Autor Tópico: Documentos carro  (Lida 17655 vezes)

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Re: Documentos carro
« Responder #30 em: 28 de Dezembro de 2011, 14:36 pm »
O cartão de cidadão do dono do carro não é de todo necessário, mas sobre isto não me vou alongar, OK? Tens cartão de cidadão? Experimenta e logo verás como é.

Quanto à questão que te baralhou e que terá sido mal explicada por mim, é que eu tenho dois procedimentos distintos, conforme a viatura: na autocaravana, que obviamente não é o meu carro principal e como saio só ás vezes tenho os documentos em casa, na viatura do dia-a-dia, tenho os documentos no carro.

Epah, desculpa lá voltar ao mesmo mas ainda há pouco tempo vendi dois carros e já comprei outros tantos uns com CC e outros sem e não tou a ver como fazes tal coisa... Se me dizes que consegues fazer o pedido para passar para teu nome, totalmente de acordo, mas sem a autorização do dono do carro com o respectivo CC não ficas com ele em teu nome de certeza! O pedido tem de ser feito primeiro pelo comprador e fica pendente para aprovação do vendedor, e se não estou em erro só mesmo depois disso é que tens as referencias multibanco para pagares o registo (isto não tenho a certeza em que momento é mas julgo que é só mesmo depois da aprovação do vendedor). Portanto não tou a ver como passas qualquer carro pra teu nome com o CC. Já pra não falar que não deve ser propriamente fácil saber todos os dados do vendedor, mas isso já é outra história...

Não é precisa qualquer autorização do vendedor. Acedes via ao serviço automovel online e como comprador tratas de tudo.

Claro está, que tens de ter o documento de venda devidamente preenchido e assinado pelo vendedor, que depois de scaneado é anexado ao pedido online.

Diz-me lá uma coisa, já o fizeste?

Parece-me que não... Isso é muito bonito sim senhor, e pelo que está escrito no site até parece ser assim, mas há muito que não o é... Para poderes fazer isso assim tem de ser com documentos autenticados e não com um simples scan. E antes que perguntes, sim já o fiz e voltou-me o processo para trás depois de pago e tudo... E sim, já deu pra ser assim, também já o fiz e soube bem pagar só 30€ por ser online em vez dos 60€ ao balcão, mas há pelo menos 2 anos que não dá. A certificação dos documentos tem de ser feita salvo erro por um advogado ou solicitador ou algo do género que já de si tem autenticação como profissional alem do CC pessoal.

Fiz este mês e o mês passado e foi 5*. Não é preciso mais nada do que disse. Experimenta! São 36 euros e recebes os documentos em casa. É o simplex, tás a ver?

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #31 em: 28 de Dezembro de 2011, 15:01 pm »
Sim tou a ver o simplex, e como te disse já o usei há cerca de 2 anos atrás, mas quando o voltei a tentar fazer poucos meses depois voltou-me o processo para trás já depois de pago e tudo, com a explicação de que o scan simples não era válido só se fosse submetido por um advogado ou algo do género com a devida autenticação profissional, portanto acho isso muito estranho.... Mas já não me admiro de avanços e recuos em coisas dessas neste belo país...

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #32 em: 28 de Dezembro de 2011, 18:11 pm »
Sim tou a ver o simplex, e como te disse já o usei há cerca de 2 anos atrás, mas quando o voltei a tentar fazer poucos meses depois voltou-me o processo para trás já depois de pago e tudo, com a explicação de que o scan simples não era válido só se fosse submetido por um advogado ou algo do género com a devida autenticação profissional, portanto acho isso muito estranho.... Mas já não me admiro de avanços e recuos em coisas dessas neste belo país...

Mas isso não era simplificar nada e seria muito penalizador em custos, com advogados e tudo.

Deves ter feito alguma confusão. A mudança de nome online tem exactamente as mesmas exigências que pessoalmente, ou então, nada disto fazia qualquer sentido.

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #33 em: 28 de Dezembro de 2011, 21:08 pm »
Sim as exigencias são as mesmas mas para apresentares um scan tem de ser certificado... Como te disse atrás o processo é muito simplificado se o comprador fizer o pedido com o seu cartão do cidadão e o vendedor também com o cartão do cidadão fizer a aprovação do mesmo.

