Autor Tópico: Renault 4 - A história  (Lida 28165 vezes)

MRC

  • Visitante
Renault 4 - A história
« em: 14 de Outubro de 2009, 21:15 pm »
Ora cá vamos nós... Que modelo melhor para se começar este "Conservatório" Renault que a bela 4L...  ;D

O Renault 4 (também chamado 4L ou R4), surgiu em 1961, e foi criado para substituir o já velhito 4CV e competir com o Citroën 2CV. Portanto teria que ser um automóvel barato, acessível ao bolso de muitos.
Tal como exigiu o Presidente da Renault da época, Pierre Dreyfus, “Quero um automóvel totalmente diferente, cómodo, e que sirva para todo o lado, com uma porta traseira, que se adapte a todos os clientes do mundo que não têm muitos recursos. Necessito um veículo que seja como as calças de ganga, versátil, para toda a ocasião... e que não passe de moda!"

O desenho feito por uma equipa de desenho, liderada por Robert Barthaud, era original, muito revolucionário para o que se produzia na altura, e de carácter funcional. Tratava-se de um veículo dotado de mecânica inovadora na Renault, com tracção dianteira, um motor refrigerado por um sistema de circuito fechado com vaso de expansão,  o capô abria-se de trás para a frente e suspensão com barras de torção. Uma das curiosidades deste tipo de suspensão era a diferença que proporcionava à distância entre eixos em que no lado direito temos 2.45 metros e no esquerdo 2.40 metros.
A 28 de agosto de 1961 foi apresentado à imprensa francesa e apareceu no mercado com o Salão de Frankfurt. Pouco tempo depois, duzentos 4L's brancos desfilaram em frente à torre Eiffel.
Foi extremamente bem sucedido em todo mundo, sendo que foi produzido nos 5 continentes do mundo,  fábricas por todo o mundo, desde França, Espanha, Portugal, até à Argentina, México, Austrália, etc.

Disponível em várias motorizações, sendo que nos primeiros anos foram as motorizações de 603, 747, 782 e 845 cc que equiparam a 4L, todas elas com o mesmo tipo de motor, o tipo B (de Billancourt), com apenas 3 apoios na cambota. Os motores era colocados longitudinalmente, sendo que o 603cc de 4 cilindros em linha, 20cv com 3 velocidades foi o primeiro e herdou à parte da tracção dianteira, a mecânica do 4CV. Em 1962 chega a versão de 747cc de 27cv.

Em 1967 com o primeiro "restyling" com uma nova grelha maior, bem como elementos do interior redesenhados e aparece a caixa de 4 velocidades. Em 1975 sofre mais um "restyling", dando modificações a nível da grelha frontal que passa a ser de plástico e outros pormenores como a porta traseira de estilo mais convencional.
No final dos anos 70, aparecem então as motorizações do tipo C (Cléon), já possuindo 5 apoios na cambota, conhecidas já de modelos como o Renault 5, a de 956cc que equipa a versão TL  e a de 1108cc que equipa a versão GTL, esta última oferecendo um equipamento mais generoso. Em 1980 o interior é redesenhado, a nível de volante e tablier, mantendo-se igual até ao final da sua produção.
Em 1986, desaparece a versão 4L de 845cc e até ao final da sua produção em 1992, passam apenas a estar disponiveis as duas últimas motorizações, nas versões TL "Savane" (956cc) e GTL "Clan" (1108cc).

O Renault 4 estava também disponível em duas carroçarias, "fourgonnettes": F4 e F6 (com uma distância entre eixos alongada em 12 cm e uma caixa mais quadrada). Foram as ancestrais da   Renault Express e da actual Renault Kangoo, que tiveram bastante sucesso entre pequenos comerciantes. A produção da F4 e F6 em França cessou em 1985, tendo sido substituída pela Renault Express, apesar de em alguns países ter sido vendida até 1993.

Outros derivados como o Rodeo, foram produzidos a par da 4L. Este chega em 1970 com a designação de Rodeo 4, partilhando o chassi da 4L, bem como o motor de 845cc. Depois em 1972 chega o Rodeo 6, este já com um motor mais potente de 1108cc, embora mais tarde em 1979 esteja disponível com o motor já utilizado no R5, de 1289cc. Em 1981 tanto o Rodeo 4 como o 6 acabam, passando apenas a se chamar Rodeo. A carroçaria é redesenhada e diminui um pouco de tamanho. A sua produção acaba em 1987.




