Viva,Há uns meses comprei e instalei um fecho central universal no meu clio 1. Tirei algumas fotos e finalmente tive algum tempo disponÃvel para colocar isto online. Espero que seja esclarecedor e qualquer dúvida, não hesitem!Este guia tem 4 partes, Portas traseiras, Portas dianteiras, mala e passagem dos cabos.1. Portas traseirasComecei pelas portas traseiras pois como ainda não tinha nenhuma experiência sabia que Ãa demorar mais e cometer erros. Portanto se estragasse alguma coisa não ficava com as portas da frente inutilizáveis.Primeiro comecei por encontrar o melhor sÃtio para a pistola. Reparem que corri o vidro para baixo para não esquecer eventuais conflitos. De notar também que a pistola está paralela ao arame do puxador.Marquei o ponto onde Ãa furar (a rosa). Ao furar cuidado para não acertar no vidro!Já com a pistola instalada:Já com a pistola instalada, é altura de fazer a ligação com o arame do puxador da porta. Esta parte requer especial atenção pois um pequeno erro e vai um dos ferros incluÃdos no kit para o lixo...É necessário dobrar o ferro da seguinte maneira:já com o ferro instalado e a porta pronta:A outra porta traseira foi exactamente a mesma coisa.2. Portas dianteirasInfelizmente desta parte não tenho muitas imagens. Queria instalar isto o mais rápido possÃvel e acabei por não tirar fotos quase nenhumas, no entanto o que tenho fica aqui.posicionamento da pistola. é preciso ter especial atenção no posicionamento das pistolas frontais, porque temos de ter em atenção a quartela da porta. Inicialmente fiz a instalação de uma maneira que a quartela embarrava com a pistola. Tive de desmontar tudo e voltar a posicionar a pistola noutro sÃtio (este)já montado:3. Malaa mala:aproveitei um dos furos já existentes e fiz outro:O canhão da mala:Tive a seguinte ideia para colocar o fecho em funcionamento:já montado:4. passagem dos fiosPrimeiro escolhi o posicionamento do módulo do fecho central (do lado esquerdo)Depois passei metade dos fios por dentro do tablier até ao outro lado, incluido o fio da mala, pois o conjunto dos fios que vão para a mala é do lado direito.Depois comecei a passar os fios por baixo da calha que existe na zona dos pés:ao lado do tubo da água:Depois disto, passar os fios para as portas é fácil. No entanto vou deixar aqui a minha opção para fazer a ligação entre carroçaria e porta:Este resultado agradou-me muito e além de ser funcional acho que também agrada ao olho.Estes "tubos" são os usados nos ar condicionados. Compra-se no aki cerca de 1metro de tubo por uns 2€.4.(2). passagem dos fios para a malaA melhor maneira para fazer a instalação para a mala consiste em usar 2 fios que, no meu caso, se encontram inutilizados. Esses dois fios terminam exactamente no sÃtio onde instalei a pistola e começam no habitáculo, mais precisamente na mala, atrás da lâmpada de presença da mala.Depois de tirar o forro da mala:Depois de tirar a capa de protecção:é visÃvel nesta imagem um fio verde (que na verdade é verde e branco). Ao lado do fio verde encontra-se um fio castanho e branco. Estes são os dois fios da ficha presente na porta da mala que se encontra inutilizada.O procedimento agora é fácil. Basta cortar e ligar os dois fios provenientes do módulo do fecho central:No final, é só ligar os dois fios à pistola da mala!O que falta1. a passagem dos cabos para ligação à bateria - Não tirei fotosCumprimentos,paulo