Agora com a entrega do documento scanado, se queres que te diga acho mal que o aceitem sem qualquer certificação de autenticidade... Já o fiz uma vez, e já mo recusaram outra e o que acho bem é que recusem, a apresentação de um documento digitalizado por ti deixa imensa margem para fraudes... Tu compras um Fiat 127 a um gajo que também tem um Ferrari e só tens de em photoshop alterar os dados do carro, tudo o resto é igual... Não me parece bem, e como te disse já me devolveram o dinheiro de um processo de venda feito assim, e não fiz confusão nenhuma explicaram-me com todas as letras que de facto tinha dado para ser assim mas deixou de dar exactamente por causa disso. Como também te disse não me admirava nada que tivesse voltado à forma antiga, mas sinceramente se o fizeram acho mal. O processo online deve facilitar sim se ambos tiverem forma de o fazer online, caso contrário vão ao balcão e pagam o valor por inteiro....

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #34 em: 28 de Dezembro de 2011, 21:16 pm »
Sim as exigencias são as mesmas mas para apresentares um scan tem de ser certificado... Como te disse atrás o processo é muito simplificado se o comprador fizer o pedido com o seu cartão do cidadão e o vendedor também com o cartão do cidadão fizer a aprovação do mesmo.

Agora com a entrega do documento scanado, se queres que te diga acho mal que o aceitem sem qualquer certificação de autenticidade... Já o fiz uma vez, e já mo recusaram outra e o que acho bem é que recusem, a apresentação de um documento digitalizado por ti deixa imensa margem para fraudes... Tu compras um Fiat 127 a um gajo que também tem um Ferrari e só tens de em photoshop alterar os dados do carro, tudo o resto é igual... Não me parece bem, e como te disse já me devolveram o dinheiro de um processo de venda feito assim, e não fiz confusão nenhuma explicaram-me com todas as letras que de facto tinha dado para ser assim mas deixou de dar exactamente por causa disso. Como também te disse não me admirava nada que tivesse voltado à forma antiga, mas sinceramente se o fizeram acho mal. O processo online deve facilitar sim se ambos tiverem forma de o fazer online, caso contrário vão ao balcão e pagam o valor por inteiro....

Chegaste ao ponto que eu queria discutir: não deixar os documentos no carro porque é perigoso, mas depois é só facilidades.

Eu também não estou de acordo, mas é o que temos.

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
« Responder #35 em: 28 de Dezembro de 2011, 21:38 pm »
Ok, mas estamos a falar de coisa totalmente diferentes, o que te pode acontecer por deixares os documentos no carro é bem diferente do que te pode acontecer por ser tão fácil passar o carro  para teu nome (que também não é assim tanto, saber todos os dados do dono do carro e falsificar-lhe uma assinatura não é propriamente algo fácil para todos).

E voltando à questão de deixar os documentos no carro ou não, como já muitos disseram em cima, o peso a mais na carteira compensa bastante as várias chatices que se podem arranjar em caso de roubo dos documentos... Algo que pode dar logo muitas chatices e acho que ainda nem falaram aqui é a simples possibilidade de quem roubou os documentos passa numa qualquer casa que faça matriculas e manda fazer duas (isto já para as fazer legalmente) depois disso até manda os documentos para a porta da esquadra mais próxima para serem encontrados e tu ficas contente que não te aconteceu nada afinal foi só o susto... Uns meses mais tarde entra-te a GNR pla casa dentro porque fizeram um assalto com o teu carro que até está parado na garagem... Ou cobram-te dividas de portagens ou mil e uma outras coisas....

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #36 em: 28 de Dezembro de 2011, 21:45 pm »
in automovel online :

Os interessados no registo são avisados por e-mail e sms quando o registo seja realizado. Após a realização do registo, o Documento Único Automóvel/Certificado de Matrícula é enviado para a residência ou sede do respectivo titular.

3. Que passos devo dar para registar o veículo?
1.° passo – Aceder ao sítio www.automovelonline.mj.pt, autenticando-se através de certificado digital. Neste sítio, o requerente do registo deve preencher a informação sobre o veículo e sobre os intervenientes no acto solicitada no formulário electrónico e, quando o tiver terminado, enviar electronicamente o pedido de registo.
Nos casos de registo de propriedade de um veículo resultante de um contrato verbal de compra e venda em que o requerente seja o comprador e este não junte declaração de venda subscrita pelo vendedor, o requerente do registo deve aguardar que os dados sejam confirmados pelo vendedor. Quando o vendedor o tiver feito em www.automovelonline.mj.pt, o requerente do registo recebe um e-mail. Para o pedido de apreensão deve preencher o modelo electrónico para o efeito apresentado no site, com a indicação da matrícula do veículo a apreender, a identificação do proprietário inscrito e com a indicação do motivo da apreensão.

3.° passo – Os interessados no registo (intervenientes no acto registado) recebem um aviso por e-mail e sms logo que o registo seja realizado. O registo deve ser efectuado no prazo de dois dias úteis após confirmação do pagamento.

5. Quem pode realizar um pedido de registo on-line?
O pedido de registo pode ser apresentado por qualquer um dos interessados no registo (intervenientes no acto sujeito a registo).
No caso de registo de propriedade de um veículo resultante de um contrato verbal de compra e venda, o respectivo pedido pode ser apresentado:
a) Pelo comprador e pelo vendedor, ou respectivos representantes, conjuntamente;
b) Pelo vendedor ou respectivo representante:

30. O que posso fazer para que os documentos que digitalizo cumpram os requisitos do Automóvel Online?
Deverão ser seguidas as seguintes boas práticas na digitalização dos documentos:
- Os documentos digitalizados devem utilizar resoluções que assegurem que as páginas são legíveis tanto no ecrã como quando impressas. Normalmente 200 dpi ou 300 dpi (Dots Per Inch) asseguram
resultados aceitáveis. A diminuição em 50% da qualidade pode resultar num ficheiro com um tamanho 10 vezes inferior;
- É aconselhada a utilização do formato ".pdf", que permite que várias páginas de um documento sejam colocadas num único ficheiro;
- O documento deve ser digitalizado como imagem, e não como texto editável;
- Não utilizar cor nem escala de cinzento. A digitalização a preto e branco é suficiente para a validação do processo;
- Não digitalizar páginas em branco;
- O tamanho máximo permitido para cada ficheiro é de 2MB. Para verificar se o ficheiro ultrapassa este limite, faça clique com o botão direito do rato no ficheiro e consulte as Propriedades (Properties) do mesmo; - Um ficheiro com o formato ".pdf" de 2MB deverá ser capaz de armazenar um documento com cerca de 20 páginas. Se nenhuma das anteriores acções foi eficaz, deverá subdividir o ficheiro, sempre no menor número de ficheiros possível.

31. Depois de submeter os documentos ainda preciso enviar os originais para a conservatória do registo de automóveis?
Não, por regra, a submissão de documentos via electrónica substitui a necessidade de enviar por correio quaisquer documentos em formato papel.
Contudo, nos casos de pedidos de registo apresentados por entidades comerciais que tenham por actividade principal a compra de veículos para revenda ou que, em virtude da sua actividade, procedam com carácter de regularidade à transmissão da propriedade de veículos, tais entidades ficam obrigadas a remeter pelo correio aos serviços de registo os originais dos documentos digitalizados e submetidos a registo por via electrónica, nos termos do Despacho nº 11169/2008, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 76 de 17 de Abril de 2008.

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #37 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:11 pm »
- A questão é que o sistema tem uma lacuna grave: aceita o mesmo email e telemovel para vendedor e comprador, logo...

- No meu caso juntei sempre a declaração de venda assinada, pelo que dispensa confirmação pelo vendedor. Também melhor seria, se o sistema executasse um pedido sem decalarção de venda nem confirmação do vendedor: estamos na républica das bananas, mas isso seria demais.

Parece-me que o sistema entrou num certo facilitismo, que no meu caso deu muito jeito, porque sem sair de casa e poupando 24 Euros, consegui meter o carro em meu nome. Atenção, que a viatura era de uma empresa e na declaração de venda apenas foi colocada uma assinatura e carimbo da empresa. Se alguma coisa foi validada? Não sei. Mas como foi uma transacção correcta com o acordo efectivo de ambas as partes... Os documentos foram recebidos em casa e no portal das finanças já sou o proprietário da viatura.

