"A revelação da carrinha do Renault Talisman é a surpresa que a marca reservou para o dia de hoje. Com linhas distintas, elegantes e “carregado†de tecnologia, esta versão que, em Portugal, receberá a designação de Sport Tourer, dispõe dos mesmos trunfos da versão berlina, mas com uma capacidade de carga acrescida. A comercialização na Europa está prevista para o primeiro semestre de 2016.
As imagens não oferecem dúvidas: o Talisman Sport Tourer assume-se como uma das carrinhas mais elegantes e estatutárias do segmento. Os 4,86 metros de comprimento impressionam, mas apesar das dimensões consideráveis e da cintura de carroçaria alta, as linhas são dinâmicas e distintas…
Numa carrinha com quase 5 metros, claro que o volume do porta-bagagens só podia ser extraordinário: 572 dm3 VDA sob o tapa-bagagens. Com o banco traseiro rebatido, o comprimento de carga atinge os 2010 mm, ou seja, um volume aproximado de 1700 dm3 VDA.
Graças à reduzida altura da plataforma de carga, bem como à amplitude do portão traseiro (com abertura e fecho mãos livres), o acesso ao porta-bagagens é particularmente fácil.
A chave do bem-estar: Um espaço generoso e bancos acolhedores
Tal como a berlina, o Renault Talisman Sport Tourer posiciona-se no topo da categoria na qualidade dos interiores e no volume do habitáculo. Atrás, a distância até ao teto tem mesmo mais 30 mm de altura que a berlina, sendo ainda de sublinhar os mais de 25 litros de espaços de arrumação no habitáculo.
Os amplos bancos dianteiros reúnem as melhores caracterÃsticas da categoria:
um máximo de 10 vias de regulação, das quais 8 são elétricas, e um ajuste de comprimento do assento de 60 mm (apenas na versão Initiale Paris)
uma regulação lombar elétrica de 4 vias (altura/profundidade),
função de massagem regulável, tanto em termos de tipo de massagem como de intensidade (2 programas/5 sequências),
apoios de cabeça tipo “avião†com 6 vias de regulação,
assento e encosto do banco aquecidos,
regulações memorizáveis segundo 6 perfis individuais.
E uma novidade importante:
A função de ventilação integrada, para um melhor conforto com tempo quente.
Tecnologias ao serviço do prazer de condução e da vida a bordo
Numa estreia neste segmento, o Renault Talisman Sport Tourer associa, tal como na berlina, o sistema 4Control ao amortecimento pilotado. A estabilidade em curva e a agilidade necessária para se desviar de qualquer obstáculo posicionam a nova proposta da marca numa classe à parte em termos de conforto de condução e de serenidade, quer em estrada quer em cidade.
A tecnologia Multi-Sense da Renault permite personalizar a experiência de condução segundo quatro modos pré-programados: conforto, sport, neutro, eco e um modo “personalizável†totalmente configurável. Quatro modos que também se transformam em diferentes ambientes no interior (cada modo corresponde a uma tonalidade) e que até assumem diferentes sonoridades de motor.
R-Link 2, um centro de controlo conectado
O Renault Talisman Sport Tourer propõe o tablet multimédia ligado Renault R-Link 2 disponÃvel nos formatos horizontal de 7 polegadas e vertical de 8,7 polegadas. O R-Link 2 comanda as ajudas à condução, para além das funções convencionais de navegação, áudio e ar condicionado. Os botões de atalhos, o botão rotativo na consola central e os comandos adicionais no volante completam as funcionalidades do ecrã tátil.
Um som Bose® por medida
O Talisman Sport Tourer dispõe, também, do som Surround BOSE® por medida, difundido através de doze altifalantes de elevado desempenho e de um subwoofer. A tecnologia Centerpoint® converte o sinal das fontes estéreo em sinal multicanal para oferecer um som Surround, ao mesmo tempo que o tratamento digital do sinal Bose® integra as caracterÃsticas acústicas do Talisman, para proporcionar uma equalização por medida.
Uma ampla variedade de ajudas à condução (ADAS)
• Para proteger: regulador de velocidade com controlo da distância (ACC), travagem ativa de emergência (AEBS).
• Para alertar: alerta de transposição involuntária de via (LDW), alerta de distância de segurança (SDW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (TSR / OSP), aviso de ângulo morto (BSW).
• Para facilitar: câmara de marcha atrás, comutação automática dos faróis máximos/médios (AHL), travão de estacionamento automático, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e ajuda ao estacionamento em modo mãos livres.
O visor head-up display, a cores e retrátil, apresenta todas as informações úteis para uma condução tranquila: velocidade instantânea, navegação, ajudas à condução (ADAS).
O prazer de condução graças a grupos motopropulsores eficientes
O Renault Talisman Sport Tourer dispõe dos mesmos motores da versão berlina.
Dois motores a gasolina (em Portugal disponÃveis sob encomenda): Os motores Energy TCe150 e Energy TCe 200, associados à caixa automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades.
Três motores Diesel:
· O motor Energy dCi 110 associado à caixa manual de 6 velocidades ou à caixa automática EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades.
· O motor Energy dCi 130, com opção entre caixa manual de 6 velocidades e caixa EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades.
· O motor Energy dCi 160, equipado com dois turbocompressores, exclusivamente associado à caixa EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades.
O Renault Talisman Sport Tourer será apresentado ao público, em estreia mundial, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt 2015 e comercializado na Europa no primeiro semestre de 2016."
Informação dada pela Renault Portugal.