Autor Tópico: Rolamentos  (Lida 7290 vezes)

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Rolamentos
« em: 14 de Dezembro de 2011, 14:22 pm »
Não sei se este tópico alguma vez foi falado aqui. Eu tenho um Clio I 1.2 energy de 1994 e muito resumidamente estou farto de mudar rolamentos para a frente do meu carro de cada 20 em 20000kms (média). Sempre pus rolamentos da SKF e sei que a montagem não é mal feita, assim como não se passa nada com as mangas de eixo (já as mudei várias vezes e aconetece sempre o mesmo) e sei que também não é das transmissões, apesar de eu ter transmissões reconstruídas (também já mudei inumeras vezes)

Por isso gostava de tirar uma duvida. É que sempre que vou comprar rolamentos (SKF) seja lá a que loja fôr dão-me rolamentos de agulha para a frente, já me tendo dito que não existem rolamentos de esferas para este carro.

Pois bem, eu como já tou farto de mudar de rolamrntos e com acho esquesito este carro ter rolamentos de agulhas na frente (atrás ainda que vá lá...Agora á frente?...), sinceramente gostava que me confirmassem se realmente há rolamentos de esferas para este carro, para eu pôr nas duas rodas da frente, ao menos assim já sabia se me tinham dado a tanga ou não...

Agradecia mesmo toda a ajuda possivel porque isto é um filme que eu tenho no meu carro há já 4 anos e tou farto que ele ande a "devorar-me" rolamentos á frente sem motivo aparente...

Cumprimentos a todos e agradeço a ajuda
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Rolamentos
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2011, 16:09 pm »
Boa tarde

Rolamento de roda = rolamento de agulhas?????? nunca ouvi tal coisa.

No teu caso de andares sempre a por rolamentos, já verificaste se o cubo de roda não está danificado? é que só temos 3 opções:

- Cubo danificado
- Rolamento incorrecto
-  Montagem inadequada.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2011, 16:29 pm »
há dois tipos de rolamentos....rolamento de agulhas e rolamento de esferas. Quanto ao cubo não é porque já experimentei outras mangas de eixo (e cubos tb claro...)

Má montagem também não é. Montagem feita com máquina própria para isso (não é á tipica portuguesa da martelada...)

=/ agora o que me chateia é andar a ouvir que a SKF só tem para este modelo rolamentos de agulhas.

tens aqui a diferença entre rolamento de esferas e de agulhas. (não está beeeeem completo mas serve)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolamento
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2011, 16:41 pm »
há dois tipos de rolamentos....rolamento de agulhas e rolamento de esferas. Quanto ao cubo não é porque já experimentei outras mangas de eixo (e cubos tb claro...)

Má montagem também não é. Montagem feita com máquina própria para isso (não é á tipica portuguesa da martelada...)

=/ agora o que me chateia é andar a ouvir que a SKF só tem para este modelo rolamentos de agulhas.

tens aqui a diferença entre rolamento de esferas e de agulhas. (não está beeeeem completo mas serve)

Para quem não sabe o que é:

Eu conheço como rolamentos de rolos, não como rolamentos de agulhas.

Pela tua lógica existe apenas dois tipos de rolamentos, mas na verdade são 3

Os rolamentos de esfera, os de rolos de agulha e os de rolos normais. E varias variantes (esferas axiais, etc...).

Mas os de rolamentos de rolos de agulha podem ser incorporados nos de rolos.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 16:43 pm por Black Phoenix »

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2011, 16:52 pm »

Para quem não sabe o que é:

Eu conheço como rolamentos de rolos, não como rolamentos de agulhas.

Pela tua lógica existe apenas dois tipos de rolamentos, mas na verdade são 3

Os rolamentos de esfera, os de rolos de agulha e os de rolos normais. E varias variantes (esferas axiais, etc...).

Mas os de rolamentos de rolos de agulha podem ser incorporados nos de rolos.

optimo. Aqui até já se fala do que eu conheço e o que não conheço. lool
Ainda assim o que eu procuro é de esferas para o meu carro. Porque os de agulhas (aka rolos de agulha), já tou farto de chacinar. Isto é mais de experiencia. Porque no meu carro já foi mesmo TUDO mudado. Daí eu tar a pedir ajuda.... Seja lá o que isto fôr, não é algo lá muito comum =/

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #5 em: 14 de Dezembro de 2011, 18:55 pm »
Pois é...em tempos- o carro era de1993-tambem tive um Clio 1.2 e acontecia-me o mesmo.
Depois dos vinte e tal 30 mil lá tinha q meter rolamentos...