1961-1967



1967-1975



1975-1992

Rodeo 4



Rodeo 6



Rodeo (1981-1987)



Renault F4 ("fourgonnette")



E foi assim...  ;D

« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 23:07 pm por MRC »

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Renault 4 - A história
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2009, 22:56 pm »
apenas tenho a dizer

muito obrigado pela contribuição e pela historia .

continua  ;)

Offline rpfc

  • Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Mensagens: 3307
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
Re: Renault 4 - A história
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2009, 23:09 pm »
apenas tenho a dizer

muito obrigado pela contribuição e pela historia .

continua  ;)

x2!! :)

MRC

  • Visitante
Re: Renault 4 - A história
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2009, 23:11 pm »
De nada...Tive agora a limar algumas arestas... Acho que está tudo ok.  8)

Mais aparecerão... Contamos também com o resto da malta para isso!  :)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Renault 4 - A história
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2009, 23:56 pm »
De nada...Tive agora a limar algumas arestas... Acho que está tudo ok.  8)

Mais aparecerão... Contamos também com o resto da malta para isso!  :)

já enviei convites a dois membros de outro forum , que um deles anda a desenvolver um topico com a historia da renault e outro deles tem conhecimentos muito profundos de renaults e de muitos modelos antigos ... mas até agora , ainda não apareceram

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: Renault 4 - A história
« Responder #5 em: 29 de Outubro de 2009, 19:55 pm »
Não querendo passar a frente no nosso amigo MRC, que pelo contrario esta um exelente trabalho sem duvida deixo aqui um pouco mais da historia deste belo carro historico:

Renault 4

A Renault 4, também conhecida como a 4L (pronunciado "Quatrelle", que poderia ser ouvido como "4 asas", em francês), é um supermini produzido pela francesa Renault auotmaker entre 1961 e 1993. Foi o primeiro front-wheel drive Renault.

História

A Renault 4 foi a resposta da Renault para 1948 o Citroën 2CV. Renault teve a oportunidade de rever a plusses e desvantagens do 2CV concepção e chegar a uma maior, mais urbana veículo. Na Primavera de 1956, a Renault Presidente Pierre Dreyfus lançou este novo projecto: concepção de um novo modelo para substituir o motor 4CV retaguarda que se tornaria um Everyman's carro, capaz de satisfazer as necessidades de alguém. Seria um automóvel familiar, a mulher do carro, um agricultor do carro, um carro da cidade. Seria também adequado para motoristas de todo o mundo.

A produção Renault 4 foi finalmente revelado, no Salon de l'Automobile Paris em 1961, na versão L (L de Luxe), daí o nome popular 4L.

Early versões utilizadas motores e transmissões da Renault 4CV. A primeira transmissão foi um 3-velocidade manual, uma funcionalidade obsoleta quando comparada aos quatro velocidades manual dos treze anos de idade Citroën 2CV. Ao contrário do 4CV, que foi um completo monocoque, o corpo foi R4 aparafusado em um chassi. No entanto, o órgão teve um papel estrutural e do quadro poderia torcer se o corpo foi removido sem a devida shore. Esta semi-monocoque construção viria a permitir Renault para construir outros modelos no R4 plataforma como o Renault 6 e bem-sucedida Renault 5. O R4 tinha quatro rodas independentes suspensão. A surpresa, no entanto, muitas vezes despercebidas, recurso sobre o R4 é a sua curta distância entre eixos, à esquerda do que à direita. Isto permitiu que um simples desenho da suspensão traseira com barras de torção transversal, e não afetou a movimentação do carro. A frente torsão bares eram longitudinais. Executá-lo durante a sua produção foi considerada como um veículo Kombi, em retrospecto, mas alguns já dizem que o Renault 4 foi pioneira no estilo da carroçaria hatchback e, portanto, é importante na história do design automóvel. Não foi a primeira, no entanto, introduzir um alto-charneira única unidade traseira, que é uma das características distintivas do hatchback corpo estilo: o Citroën Traction Avant 1954 também incluiu esta inovação, enquanto os anteriores Aston Martin DB2 / 4 MK1 de 1953 também teve um pequeno alto-charneira traseira.

Embora nunca atingir a mesma curiosidade recurso como o Citroën 2CV, o R4 foi o mais bem sucedido carro francês de todos os tempos, com 8 milhões de unidades a ser produzidas entre 1961 e 1993. RHD vendas no mercado dos 4 Sedan terminou em 1985, mas LHD produção e vendas europeias continuaram até 1993, quando o R4 foi definitivamente arquivado.

Na Colômbia, o carro era um dos mais vendidos, e permaneceu na memória de muitos colombianos, o carro foi apelidado de "Amigo sentir" (fiel amigo). O carro foi fabricado na planta SOFASA em Envigado (uma cidade perto de Medellín) 1970-1992.

Projeto

Embora a Renault 4 apresentaram uma produção a longo prazo, o desenvolvimento do projeto foi limitado - nunca mudou tamanho ou forma. Os motores também foram significativamente maiores do que o pequeno motor de 425 cc no 2CV. O R4 sempre teve um quatro-cilindros watercooled motor. O original do motor de 782 cc de capacidade foi aumentada para 845 cc de 1963 em diante. Em 1978, um novo motor de 1108 cc foi introduzido, uma versão menor (956 cc), da qual substituiu o motor de 845 cc em 1986. Chrome guarnição foi finalmente gradualmente eliminados em todos os modelos e grades de alumínio foram substituídos por itens de plástico. Havia três diferentes painéis, que foram todas simples em desenho. As alterações ao corpo painéis ascendia a nada mais do que uma ligeira alteração e capota dobradiça alterações.

Apesar do sucesso da Renault galopante 4, ou talvez como uma consequência do mesmo, a Renault dirigido um grande esforço em desenvolver seus carros pequenos. Eles projetaram o Renault 6 e do Renault 5, enquanto o Renault 4 foi ainda vendem muito bem. Alguns criticaram esta, no momento, mas o Renault 5 competiu em um setor diferente (3 portas supermini). A Renault 4 é, portanto, uma ponte entre o pequeno veículo utilitário (2CV) e do supermini desenho (R5, Peugeot 205).

A Renault 4 permaneceram um carro extremamente básico em toda a sua vida, e nunca desenvolvimento alargado para tornar o design simples ou qualquer menos espartano. No entanto, apesar da sua concepção básica, o Renault 4 tinha uma viagem extremamente confortável, devido ao bem concebido suspensão (que emprestou o Renault 4 uma suave, mais fluido carona do que muitos carros modernos) e uma habitabilidade interior devido à confortável lugares, aquecedor potente e eficaz de ventilação. No entanto, as janelas faltavam mecanismos de liquidação e em vez utilizados mecanismos deslizantes. Para alguns isso deu o Renault 4 caracteres, mas para muitos outros, era apenas um chato e dizer-conto sinais da idade do desenho.

Outro detalhe que fez a Renault 4 diferente de outros carros foi a arte de alavanca, que estava no painel. Este foi um meio eficaz de criar um piso plano, utilizando um design simples emprestado do 2CV. Passou longitudinal ao longo do motor e embreagem com a caixa de velocidades na frente. Embora não convencionais e criticada pelos conservadores automobilismo jornalistas, os painéis de arte montada alavanca era fácil de usar e deixou mais espaço interior livre.

Variantes

Havia muitos diferentes "edição especial" Renault 4s. Alguns (incluindo o Safari, Sixties e jogging), foram vendidos na cor regimes especiais, estofos e outros detalhes, enquanto outros (Clã, Savane) foram realmente nada mais do que modelos com decalques.

Havia também modelos especiais que não eram apenas um exercício comercialização, tais como o Renault 4 Sinpar 4x4, o Plein Air, um captador caminhão, GLP e elétrico versões versões.

Em 1978, a R4 GTL chegou. Tinha o motor de 1108cc a Renault 6 TL, mas com a redução para um melhor desempenho da economia, e maior tambor travões. O GTL foi identificável pela sua cor cinzenta grelha frontal, pára-choques cinza, cinzento e tiras de borracha ao longo do fundo das portas. Ele também tinha um extra de ar abaixo da grelha frontal (como resultado, a chapa de matrícula foi deslocada para o pára-choques), e 12 polegadas limpador lâminas em vez do original 10 polegadas queridos. No interior, houve um painel de instrumentos modificado e pano lugares.

Houve também um painel van versão do R4, que com a sua "elevada cubo" tornou-se a carroçaria idiossincrásica francês "Boulangerie" van. Durante muitos anos, esta foi sem dúvida o mais bem sucedido veículo de seu tipo e para muitas pessoas que representa a sua ideia de uma Renault 4 mais do que a versão de passageiros. Restava à venda na Europa até 1993 e foi substituída pela Renault Express, com base no R5.