Amanhã vou comprar uma cartiera para os documentos passarem a andar sempre comigo.

Mas já agora, se me roubarem a carteira ou eu a perder com os documentos do carro lá dentro, não será pior ainda? Terem o cartão de cidadão, carta de condução e documentos do carro... Parece-me uma mistura explosiva.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #38 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:21 pm »
não me queria alongar muito nesta questão, mas duvido que seja feito sem confirmação . O sistema poderá até aceitar o mesmo e mail para comprador/ vendedor ou podes até criar um falso para isso, mas depois confrontado com os dados do cartão de cidadão não vai bater certo, logo vem devolvido pois quando fazes o cartão de cidadão tens de fornecer e mail e telemovel se não o fizeres, depois não podes activar certificado digital, logo não há registos on line entre outras. Alem disso, para activar a assinatura de certificados digitais tens de o solicitar aquando do levantamento do cartão de cidadão e alem disso é te fornecido uns códigos que sem os mesmos nada fazes on line com o cartão, logo, podes ter os dados todos que sem os códigos do cartão nada vai ser validado, pode até ser tudo aceite mas depois na altura de confirmação ( e só entra em confirmação após pagamento do emolumento ) vem para traz . Se me disseres que talvez um registo no meio de mil passe sem confirmação, acredito, agora que trocas um carro de nome com os dados de outra pessoa on line, desculpa mas duvido.
De qualquer forma, indo ao tópico em si, ter os documentos do carro no carro em caso de furto da viatura, é meio caminho andado para a viatura seguir viagem numa operação stop

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #39 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:31 pm »
Eu também não me vou alongar mais neste tema, porque já disse que fiz duas vezes com sucesso, nos termos que referi, portanto: Se têm dúvidas, façam-no! Passem o carro de um familiar para vosso nome, de um vizinho, o que quiserem.

Só não percebo qual o espanto: se forem presencialmente com a declaração de venda assinada por um suposto vendedor, alguém confirma as assinaturas? Alguém questiona o que quer que seja?

Porque o fariam online?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #40 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:34 pm »
no acto da recepção dos documentos não são verificadas, apenas os dados. Nos serviços centrais dos registos, são verificadas por semelhança e em caso de duvidas, o registo é nulo e devolvido

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #41 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:41 pm »
E online não há validação nenhuma com o cartão do cidadão nem pode haver, seria inconstitucional: os teus dados não podem ser usados pelos serviços de qualquer maneira. O cartão do cidadão e respectiva psw apenas serve para logar no sistema.

A validação online ocorre, quando colocamos a matricula, que preenche imediatamente o Nº do quadro.

E pronto, vou passar a andar com os documentos conforme conselho de todos sem excepção.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #42 em: 28 de Dezembro de 2011, 22:45 pm »
se não há validação nenhuma , como o não requerente faz a confirmação ?

Offline mrrv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #43 em: 29 de Dezembro de 2011, 13:59 pm »
se não há validação nenhuma , como o não requerente faz a confirmação ?

Não faz confirmação de dados pessoais tipo email, etc. Mas não sei muito mais e portanto, não me parece que traga valor à discussão estar a argumentar sobre coisas que não conheço bem: ficaria apenas pelos factos que aconteceram comigo.

Documentos do carro já estão comigo, i.e, documento único e carta verde. Por lá ( no carro) ficou o papel da inspecção.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #44 em: 29 de Dezembro de 2011, 17:41 pm »
pelas indicações que sempre tive, a documentação é validada e os acessos confirmados com cartão de cidadão, portanto não estou nem continuo a ver como é possivel transferir on line sem os respectivos acessos (não estou a afirmar que não é possivel) de qualquer forma se não traz valor ao que se estava a falar, era preferivel não teres então puxado o assunto, pois para quem não sabe e tenta se esclarecer ( meu caso ) fica na mesma e apenas agora com a certeza que afinal tambem não sabes mas ateimas que sim.