Peço desculpa de continuar mas gostava que explicassem o que é a impedância associada ás colunas de autoradio já que só falam em amp e watt's e etc's
Olá!
O Rui já respondeu a esta pergunta, mas eu vou tentar deixar aqui uma outra explicação da impedância para o pessoal que não percebe nada do assunto (eu sou um deles) e quer ir às compras e não quer fazer asneira na compra de umas colunas novas relativamente à impedância.
Considerem a impedância de uma coluna como a unidade (ohm) que mede a resistência ("dificuldade") que a "musica" tem em passar por ela.
Quanto mais alto este valor, mais "dificuldade" a "musica" tem em passar por uma coluna (como se fosse a % de inclinação de uma súbida para nós).
Ao lerem o que eu disse atrás, vocês podem pensar, então toca a colocar este valor a 0 ohm e a "musica" já não vai ter "dificuldade" nenhuma em passar em passar. Realmente isso é verdade, mas vai provocar um curto circuito (vejam a lei de ohm os mais entendidos) porque a "musica" não vai ter nenhuma dificuldade à sua passagem e irá aumentar até ao infinito (não chega lá, porque a saÃda do auto rádio/amplificador vai queimar antes, se não fundir primeiro o fusivel de protecção).
Então a industria do som, teve que criar valores standard de impedância para que os fabricantes de auto rádios/amplificadores construissem os seus aparelhos com saidas estáveis para uma determinada "resistência"/impedância/"dificuldade" ligadas a eles.
O valor de impedância normal no car audio (no home audio o valor da impedância é diferente) é de 4 ohm, mas existem fabricantes de colunas em que esse valor é diferente (por ex. a JBL com 2ohm e blaupunkt serie velocity com 3ohm).
Quando temos colunas dessas para instalar, antes temos que verificar as especificações do nosso auto rádio/amplificador se é estável com esse valor de impedância ligada a uma das suas saÃdas, porque o auto rádio/amp ao ter uma "resistência"/impedância/"dificuldade" menor do que os standard 4ohm ligada à sua saÃda não vai ter tanta "dificuldade" (vejam como o esforço que temos a correr a subir e andar em plano) e vai dar-lhe mais "musica"/potência à coluna. Isto é muito bonito, mas como o material foi estudado para dar uma determinado quantidade de "musica"/potência ao estar a dar mais do que esse valor, vai entrar em esforço e aquecer, podendo não aguentar e queimar (fica instável).
Vamos ver aqui um exemplo de umas especificações de amplificador para terem uma ideia de valores:
Blaupunkt GTA 4 special
Max. total power - 760 (2 channel mode)
RMS power 4 ohms - 4 x 60 watts / 2 x 160 watts
RMS power 2 ohms - 4 x 85 watts
Max. power 4 ohms - 4 x 120 watts / 2 x 380 watts
Number of channels - 4/3/2
Speaker outputs - 4
reparem que quanto menor a impedância ligada ao amplificador (valor da potencia rms com colunas de 4ohms e valor da potencia em rms com colunas 2ohms) maior é a potencia (valor estável) que ele vai debitar para as suas saidas (a "dificuldade" vai ser menor).
Espero ter conseguido passar o conceito de impedância com esta explicação simplória e nada teorica na minha opinião e mais uma vez digo que não pesco nada disto, porque este mundo tem muito que se lhe diga e muitos pormenores que é preciso ter em atenção para que o resultado seja bom. Por isso é que uma instalação correcta de um material de entrada pode bater uma instalação feita sem ter atenção a determinados pormenores, mas que fazem uma grande diferença no resultado final.
Abraços!