Fim do R4

Embora razões, tais como as emissões e legislação sobre segurança são muitas vezes indicados para o Renault 4 da morte, sua popularidade não teria durado anyway. Obsoletos os métodos de produção, a concorrência mais avançadas e as razões acima expostas significava que o Renault 4's dias foram numerados, pelo menos como um produto mainstream. Em qualquer caso, os projectos para substituir o Renault 4 apresentaram em desenvolvimento desde o início dos anos setenta. No entanto, a continuação do sucesso da Renault 4, a necessidade de substituir o Renault 5, as dificuldades que vem com uma substituição adequados (e à ideia de que o Renault 4 do mercado iria morrer com ela) todos significava que o Renault 4's substituição não aparecem até 22 anos mais tarde. Quando a Renault 4 finalmente saiu da produção no início dos anos noventa, uma série retrospectiva de dez fotografias preto e branco por Thierry des Ouches foi publicada no Libération no início de Dezembro de 1992. Esta série mais tarde ganhou o primeiro prémio de Le Club des DIRECTEUR Artistiques na categoria de jornal diário. Foi também o prêmio Lion d'Or em Cannes o Festival Internacional de Publicidade.

Renault 4 para trazer a produção para um fim, uma última série de 1000 a Renault 4 "Bye-Bye" foi lançado, cada um com uma placa numerada contagem decrescente para a última.

Em 2003, um automóvel japonês modificação empresa chamada DAMD surgiu com um projeto chamado de Ancel Lapin, que poderia transformar uma Suzuki Lapin em um Renault 4 lookalike.
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Renault 4 - A história
« Responder #6 em: 29 de Outubro de 2009, 20:01 pm »
estamos aqui a ter uma enciclopedia  :undecided:

MRC

  • Visitante
Re: Renault 4 - A história
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2009, 21:14 pm »
Não querendo passar a frente no nosso amigo MRC, que pelo contrario esta um exelente trabalho sem duvida deixo aqui um pouco mais da historia deste belo carro historico:

Ora essa, nada disso, sempre que achares mais informação que complemente a já apresentada, não hesites em postar amigo.  :cool:

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: Renault 4 - A história
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2009, 14:45 pm »
Renault 4L

Nome(s)
alternativo(s): Renault 4L
Construtor: Renault
Produção: 1961-1993
Antecessor: Renault 4CV
Sucessor: Renault 5 e, para muitos, a Renault Kangoo
Classe: Clássico
Tipo de Carroçaria: 2 volumes
Motor: 602cc, 747cc, 845cc, 956cc, 1108cc
Caixa de velocidades: 3 ou 4
Distância entre os eixos (mm): 2,45m do lado direito e 2,40 do esquerdo   
Comprimento (mm): 3,68m
Largura (mm): 1.49m
Altura (mm): 1,54m
Peso bruto (kg): 570 a 720kg
Depósito (l): 26 a 34 litros
Modelos relacionados: Renault 5, Renault 4cv
Modelos similares: Citroën 2CV
Citroën Dyane


1. História
No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso em França eram o Citroën 2CV, projectado em 1936 e lançado em 1948, e o Renault 4CV, cujo lançamento datava de Agosto de 1947. Para a necessária substituição do velhinho Renault, Pierre Dreyfus (presidente) reuniu a sua melhor equipe de técnicos e engenheiros. Dreyfus exigiu-lhes um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.

Estava também definido que o novo Renault teria por volta de 600 cm3 e 20cv e que herdaria boa parte da mecânica do 4CV, mas a tracção seria obrigatoriamente dianteira, o primeiro Renault com esta configuração. Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4. O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv ás 4.700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente nas quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. E tinha uma grande primazia: o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do liquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira.

Por dentro a 4L era extremamente simples. Acomodava bem quatro passageiros em bancos muito simples, que só tinham forro, sendo que a estrutura era visível por trás e de lado. O espaço para bagagem também era razoável, podendo chegar a 950 litros sem assentos traseiros. À frente do volante de três raios ficavam apenas velocímetro e marcador de combustível, e o retrovisor no centro do painel do habitáculo.

Em 1962 era lançada a versão Super e passava a existir uma motorização de 747 cm3 de 27 cv. Um novo câmbio de quatro marchas estava também disponível e a velocidade máxima rompia agora os 100 km/h. Outra novidade era a versão Fourgonette (furgão em francês) que tinha a capacidade de carga aumentada. A parte traseira era mais alta e mais larga a cabine e o cliente podia optar por porta traseira de abertura lateral ou vertical bipartida.

Em 1964 eram atingidas as primeiras 500000 unidades matriculadas. A versão de passageiros da versão Fourgonette apenas veio em 1965. Neste ano chegava também a versão Parisiénne, criada em parceria com a revista feminina Elle. Esta versão tinha a particularidade de ter, nas laterais, uma pintura quadriculada escocesa, vermelha e preta, ou com tons bege e preto. Nesta versão os bancos dianteiros eram individuais. Era bastante bonito, chamava a atenção e tinha um certo charme, principalmente diante do público feminino. O motor crescia, passava a 845 cm3 e 34 cv. A velocidade máxima era agora de 115 km/h. Um ano depois o R4 ganhava uma grade maior, com aspecto mais moderno, que ocupava toda a largura da frente. O painel era redesenhado e todos os bancos ganhavam forras integrais. No inicio de 1966 o primeiro milhão de unidades matriculadas era atingido.

