O Renault Sherpa, veículo militar utilizado pelo exército francês com formas muito semelhantes ao emblemático Hummer, será comercializado numa versão civil em mercados como a Rússia, alguns países de África e Médio Oriente.
A Renault Trucks, divisão de veículos de transporte da fabricante francesa, pretende assim ocupar o espaço deixado vago com o fim da produção da versão civil do Hummer H1, sobretudo em mercados onde há uma grande procura por versões blindadas, para segurança pessoal de executivos e autoridades.
Além disso, a marca francesa procura também responder a aficionados por veículos militares e «off-road» com elevada capacidade para enfrentar terrenos difíceis.
Na versão civil, o Sherpa será proposto em três versões: o Scout, com todos os recursos off road imagináveis, direccionado para uso em condições extremas; o Carrier, vendido como chassis com ou sem cabine, para receber carroçarias feitas por terceiros com as características mais variadas (pick-up, furgão, etc) e Station Wagon, totalmente blindado, para transporte de passageiros.
Em termos mecânicos, o Renault Sherpa recorre a um motor diesel Dxi5 de quatro cilindros e 4,76 litros de cilindrada, capaz de desenvolver algo como 215 cv e um binário máximo de 800 Nm.
Equipado com uma transmissão automática de seis velocidades, o Sherpa alcança uma velocidade máxima entre os 110 e os 140 km/h, dependendo da versão escolhida. O depósito de 190 litros permite-lhe oferecer uma autonomia de 850 quilómetros a uma velocidade média de 70 km/h. Os preços não foram divulgados.
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