Autor Tópico: [Ajuda] Ovais para a chapeleira  (Lida 10633 vezes)

Offline TavzMegane

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila do Conde
[Ajuda] Ovais para a chapeleira
« em: 03 de Dezembro de 2011, 15:24 pm »
Já com a audio connection box montada e a funcionar, eis que me viro para outra coisa que quero mudar no meu Renault Megane II - as colunas. O meu electricista aconselhou-me a mudar apenas as da portas da frente e a por duas ovais na chapeleira. A ideia agrada-me. Além disso, deu-me à escolha a marca das colunas... Pioneer, Sony, JBL, etc.
Outro dos medos é que a chapeleira quebre... mas já me disseram que se colocasse uma barra por baixo da chapeleira não haviam problemas mas sobre isso ainda me vou informar.
O que vos quero pedir é ajuda sobre a marca a escolher para as colunas... ou mais qualquer coisa que queiram ajudar   :grin:

Desde já obrigado por toda a ajuda que têm dado, ajuda essa que me levou a comprar a connection box e não gastar rios de dinheiro num rádio com todos os riscos de incompatibilidade existentes.

Abraço!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: [Ajuda] Ovais para a chapeleira
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2011, 20:32 pm »
vários conselhos :

- com o rádio de origem não vais tirar muito mais partido com outras colunas
- não fures a chapeleira , ou compras uma na sucata e furas ou faz uma em MDF por exemplo
- se não vais mudar o rádio , procura o conjunto da cabasse para o rádio de origem , ganhas melhores graves e mesmo nos tweeters tambem melhora a qualidade ( pergunta ao pedrob , tinha umas alpine e optou pelas de origem )

Offline rscanelas

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leça da Palmeira
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2011, 11:16 am »
Sou apologista de que colunas acima dos 100w devem ter um amplificador adequado independentemente de ter ou não um bom radio.. 
Em relação a marcas eu gosto das JBL e Alpine por causa da qualidade que para alem de se ouvir, sente-se.. :)

abraços

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2011, 14:28 pm »
É verdade sim sr. com as alpine ficou cm menos qualidade.
As cabasse de origem "aproveitam" melhor o radio, as alpine ja tinham que ser cm amplificacao
As ovais vao te dar graves.. é um desenrasque para quem n quer por sub.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 14:30 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Markx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
« Responder #4 em: 13 de Dezembro de 2011, 01:11 am »
Sou apologista de que colunas acima dos 100w devem ter um amplificador adequado independentemente de ter ou não um bom radio.. 
Em relação a marcas eu gosto das JBL e Alpine por causa da qualidade que para alem de se ouvir, sente-se.. :)

abraços
Errado! Mau rádio, mau sinal, e ai não há amplificadores que deem a volta ao sinal enviado pelo rádio! A unica forma de contornar a situação é usando um processador tipo o Audison Bitone! Em relação ás potência eu já disse por ai e mais do que uma vez o seguinte: Os rádios têm no maximo 20/22 wrms até podes ter uma colunas de 1000 wrms que elas só vão tocar até 22 wrms dai para cima só distorção!

Offline Markx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
« Responder #5 em: 13 de Dezembro de 2011, 01:20 am »
Outra coisa como o Artur disse e bem "com o rádio de origem não vais tirar muito mais partido com outras colunas", isto porquê? Porque quando (neste caso) a Renault pediu à Cabasse (por exemplo) para desenvolver um sistema de Audio este é feito como um todo, em que os elementos "encaixem" entre si na perfeição! Isto aconteçe mudando o rádio e mantendo as colunas e vice versa! Quando por vezes pensamos que vamos melhorar só estragamos! Dou-te um exemplo há dias testei o som do meu Laguna tirando o Cabasse e pondo um rádio aftermarket resultado ficou uma cagáda em 4 tempo, depois testei com o meu Pioneer P88, e mesmo com muito processamento em cima continuou uma cagada. ISto foi só um teste porque o Laguna II é para manter todo de origem, ja o Laguna I...  :dance:

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #6 em: 28 de Dezembro de 2011, 09:03 am »
Olá a todos!

Se vais colucar colunas aftermarket ligadas directamente ao auto rádio, tens que as saber escolher, para elas te tocarem mais ou menos e não andares de cavalo para burro. :wink:

Dou-te uma sugestão de umas ovais para ligares directamente ao auto rádio:

Macrom M3C.691MKII com 35wrms e 92db de sensibilidade. :wink:

http://www.macrom.it/en/altoparlanti/altoparlanti-m3-coassiali

Se quiseres umas muito boas tens sempre estas:

Coral DLC 507 com 40Wrms e 90db de sensibilidade

http://www.coralelectronic.com/dlc-507/1780

Espero ter ajudado.

Abraços!

Offline rscanelas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 28 de Dezembro de 2011, 10:05 am »

abraços
Errado! Mau rádio, mau sinal, e ai não há amplificadores que deem a volta ao sinal enviado pelo rádio! A unica forma de contornar a situação é usando um processador tipo o Audison Bitone! Em relação ás potência eu já disse por ai e mais do que uma vez o seguinte: Os rádios têm no maximo 20/22 wrms até podes ter uma colunas de 1000 wrms que elas só vão tocar até 22 wrms dai para cima só distorção!

Distorção só acontece se as colunas não aguentarem com a potencia recebida.

