Autor Tópico: ruído metálico, megane 1.5dci 100cv 2004/11  (Lida 7146 vezes)

Offline dinis

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
ruído metálico, megane 1.5dci 100cv 2004/11
« em: 03 de Janeiro de 2012, 00:28 am »
Tenho um megane II 1.5 dci de 100cv, e recentemente fui a uma oficina trocar os triangulos por uns novos pois andava a notar alguns barulhos incomodativos, e ja tinham folga, depois de me trocarem os triangulos no mes a seguir eu proprio troquei os discos e pastilhas da frente, coisa fácil... quando estava a montar a roda no sitio notei uma folga enorme ao agarrar no disco abanava tudo, qual nao é o meu espanto que dou com a porca da transmissão desapertada na roda direita (porca grande no meio do cubo), deve ter sido quando me mudaram os triangulos deixaram desapertada, re-apertei a porca, o meu vizinho que é mecanico numa empresa de expressos disse-me para por cola no parafuso, coisa que ainda nao fiz, depois de apertar e colocar tudo no sitio o carro começou a fazer um barulho metalico tipo um rolamento gripado mas mais intenso somente quando faço rotundas(quando viro pa esquerda)  um barulho tipo ferro com ferro a roçar, ja vi se era alguma das chapitas das pastilhar a roçar em algum lado e nada, esta sexta feira fui trocar os pneus da frente voltei a verificar e tinha folga na roda direita, e novamente a porca da transmissão desapertada, e o que é certo é o que o barulho metalico tinha desparecido, voltei a apertar a porca e começou e fazer o barulho metalico outra vez, hoje fui a um mecanico com o carro apoiado e com as rodas suspensas meti 1ª 2ª e 3ª virava para o lado esquerdo e nao tinha barulho nenhum... será que é algum rolamento gripado? é que nao tem folga a transmissao está apertada, será a homocinética? é que se fosse a homocinetica tinha de fazer barulhos nas manobras e assim, e dar uns estalos coisa que nao acontece.... normalmente so faz o barulho metalico se acelarar... se nao for engatado nao faz barulho nenhum....
desculpem o testamento....
abraço para todos os membros

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: ruído metálico, megane 1.5dci 100cv 2004/11
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2012, 00:28 am »
provavelmente a transmissão já foi a vida

Offline dinis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2012, 00:39 am »
mas se fosse a trasmissão daria uns estalos e faria isso continuamente... digo eu... amanha vou ver melhor!

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2012, 10:04 am »
Pelo que descreves, tens aí uma grande operação para fazer.

1º Lugar a porca central tem que ser substituída, atenção que têm que ser uma porca freiada.
2º a junta homocinética já têm de certeza folgas irrecuperáveis.
3º o cubo de roda já ganhou folga na superficie de pressão ao centro do rolamento.
4º o rolamento de roda está completamente aberto por dentro, cheio de folgas axiais que estão a cada passo a gripar mais as esferas.

Resultado :

Trocar a junta homocinética, trocar o cubo, a porca central e rolamento de roda.

Offline dinis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2012, 21:57 pm »
depois de algumas horas detectamos que o problema esta no rolamento direito, a ferrugem em po que estava na porca central no cubo e a folga que fica depois de retirarmos a roda direita a porca central ficou com imensa folga, e o barulho metálico vem do rolamento gripado. amanha ja vou buscar o rolamento e fazer a mudança, depois deixo feedback, espero mesmo que seja so isso! a porca nao tem freio simplesmente é cónica e tem incorporado a anilha de encosto! espero mesmo que seja so isso... abraço a todos

Offline dinis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2012, 00:28 am »
Era mesmo o rolamento danificado! Meti um Fag :) e ta a rolar sem barulhos!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2012, 00:33 am »
obrigado pela partilha