teve uma péssima corrida com Michael Schumacher a cair da 5ª posição onde partiu para 14º antes da sua primeira paragem nas boxes. Terminou no 16º lugar, três posições na frente de Nico Rosberg, a quem também nada correu bem hoje. No campeonato, e para além do campeão de 2012, ficam por decidir o quinto lugar (Mark Webber tem quatro pontos de avanço para Jenson Button), o oitavo lugar, entre Romain Grosjean e Nico Rosberg (três pontos de diferença), sendo que na segunda metade do pelotão há também ainda, talvez, algumas contas para ajustar, como por exemplo a 15ª posição de Schumacher... Classificação 1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h35:55.2692. Vettel Red Bull-Renault a 0.6003. Alonso Ferrari a 39.2004. Massa Ferrari a 46.0005. Button McLaren-Mercedes a 56.4006. Raikkonen Lotus-Renault a 1:04.4007. Grosjean Lotus-Renault a 1:10.3008. Hulkenberg Force India-Mercedes a 1:13.7009. Maldonado Williams-Renault a 1:14.50010. Senna Williams-Renault a 1:15.10011. Perez Sauber-Ferrari a 1:24.30012. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari a 1:24.80013. Rosberg Mercedes a 1:25.500 14. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1 Volta15. Di Resta Force India-Mercedes a 1 Volta16. Schumacher Mercedes a 1 Volta17. Petrov Caterham-Renault a 1 Volta18. Kovalainen Caterham-Renault a 1 Volta19. Glock Marussia-Cosworth a 1 Volta20. Pic Marussia-Cosworth a 2 Voltas21. De la Rosa HRT-Cosworth a 2 Voltas22. Karthikeyan HRT-Cosworth a 2 Voltas Abandonos Webber Red Bull-Renault 17ª voltaVergne Toro Rosso-Ferrari 15ª volta Campeonatos Pilotos 1. Vettel 2732. Alonso 2603. Raikkonen 2064. Hamilton 1905. Webber 1676. Button 1637. Massa 1078. Grosjean 969. Rosberg 9310. Perez 66 11. Kobayashi 58 12. Hulkenberg 53 13. Di Resta 46 14. Maldonado 45 15. Schumacher 43 16. Senna 31 17. Vergne 12 18. Ricciardo 10 Construtores 1. Red Bull-Renault 4402. Ferrari 3673. McLaren-Mercedes 3534. Lotus-Renault 3025. Mercedes 1366. Sauber-Ferrari 1247. Force India-Mercedes 998. Williams-Renault 769. Toro Rosso-Ferrari 22Ler mais: http://autosport.sapo.pt/lewis-hamilton-vence-gp-dos-eua=f109362#ixzz2CcAN7kHW
Sebastian Vettel Campeão do Mundo de F1Jenson Button venceu o GP do Brasil de Fórmula 1, com Sebastian Vettel a assegurar o título de Campeão do Mundo de F1, não sem antes apanhar um valente susto, depois de ter caído para o último lugar na primeira volta da corrida, na sequência duma colisão. O piloto alemão terminou no sexto lugar da corrida, uma posição mais do que suficiente, já que Fernando Alonso foi ‘apenas’ segundo, terminando o campeonato a três pontos de Vettel.Sebastian Vettel assegurou o título Mundial de F1 na sequência duma corrida muito animada, e com desfecho incerto, que manteve presos ao ecrã (ou ao vivo) todos os que seguiram a decisão do título mundial de 2012. Ambas as fações (Red Bull e Ferrari) tiveram momentos de alegria, tristeza e incerteza, mas no fim foi a Red Bull e os seus adeptos a festejarem, depois dos tifosi terem iniciado o Grande Prémio em êxtase em virtude do acidente que levou a que Vettel caísse para a última posição. Dentro do azar, o alemão teve sorte já que o seu Red Bull não ficou com danos que o impedissem de prosseguir a corrida e depois disso, encetou uma recuperação como só ele sabe, e como fez em abu Dhabi, depressa chegando aos lugares pontuáveis. Depois disso, e sabendo do que se ia passando à sua frente, manteve o andamento, colocou-se à margem de qualquer erro e ‘rezou’ para que o seu Red Bull (e o McLaren) de Button, aguentasse até ao fim. E porquê o McLaren de Button? Simples. Tendo em conta as contingências da corrida, Lewis Hamilton passou pela liderança, e depois foi um surpreendente Nico Hulkenberg a fazê-lo. Com as diversas trocas de pneus devido à chuva que por vezes reaparecia, o alemão da Force India deitou fora qualquer possibilidade duma boa classificação ao colidir com Lewis Hamilton, que ficou pelo caminho. Quem beneficiou foi Jenson Button, que a partir daí liderou até final sem quaisquer problemas. Atrás de si, há muito rodavam os Ferrari, com Alonso na frente de Massa. Sabendo que Vettel era sexto, e com Button a 20 segundos na frente, só mesmo um problema mecânico no McLaren (ou no Red Bull de Vettel) poderia dar o título ao espanhol, que terminou a três pontos do alemão nas contas dum campeonato muito disputado e emotivo. Lewis Hamilton terminou a sua carreira na McLaren na liderança da corrida, desistindo depois do toque de Nico Hulkenber, e Michael Schuamcher encerra a sua carreira no sétimo lugar, logo atrás do tricampeão do munido, seu compatriota Vettel. Classificação 1. Button McLaren-Mercedes 1h45:22.6562. Alonso Ferrari + 2.7543. Massa Ferrari + 3.6154. Webber Red Bull-Renault + 4.9365. Hulkenberg Force India-Mercedes + 5.7086. Vettel Red Bull-Renault + 9.4537. Schumacher Mercedes + 11.9008. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 28.6009. Kobayashi Sauber-Ferrari + 31.20010. Raikkonen Lotus-Renault + 1 Volta11. Petrov Caterham-Renault + 1 Volta12. Pic Marussia-Cosworth + 1 Volta13. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1 Volta14. Kovalainen Caterham-Renault + 1 Volta15. Rosberg Mercedes + 1 Volta16. Glock Marussia-Cosworth + 2 Voltas17. De la Rosa HRT-Cosworth + 2 Voltas18. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 Voltas19. Di Resta Force India-Mercedes + 3 Voltas Abandonos Hamilton McLaren-Mercedes 55ª voltaGrosjean Lotus-Renault 6ª voltaMaldonado Williams-Renault 2ª voltaSenna Williams-Renault 1ª voltaPerez Sauber-Ferrari 1ª volta Campeonatos Pilotos 1. Vettel 2812. Alonso 2783. Raikkonen 2074. Hamilton 1905. Button 1886. Webber 1797. Massa 1228. Grosjean 969. Rosberg 9310. Perez 66 11. Hulkenberg 63 12. Kobayashi 60 13. Schumacher 49 14. Di Resta 46 15. Maldonado 45 16. Senna 31 17. Vergne 16 18. Ricciardo 10 Construtores 1. Red Bull-Renault 4602. Ferrari 4003. McLaren-Mercedes 3784. Lotus-Renault 3035. Mercedes 1426. Sauber-Ferrari 1267. Force India-Mercedes 1098. Williams-Renault 76 9. Toro Rosso-Ferrari 26Ler mais: http://autosport.sapo.pt/sebastian-vettel-campeao-do-mundo-de-f1=f109446#ixzz2DGiqutYP
Red Bull feared that Sebastian Vettel would be forced out of the Brazilian Grand Prix as the result of his opening lap clash with Bruno Senna.The German was spun after colliding with Senna on the entry to Turn 4, and he was hit again by the Brazilian when his Red Bull was facing the wrong way.The contact badly damaged the rear bodywork of Vettel's Red Bull car, and left team chiefs on the pit wall worrying that their title chances were about to be derailed.When asked if there was concern that the damage was big enough to cause Vettel to retire, team principal Christian Horner said: "Absolutely."There was quite a lot of damage to the exhaust and they're sensitive bits of equipment. So for them to receive an impact like that, of course, it was massively concerning."Red Bull technical chief Adrian Newey believed that the damage to the car was at the absolute limit of what it could take."It's probably about as bad as you can possibly have and still finish the race," he told AUTOSPORT.Newey was seen studying close-up images of Vettel's damaged car on the pit wall in the early stages of the race. He revealed that the team had to react at various stages of the race to ensure that the damage did not get worse."We monitor the loads through the pushrods, as I'm sure all teams do, so we could see that we had lost downforce, particularly at the rear," he added."At the first stop, we adjusted the front wing slightly."But you're carrying that lack of downforce because there's nothing you can do about that."Then the other big concern was the crease that we could see in the exhaust system."If the exhaust breaks, which there has to be a high probability of with that sort of damage, it would probably catch the bodywork on fire at that point and your race is over."So we changed the engine mapping to try and minimise the exhaust temperature. We lost a bit of performance in the process and just tried to get it home."Despite the damage, Vettel secured a sixth place finish in the Brazilian GP that was good enough for him to secure his third straight title.http://www.autosport.com/news/report.php/id/104603
Para o ano há mais e que seja pelo menos tão animada como foi esta