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 28 de Dezembro de 2011, 10:35 am »

abraços

Errado. o Markx tem toda a razão. Alás, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, as colunas tambem se danificam (a médio/longo prazo) por distorcerem por falta de papinha do rádio/amplificador.

Abraços!

Offline rscanelas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 28 de Dezembro de 2011, 11:06 am »

abraços

Errado. o Markx tem toda a razão. Alás, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, as colunas tambem se danificam (a médio/longo prazo) por distorcerem por falta de papinha do rádio/amplificador.

Abraços!

ja alguma vez te aconteceu isso?? lol já que é preciso explicar tudo.. as colunas se não tiverem amp suficiente ou nao tocam ou tocam baixo.. eu só falo da experiencia que tenho, não do que ouço dizer..

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2011, 11:43 am »

abraços

Abraços!

ja alguma vez te aconteceu isso?? lol já que é preciso explicar tudo.. as colunas se não tiverem amp suficiente ou nao tocam ou tocam baixo.. eu só falo da experiencia que tenho, não do que ouço dizer..
Olá!

Se leres bem o que eu respondi em cima irás reparar que eu digo, "as colunas tambem se danificam (a médio/longo prazo) por distorcerem por falta de papinha do rádio/amplificador".

E sim, convem explicar o porque de esse fenomeno acontecer, para que outros utilizadores que não sabem, poderem aprender ao visitar o forum/tópico.

As colunas vão distorcer, porque o sinal que lhes chega tambem já vem distorcido do auto rádio/amp. Isto acontece porque as colunas, como não lhes chega potencia suficiente para as fazer mexer na sua totalidade, tocam baixo e a malta aumenta o volume do auto rádio para as fazer tocar mais alto (por vezes até mexem no fader do auto rádio para as obrigar a acompanhar o volume de outras colunas que estejam no sistema/veículo), mas esquecem-se que o amplificador interno do auto rádio a partir de um determinado volume começa a distorcer e envia esse sinal para as colunas que tambem o vão tentar reproduzir a musica já distorcida pelo amplificador interno do auto rádio. Como as colunas não foram estudadas para reproduzir sinal com distorção, mas música, vão-se danificando a médio/longo prazo.;)

Por isso é que os instaladores aconselham, quando não consegues arranjar colunas com potencia rms igual ao amplificador que tens, a escolher colunas que tenham potencia rms superior, mas com uma boa sensibilidade, para que elas se mexam com sinais mais fracos aos nominais e mesmo assim tocarem alto.

Espero ter conseguido passar a ideia.

Abraços!

Offline rscanelas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2011, 11:51 am »
E eu continuo a dizer.. ja alguma vez ficas-te com uma coluna danificada por não ter amp suficiente???
eu só falo da minha experiencia e nunca me aconteceu isso em tantos anos de instalações.. eu não falo do que os instaladores aconselham, porque muita coisa do que dizem é só teoria o que é bem diferente da pratica.

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2011, 12:55 pm »
E eu continuo a dizer.. ja alguma vez ficas-te com uma coluna danificada por não ter amp suficiente???
eu só falo da minha experiencia e nunca me aconteceu isso em tantos anos de instalações...
Sim! As que estavam na minha anterior carrinha atrás. Começaram a fazer ruido. :(

Já agora, és instalador?

Isso de ser só teoria tem muito que se lhe diga no que toca a qualidade de som. Concordo que existe alguns pormenores que uma grande parte dos utilizadores não têm o ouvido treinado para apanhar, mas que fazem diferença faz (por exemplo a diferença entre uma excelente orientação dos tweeters de apenas uma boa orientação).

Colocar umas colunas a tocar direito não é só apertar 4 parafusos (quando existem) directos à quartela.

Abraços!

Offline rscanelas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 28 de Dezembro de 2011, 16:31 pm »

Sim! As que estavam na minha anterior carrinha atrás. Começaram a fazer ruido. :(

Pode muito bem ter sido por terem ficado secas..

Eu gostava de ajudar o TavzMegane e o meu conselho final é que se optares por por colunas ovais na chapeleira faz como o Artur disse e junta um amplificador adequado. Se forem colunas de 3 vias melhor. já vais ficar contente.

Nao vou continuar a gastar teclas com jose.ribeiro
Abraços!

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #14 em: 28 de Dezembro de 2011, 17:04 pm »
Pode muito bem ter sido por terem ficado secas..

Também pode ser porque uma borboleta bateu as asas com mais força no Japão...

Epah, eu disto não percebo nada mas não gosto nada da atitude de considerar o conhecimento "cientifico" / teórico menos válido que o supra sumo conhecimento empírico. Ainda para mais quando fundamentado dessa forma "Pode muito bem ter sido por terem ficado secas..." Pois a SIDA também não mata, as pessoas morrem porque se constipam... O conhecimento "teórico" diz-nos que a SIDA não permite a cura da simples constipação, mas o conhecimento empírico diz que ele estava constipado e complicou-se por isso morreu, acontece.... (O exemplo é drástico mas o principio é o mesmo)

Teoricamente (e mesmo não percebendo nada disto parece-me perfeitamente lógico) as colunas deterioram-se por receberem mau sinal dos amplificadores, mas na prática tu dizes que isso acontece porque ficaram secas, isso é de facto uma argumentação muito forte que de facto dispensa qualquer tipo de gasto de teclas... Pois da minha parte não fui capaz de deixar passar sem "gastar teclas" mesmo sabendo que não servirá de nada....