Autor Tópico: Clio electrique de 1997 (557)  (Lida 11653 vezes)

Offline johnnygt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 98
Clio electrique de 1997 (557)
« em: 11 de Janeiro de 2012, 00:36 am »
A título de curiosidade e numa altura em que se fala tanto em energias alternativas e renovavéis e sobretudo para os que têm medo dos "novos" Renault electricos (Z.E.), irei brevemente colocar aqui umas fotos que fiz de um clio electrico de 1997 de um conhecido meu...em Portugal, e o qual tambem já tive a oportunidade de conduzir !
Trata-se de um Renault clio I fase 3, motorização electrica original Renault, placa oval 557W, quem tiver o Dialogys encontra-o facilmente!
 Faz cerca de 100km e quando esgotado carrega em cerca de 8 horas.
A velocidade maxima anda ali pelos 90/100 e é um "bocadito" mais lento que o Fluence Z.E. o qual já tive oportunidade de ensaiar.

A direito rola muito bem, a descer ainda melhor :grin:...a subir é que é mesmo mau, sobe a Av.Duarte Pacheco em direção ao Monsanto a cerca de 30km/h  :angry:
Curiosamente apesar de sêr "antigo" tambem recupera energia da mesma forma que os modernos quando não se acelera a descer, passa de motor a gerador...boa! :happy: :happy:

Unico problema, baterias quando em mau estado...  não são de aluguer... paga o proprietário, 19 baterias a cerca de 500€ cada uma é fazer as contas  :gun: :gun:

Custo médio por 100km...0.90€ a 1,10€ hehehehehe
Quem é que não queria um destes??  :dance: :dance: :dance: :dance:

Para já deixo-vos aqui um video no youtube de um outro clio igual a este a circular em Paris  :dance:

Balade en clio électrique à Paris


Fotos em breve...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2012, 00:39 am »
fotos disso asap ;)

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2012, 00:40 am »
lembro-me de ver ensaios do carro na televisão (M6 inclusive).

Agora estou curioso por essas tuas fotos.

É uma raridade por cá :D

Offline johnnygt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 98
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2012, 00:49 am »
Raridade ou mesmo o unico!
Foi um problema burocrático para o matricular cá por falta da homologação porque na Renault portuguesa o modelo era completamente desconhecido  :laugh: Parece que até foi necessária alguma insistência para os convencer que este clio era mesmo um Renault electrico original  :angry:  hehehehehe  :tongue:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2012, 01:00 am »
Vi umas fotos de um ou dois por cá, mas matricula francesa. lol

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2012, 00:16 am »
Já vi este video há uns anos atrás no forum dos defuntos, lembro-me bem dele.....

Já agora é bom ter-te por cá mestre Johnny!
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2012, 23:52 pm »
Já vi este video há uns anos atrás no forum dos defuntos, lembro-me bem dele.....

Já agora é bom ter-te por cá mestre Johnny!
Para quando o Fuego e o 17 TS nos clássicos?

Offline johnnygt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 98
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2012, 00:41 am »
Aqui estão então as fotos da máquina...



Na frente destingue-se dos demais pelo logotipo "electrique"...



Na traseira a mesma coisa...



Lateral...

Vamos ao habitáculo...



Semelhante ás versões de motor térmico, de notar que têm air-bag para o condutor  :grin:



O selector de marcha é igual ás versões de caixa automática mas escala só têm R (reverse) N (neutral) D (drive), resumindo, anda para trás, para a frente e para lado nenhum  :tongue:



Não têm embraiagem por isso dispensa o terceiro pedal...



Painel de instrumentos é semelhante aos outros mas se olharem com atenção...só vai até aos 130 km/h



Nivél de combustivél... ups! Quero dizer,Carga das baterias  :lamp: :lamp: :lamp:  hehehe  0% a 100%  :tongue:



Aqui existêm alguns indicadores diferentes como o aviso de nivel baixo e alerta de revisão (mudança da água das baterias) e mais não sei o quê  :huh:



Computador de bordo, várias informações mais precisas, amperes dispiniveis, gastos, recuperados, consumo instantaneo, temperaturas diversas... e o mais incrivél que não estava mesmo á espera...é possivél as informações serem dadas em PORTUGUES?! Uau, e esta hein? Nem as versões térmicas tinham a opção do mudar o cb para portugues e este dá?! Mas nem tudo é perfeito, ao mudar para portugues algumas funções desaparecem  :angry: daí tive de o deixar ficar mesmo pelo francês  :cry:



O carregador está incorporado no próprio veículo, basta ligar o cabo directamente á tomada de casa, 220v ou 380v para carga mais rápida. Uma carga completa com baterias esgotadas são cerca de 8 horas...



bbbbzzzzzzzzzzzzzzzzzz  :assobio:



São 18 baterias de carga, a maioria debaixo do piso da mala e o resto debaixo do banco traseiro... não há roda suplente  :laugh:



O motor electrico Renault, designa-se por "DB9"









Existe circuito de arrefecimento liquido, serve para arrefecer as baterias.
As baterias têm duplo circuito de agua, uma parte é o electrolito (água destilada) e a outra liquido de arrefecimento anticongelante.
Este carro era para o mercado sueco,friooo pra cacete, este até têm na traseira uma caldeira a gasolina só para a solfagem com um deposito de para gasosa com capacidade de 5 litros, é a unica gasolina que leva para quem têm muito frio no inverno  :laugh: :laugh:



E um vulgar radiador com motoventilador comum ás versões com motor térmico.
E aqui ficam as fotos mais importantes que fiz, provavelmente nunca irão vêr um clio destes de tão perto como aqui  :tongue:

Renault clio electrique 557W
Ano 1997
Extras:
            -Air-bag de condutor e pré tensores dos cintos da frente
            -direção assitida... hidro-electrica
            -pneus michelin especificos de baixo atrito
            -auto radio com comando satélite
            -vidros electricos

             Ã‰ um mimo hehehehe

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:16 am »
Muito engraçado o carro e nesa altura fazer 100km comparando com os de agora é muito bom.

Offline deathophobia

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • Mensagens: 913
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:42 am »
grande maquina...    até tem um volante igual ao meu...

já agora, com tanta bateria, para que serve essa que esta no compartimento do motor?

será para ligar a soufagem?

 :laugh:

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2012, 11:18 am »
Incrível... Tendo em conta a idade do carro e quando o mesmo foi lançado, como a tecnologia não foge muito a solução que há cerca de 3 anos anda para ai a ser comentada.

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #11 em: 27 de Janeiro de 2012, 17:32 pm »
Muito interessante sem dúvida ver que a tecnologia fantástica de hoje afinal já não é nova. Gostei particularmente do motor ser um "DB9". Soa a grande máquina britânica... um Aston Martin ;)

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 220
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #12 em: 28 de Janeiro de 2012, 23:10 pm »
Muito porreira esta versão do Clio, já tinha visto este carro numa reportagem da Sic há uns anos... O conceito é interessante (e não foge muito do actual, com a excepção das trocas de baterias), e para o dia-a-dia chega e sobra.

Uma pergunta um pouco indiscreta, caso possa responder... Por que valores ficou este Clio de abastecer por casa?

Cumps

Offline johnnygt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 98
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro de 2012, 22:09 pm »
Sim este é de facto o mesmo clio da reportagem da SIC que vimos há uns anos.
Foi adquirido pelo ebay e julgo que o valor final (carro,transporte,matricula) aproximou-se dos 6.000€

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 220
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Clio electrique de 1997 (557)
« Responder #14 em: 11 de Fevereiro de 2012, 15:27 pm »
Até ficou por um preço acessível, enquanto não for preciso trocar as baterias é só poupar.