Eram 2 coisas q me chatearam:os rolamentos e os travoes q nao travavam...
Troquei de pastilhas e de marca varias vezes, mas para sentir o carro a travar so se fosse c o pé esquerdo...lol. (desculpem o off...)

De resto, na altura comprei novo, gostava muito do carro. Mas essas duas dores de cabeça fizeram com q ficasse farto dele.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2011, 19:04 pm »
Realmente, também cá em casa passou por cá um Clio Oásis de 1997 e todos os anos levava rolamentos, independentemente dos km's que fazia.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2011, 12:03 pm »
Pessoal

Desculpem mas não conheço rolamentos de agulhas em cubos de rodas .

Levar rolamentos de 20.000 ou até mesmo 30.000 kms' não é normal. Algo do que já mencionei não pode estar bem, ( montagem ou cubo)

P.S. tb tenho um clio mk1 e os rolamentos que lá estão já contam no minimo com 55000kms'

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #8 em: 20 de Dezembro de 2011, 12:18 pm »
Pessoal

Desculpem mas não conheço rolamentos de agulhas em cubos de rodas .

Levar rolamentos de 20.000 ou até mesmo 30.000 kms' não é normal. Algo do que já mencionei não pode estar bem, ( montagem ou cubo)

P.S. tb tenho um clio mk1 e os rolamentos que lá estão já contam no minimo com 55000kms'

idem por aqui

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #9 em: 20 de Dezembro de 2011, 13:09 pm »
Já resolvi o assunto e sim têm razão. A loja que me tem vendido rolamentos vendeu-me mal! Já pus rolamentos de esferas á frente da SKF e o carro está óptimo! Conheci uma pessoa que tem um carro igual e usei o dele como referencia... E ele sempre teve rolamentos de esferas  :tongue:

Portanto agradeço os vários testemunhos, e já agora tenham cuidado: Neste carro de agulhas, só atrás! Certifiquem-se que á frente estão a pôr de esferas! (vejam referencias que é o melhor malta...) Não caiam no mesmo erro que eu que eu ando á 4 anos a mudar rolamentos a cada 20.000 kms (passados 120.000 kms já foi muito rolamento...)

Dinheiro deitado ao lixo...enfim... Cumprimentos a todos  :cool:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2011, 14:34 pm »
Já resolvi o assunto e sim têm razão. A loja que me tem vendido rolamentos vendeu-me mal! Já pus rolamentos de esferas á frente da SKF e o carro está óptimo! Conheci uma pessoa que tem um carro igual e usei o dele como referencia... E ele sempre teve rolamentos de esferas  :tongue:

Portanto agradeço os vários testemunhos, e já agora tenham cuidado: Neste carro de agulhas, só atrás! Certifiquem-se que á frente estão a pôr de esferas! (vejam referencias que é o melhor malta...) Não caiam no mesmo erro que eu que eu ando á 4 anos a mudar rolamentos a cada 20.000 kms (passados 120.000 kms já foi muito rolamento...)

Dinheiro deitado ao lixo...enfim... Cumprimentos a todos  :cool:

Bem isso não foi mau de todo para o gerente da loja !!!!! uppssss

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
« Responder #11 em: 20 de Dezembro de 2011, 14:53 pm »
A meu clio de 93 tem 280.000 e nunca levou um rolamento... ;)

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #12 em: 20 de Dezembro de 2011, 15:22 pm »
Olha que tá na altura... =P loool na brinca. Mas é uma excepção. Mas vou-te dizer uma coisa... Se não levou, há-de levar ;) seja lá qual fôr a marca e modelo do carro... Calha a todos  :grin:

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #13 em: 20 de Dezembro de 2011, 17:53 pm »
Clio 2, levou agora atrás ao fim de 155.000 km's :smiley:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #14 em: 23 de Dezembro de 2011, 09:39 am »
A meu clio de 93 tem 280.000 e nunca levou um rolamento... ;)

Os rolamentos sao como o sol "quando nasce é para todos".
Só q mais cedo para uns do que para outros. Lol.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv