Autor Tópico: WRC 2012  (Lida 21136 vezes)

Offline Rui

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WRC 2012
« em: 05 de Dezembro de 2011, 12:53 pm »
Numa altura em que não se sabe ainda se a Ford terá representação oficial em 2012, em que a Mini anda em busca de patrocínios, pois com o envolvimento da BMW no DTM alguns recursos (financeiros) foram desviados, apenas a Citroën tem a presença mesmo confirmada.

Citroën: Sebastian Loeb e Mikko Hirvonnen
Ford: Jari-Matti Latvala
Mini: Dani Sordo e Chris Meeke

O ex colega de Loeb (Sebatian Ogier) transferiu-se para a VW, mas terá um programa reduzido, porque a sério mesmo só em 2013.

Para finalizar, os highlights do WRC 2011:

Best of WRC 2011 (Season highlights)


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Offline Brunof22

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Re: WRC 2012
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2011, 13:32 pm »
colei neste video  :tongue:

Offline joaosa85

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Re: WRC 2012
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2011, 13:54 pm »

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?

Offline Rui

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Re: WRC 2012
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2011, 13:56 pm »

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?

Tás no gozo, não?

Quem é que consegue ser campeão com o Loeb na Citroën?
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Offline gclio

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Re: WRC 2012
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2011, 14:00 pm »
Isto sim...são verdadeiros pilotos!  :shocked:
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                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline Brunof22

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Re: WRC 2012
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2011, 14:09 pm »
Isto sim...são verdadeiros pilotos!  :shocked:

E carros :) aguentam com tudo :)

Offline DiogoBrito

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Re: Re: WRC 2012
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2011, 18:54 pm »

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?

Hirvonen como piloto numero 2... Nem em sonhos!

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 O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline joaosa85

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Re: WRC 2012
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2011, 14:21 pm »

 O Loeb já não tem a mesma motivação, e a Citroen era o carro que faltava ao Hirvonnen...

Offline Rui

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Re: WRC 2012
« Responder #8 em: 07 de Dezembro de 2011, 21:42 pm »
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?
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Offline Rui

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Re: WRC 2012
« Responder #9 em: 09 de Dezembro de 2011, 13:37 pm »
Ultimas:
Petter Solberg provável na Ford, apesar de ainda não haver fumo branco sobre a continuidade da marca da oval no WRC.
Mini procura patrocinador forte. Ao que parece a BMW vai colocar mais recursos no DTM e assim deixa a Mini com um buget mais baixo.
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Offline profiesta

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Re: WRC 2012
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2011, 14:00 pm »
Parece que há mais uma marca interessada em regressar ao WRC, neste caso a Hyundai com o Veloster. Quando tiver tempo já meto aqui umas fotos.

Offline joaosa85

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Re: WRC 2012
« Responder #11 em: 15 de Dezembro de 2011, 16:04 pm »
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?

 Porque eram dois galos para um poleiro...

Offline Rui

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Re: WRC 2012
« Responder #12 em: 16 de Dezembro de 2011, 21:50 pm »
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?

 Porque eram dois galos para um poleiro...

Exactamente, por isso mesmo com Hirvonnen deve já estar definido que será o 2º piloto.
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Offline Rui

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Re: WRC 2012
« Responder #13 em: 16 de Dezembro de 2011, 21:52 pm »
Citação de: autosport
Foi difícil, mas o acordo está assegurado! A Ford vai manter-se no WRC pelo menos até ao final de 2013. A M-Sport, que assegura as atividades da Ford no WRC desde 1997 vai continuar a desempenhar o mesmo papel. Petter Solberg foi anunciado  piloto da equipa, que perdeu Abu Dhabi como patrocinador.

 Petter Solberg e Chris Patterson, que testam desde o início da manhã com a equipa no Sul de França, rubricaram um contrato de um ano com o 'team' de Malcolm Wilson, e vão participar nas 13 provas do WRC ao lado de Jari-Matti Latvala, aos comandos do Ford Fiesta RS WRC. O campeão de 2003 regressa assim à ford, equipa donde saiu em 2000 para rumar à Subaru. A equipa vai denominar-se Ford World Rally Team, mantendo o apoio da Castrol. Aparentemente, e a avaliar pela decoração, a marca de lubrificantes e a Ford asseguram a quase totalidade do orçamento.

Poucos duvidam que o Ford Escort é o mais importante carro de ralis de sempre da Ford, um ícone da modalidade, mas a verdade é que a gama Focus é a mais vitoriosa da marca norte americana. Já o novo Ford Fiesta WRC parece estar a ter dificuldades em se impor e chegar ao nível dos seus fabulosos antecessores, logo agora em que se junta a crise económica global à crise de resultados da M-Sport Ford.

Para os adeptos dos ralis, o Ford Escort continua a gerar grande entusiasmo, quer seja nas muitas provas de clássicos onde ainda é possível vê-los a andar, ou mesmo através da internet, que nos permite relembrar o espetáculo que Vatanen, Clark, Waldegard, Mikkola e companhia davam nas estradas de todo o mundo. Um autêntico fenómeno de popularidade nos ralis, que teve, de certo modo, continuidade, mas que hoje em dia perde balanço...

O efeito Audi Quattro

No final dos anos 70, o Audi Quattro veio retirar protagonismo à Ford, e não só, e trouxe as quatro rodas motrizes para a modalidade. Como é lógico, a Ford lançou-se ao trabalho, e o resultado foi o Ford Escort RS1700T, que era suposto estrear-se em 1983. Era porque a Ford decidiu cancelar todo o projeto, quando os responsáveis da Ford perceberam que não iam ter sucesso face à Lancia, Audi e depois a Peugeot, quase inalcançáveis nessa altura.

De qualquer forma, a intenção da Ford regressar ao WRC não esmoreceu e foi dessa forma que se passou ao projeto Ford RS 200, que se estreou no Rali da Suécia de 1986, logo com um terceiro lugar. Foi sol de pouca dura, como se sabe, devido a tudo o que sucedeu em 1986, e por isso a marca teve de se virar para o Sierra, que curiosamente tinha sido desenvolvido ao mesmo tempo do RS 200. O Sierra 4x4 estreou-se no Monte Carlo de 1987, as depressa a marca reverteu para o Sierra de duas rodas motrizes, e logo aí ficou com s suas aspirações coartadas, já que os 4X4 iriam, cada vez mais, dar cartas, e só mesmo em algumas provas de asfalto os duas rodas motrizes venciam. Foi o caso de Didier Auriol, na Córsega em 1988.

O regresso do 'mítico' Escort

Em 1990, surgiu a versão 4X4 Cosworth, um bom carro, mas demasiado grande e sem competitividade para se chegar aos quase imbatíveis Lancia Delta. Só a espaços, como foi o caso do Monte Carlo 1991, uma prova que esteve prestes a ser ganha pelo então jovem François Delecour, que perdeu o rali no último troço, devido a um furo. Depois disso, nem uma vitória, que só surgiu em 1993, já com o Escort Coswrth, um carro que levou a marca novamente à luta pelas vitórias em todas as provas e não só esporadicamente. A primeira vitória do Escort Cosworth foi em Portugal, por intermédio de Delecour, mas depois disso, os resultados da marca foram caindo, Delecour partiu uma perna num acidente de viação, e no final desse ano, a equipa oficial "cedeu" a posição à RAS Sport belga, que nada pode fazer face aos seus fortes adversários, pese embora alguns bons resultados do regressado Delecour. A equipa oficial regressou em 1996, com Carlos Sainz, e no ano seguinte teve início o projeto WRC, gerido pela M-Sport, que dura até hoje, numa altura em que Malcolm Wilson tem com preocupação principal assegurar o futuro da marca na disciplina.

A Era de Colin McRae

O novo WRC venceu por duas vezes em 1997, mas no ano seguinte Juha Kankkunen já só conseguiu levar o Escort WRC ao pódio, mas nada de vitórias, que só regressariam em 1999, com...Colin McRae, no Safari e em Portugal. Em 2000, o "Dream Team" Carlos Sainz, Colin McRae valeu três vitórias, mas nada de títulos de pilotos ou marcas, que só regressaria em 2006 e 2007.

Em 2003, a Ford construiu um grande carro, apostando em Markko Martin e Francois Duval, reservando 'budget' para o desenvolvimento em detrimento dos pilotos, o que se refletiu no ano seguinte. Três vitórias em 2004, mas depois nova sangria entre os pilotos, que deixou a equipa em 2005 muito "descalça", mas nessa altura as preocupações já estavam todas direcionadas no novo carro, e em 2006, Marcus Gronholm alcançou oito vitórias, que repetiu em 2007, dois anos de vitórias da Ford nos Construtores. Só que o "efeito" Citroen agudizou-se, e ao mesmo tempo Mikko Hirvonen perdeu élan, motivação, o que quer que seja, mas a verdade é que depois de ter lutado com Sébastien Loeb em 2008 e 2009, levando a luta pelo título até à última prova, teve tido dois "annus horribilis", com Jari-Matti Latvala a não conseguir fazer melhor, o que aliado ao facto da Citroen ter tido um piloto que morde, e de que maneira, os calcanhares a Loeb, fez com que se chegasse a temer a saída da equipa do WRC.

Não teria sido a primeira vez que a marca saia do WRC a nível oficial, mantendo-se apenas com as equipas privadas, para regressar uns anos depois, mas pelo menosp or mais dois anos, está garantida, e logo com Petter solberg, durante um ano, para já...

Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102038#ixzz1gjkmnCnx


History of Ford WRC


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Offline Tiago_Rocha

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Re: WRC 2012
« Responder #14 em: 23 de Dezembro de 2011, 12:25 pm »
Parece que a MINI / Prodrive também ja confirmou, o Dani Sordo "chibou-se" todo no facebook lolol. Em pelo menos 10provas da temporada.

O "nosso" Armindo Araújo também já confirmou que reuniu os milhões para um novo ano no MINI JCW WRC...vamos lá ver se corre melhor do que a época passada.

Um aparte.... sou grande fã da versão do MINI para pisos de alcatrão, muito bom mesmo.



Rocha