Primeiro há que dizer que o Talisman não vem para jogar na “Premier Leagueâ€, ou melhor dizendo, na “Bundesliga†de Audi, BMW e Mercedes, estando apontado a modelos como o Peugeot 508, Ford Mondeo, Opel InsÃgnia e o inalcançável Volkswagen Passat. Acredito que o produto será muito bom e com a vantagem de ter sido maturado ao longo de muito, mas mesmo muito tempo. Apesar de ser um segmento cada vez mais em plano inclinado, é importante estar presente e a Renault sempre lá esteve, mesmo que no passado recente com um carro algo desastrado. Arrepiando caminho, a Renault decidiu apostar forte no estilo e no conteúdo, com um automóvel enorme que fica muito perto do Latitude, o topo de gama da casa francesa. Que não passa de um Samsung com logótipo Renault... O que não acontece com o Talisman que, mesmo recebendo um nome usado na China, partiu e uma folha em branco baseando-se na nova plataforma CMF, a mesma que serve de base ao mais recente Espace. No que toca ao estilo, Laurens van der Acker, responsável do estilo da Renault, não foi exibicionista e não há nenhuma extravagância na carroçaria do Talisman. Os pormenores da linguagem de estilo da Renault estão lá todos, mas sem serem esfregados na cara do utilizador. Novidade reside no abdicar da carroçaria de cinco portas em favor de uma berlina convencional com uma enorme bagageira – 608 litros! - deixando as questões da versatilidade e utilização familiar para a carrinha. O Talisman será produzido na fábrica de Douai, lado a lado com o Espace e receberá todas as novidades tecnológicas estreadas no crossover da casa francesa, nomeadamente, o ecrã do sistema de info entretenimento (colocado na vertical como no Espace tendo 8,7 polegadas recebendo o auxÃlio de outro ecrã no painel de instrumentos que terá 7 polegadas), a direção à s quatro rodas e o sistema MultiSense. Olhemos, então, com pormenor para este Talisman. Começamos pelo nome, que a Renault afirma ser sinonimo de proteção e poder, acrescentando que é um nome facilmente pronunciado e compreendido em todo o Mundo. Inclino-me mais para esta última possibilidade, tendo a Renalut, certamente, aprendido com o menos feliz Kadjar...“O Talisman é uma berlina generosa nas proporções, no volume do habitáculo e no conforto que conquista pela sua face dianteira marcante e pelo porta-bagagens elegante, num conjunto que se destaca, ainda, pelos flancos musculados.†Foi assim que Laurens van der Acker descreveu o Talisman, dizendo ainda que “quisemos que o Talisman tivesse uma postura que parecesse estar sempre pronto para a ação, mesmo estando parado.â€Os caros leitores irão dizer de sua justiça sobre a beleza de linhas do Talisman, mas não restam dúvidas que é um carro... grande. Contas feitas, são 4,85 metros de comprimento, 1,87 metros de largura com uma altura de 1,46 metros. A distância entre eixos é de 2,81 metros, dimensão que permite oferecer um desafogado banco traseiro. Que as medidas oficiais confirmam: entre 902 e 855 mm (frente/trás) de distancia entre o tejadilho e o banco e 262 mm de espaço para que os ocupantes do banco traseiro arrumem as pernas. Como referi acima, a bagageira do Talisman é gigantesca com 608 litros e para os amantes do golfe, dizer que a Renault afirma caberem quatro sacos na bagageira deste Renault. Mas porque a casa francesa não quer deixar nada nas mãos do acaso, adicionou mais 25 litros de espaço extra em locais de arrumação espalhados pelo habitáculo, com destaque para o porta luvas com 8 litros, as bolas das portas da frente com 4,6 litros de capacidade, as de trás têm 2 litros de capacidade e ainda um espaço para o passageiro arrumar o seu telemóvel e as chaves.“Procurei criar um interior o mais fluÃdo possÃvel e que queria que essa intenção fosse perceptÃvel ao primeiro olhar. Os detalhes ficam para uma análise mais profunda e detalhada.†Foi assim que Nicolas Dortindeguey, responsável pelo estilo do interior do Talisman, descreveu o ambiente a bordo do novo modelo. Numa primeira análise, nota-se maior qualidade e pormenores que são habituais em modelos de marcas Premium. Exemplos? Ao aproximar-se do automóvel, verá as luzes diurnas iluminarem-se, os retrovisores abrirem, o piso à frente da porta ilumina-se, o ambiente luminoso interno acende-se, é recebido com uma animação sonora e visual que lhe dá as boas vindas e, finalmente, o banco recua 50 mm (caso tenha regulação elétrica) para ajudar a entrar no carro. Lá dentro, se conhece o Espace, terá uma sensação de “deja vu†apesar de ser notória personalidade própria. Porque a tecnologia é, cada vez mais, importante, o Talisman está equipado com o mesmo sistema de info entretenimento do Espace, o R-Link 2 que está disponÃvel em duas variantes, consoante o nÃvel de equipamento, conforme referimos acima. Para os nÃveis de acesso, um ecrã em formato paisagem com 7 polegadas, para os outros, a versão retrato (ao alto) com ecrã de 8 polegadas, naquilo que estabelece uma estreia no segmento. Junta-se uma série de funcionalidades que tornam a vida a bordo e a condução, mais fáceis. Outra novidade de tomo do Talisman é a utilização do sistema MultiSense e do 4Control, os mesmos usados já no novo Espace. Combinando o amortecimento pilotado com a direção à s quatro rodas, o Talisman promete prazer de condução, conforto e segurança na condução. O sistema 4Control ajuda a mitigar as eventuais dificuldades em serpentear pelo tráfego com um carro de tão generosas dimensões, ao passo que o amortecimento pilotado do Multi Sense permite adaptar o carro ao tipo de condução que desejamos. Influindo no sistema 4Control, no amortecimento pilotado, na direção, no motor e na caixa EDC (caso esteja disponÃvel), mudando, também, o ambiente a bordo bem como a sonoridade do motor, o Multi Sense oferece quatro modos de condução (Confort, Sport, Eco, Neutro), oferecendo amplas possibilidade de escolha. Para o ajudar, existe um botão de atalho que faz o Multi Sense alternar, diretamente, entre o modo Confort e modo Sport em apenas dois toques. A gama de motores do Talisman é decalcada da usada no Espace. Assim, a proposta a gasolina é preenchida com o bloco de 2.0 litros sobrealimentado com 200 CV (existirá uma variante com 150 CV), enquanto que no lado diesel, encontramos os blocos 1.6 dCI nas variantes de 110 e 130 CV e o 2.0 dCi com 160 CV. Os motores a gasolina estão equipados, exclusivamente, com a caixa EDC de dupla embraiagem e sete velocidades, o bloco 1.6 dCi 110 tem caixa manual de seis velocidades e opção pela caixa EDC de dupla embraigem com seis marchas, as mesmas escolhas para a versão de 130 CV. O 2.0 dCi duplo turbo com 160 CV está disponÃvel apenas com a unidade EDC de dupla embraiagem com seis relações. O novo Renault Talisman chegará a Portugal em Novembro, com preços ainda por definir.
Alguém concorda comigo na questão dos farois e já tratou do assunto...