Em Setembro de 1970 o modelo Rodeo era apresentado, de desenho muito simples e com mecânica do R4, tinha carroçaria em plástico reforçado com fibra-de-vidro. Tinha duas portas e capota de lona. Era um concorrente directo do Mehari, derivado do Citroën 2CV. A concorrência começava a aumentar. Na mesma faixa de preço, além dos antigos "inimigos", estavam também Ford Escort, o Opel Kadett e o Fiat 127.

Em 1975 o R4 ganhava novos pára-choques e a grade tornava-se rectangular. O novo painel, com acabamento quase todo preto, era maior e mais seguro, com protecção de borracha. A alavanca de câmbio e o retrovisor continuavam no mesmo sitio. Os bancos estavam mais anatómicos, confortáveis e com encostos para a cabeça. Em 1977 eram celebradas cinco milhões de unidades produzidas. Número que confirmava o sucesso alcançado pelo pequeno Renault.

Travões dianteiros de disco eram introduzidos em 1983, bem como um motor de maior cilindrada, que equipava uma nova versão denominada GTL, com 1.108 cm3, 34 cv às 4.000 rpm e velocidade final de 122 km/h. Em 1991 existiam as versões TL, GTL e GTL 4x4, com tracção nas quatro rodas. Foi um carro bastante comum nos correios e nas empresas de entrega rápida, mas também podia ser encontrado frequentemente nos quartéis da polícia e dos bombeiros. A Renault 4L é um dos carros mais vendidos com mais de 8 milhões de viaturas matriculadas.


2. Mecanica

A facilidade com a qual a 4L acumula os quilómetros sobre todos os tipos de terreno faz às vezes esquecer o seu maior inimigo...a corrosão, que muitas vezes começa por ser invisível, e quando nos apercebemos da sua presença, os estragos já são normalmente importantes. A estrutura portadora sobre a qual é aparafusada a carroçaria, é formidável para reparar a oxidação, que frequentemente começa por atacar os pavimentos.

É necessário ter em especial atenção os "sous-tapis" (uma espécie de cartão alcatroado-plastificado, colocado sob os tapetes de borracha, colados originalmente sobre o pavimento), onde a humidade tem tendência a acumular-se, incluindo na mala. O que não impede que fora a 4L também possa ser atacada, nomeadamente a nível dos membros e travessas, e pior ainda, das ancoragens das barras de torção: o ponto mais fraco, que pode pôr em perigo a vida do automóvel. As asas traseiras são frequentemente uma preocupação para os proprietários de Renault 4L´s. O alçapão de ventilação, sob o pára-brisas é de grande permeabilidade e constitui também uma passagem ideal para a água. Convém, por conseguinte supervisionar a carroçaria ao redor, incluindo sob o quadro de controlo.

O motor é bastante robusto e um verdadeiro devorador de quilómetros, que facilmente atinge quilometragens elevadas, na ordem do 200mil km atingindo em algumas ocasiões 300mil, ou mais, quilómetros. Cuidado com o frasco do líquido refrigeração: se ficar com cor térrea, o circuito corre o risco de entupir, convém, então, esvaziá-lo completamente, enchê-lo de água e rolar assim alguns dias. Isto terá o efeito de limpar o circuito, antes da descarga definitiva, desta vez enchendo com líquido de boa qualidade.
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Renault 4 - A história
« Responder #9 em: 03 de Janeiro de 2011, 23:10 pm »
50 anos Renault 4.

RENAULT 4
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Renault 4 - A história
« Responder #10 em: 03 de Janeiro de 2011, 23:34 pm »
Um belo carro, o meu pai trouxe uma nos tempos em que estava no Gavião e tinha de fazer as recolhas de dinheiro pelas localidades em redor... Ainda me lembro uma vez que a mesma ficou sem travões... Que comédia  :laugh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renault 4 - A história
« Responder #11 em: 03 de Janeiro de 2011, 23:40 pm »
Dakar 1980 Renault 4L.wmv

MRC

  • Visitante
Re: Renault 4 - A história
« Responder #12 em: 04 de Janeiro de 2011, 00:04 am »
Máquina intemporal! 8)

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4991
Re: Renault 4 - A história
« Responder #13 em: 04 de Janeiro de 2011, 12:57 pm »
Espectáculo! :happy:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline ocerp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 38
Re: Renault 4 - A história
« Responder #14 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:29 pm »
Muito bom  :happy: :happy: