Viva,Tenho um Clio I RN (91) que, como é normal, veio sem conta rotações e sem indicação de temperatura. Decidi então trocar o quadrante por um quadrante completo.Durante toda a instalação fui tirandos várias fotos para poder fazer este guia para quem queira fazer o mesmo (não é que sejam muitos ).O quadrante que tinha:o quadrante que instalei:1. Antes de começarDependendo da idade do clio, o carro pode já estar preparado para instalar o quadrante (chegar, tirar um, meter outro e tá a funcionar).O meu caso envolveu mais trabalho pois não bastou ligar o quadrante. tive de ir buscar o sinal do conta rotações e da temperatura ao compartimento do motor, portanto eu neste guia descrevo o processo inteiro.Há ainda alguns casos em que é preciso ir buscar o sinal à bobine, no entanto para este caso não possuo informação suficiente.A primeira coisa que devem fazer é saber a vossa situação, se precisam ou não de passar cabos do motor para o habitaculo.No motor, ao lado da bateria, existe uma caixa preta que tem o simbolo da renault. Lá dentro tem duas fichas, uma ligada à outra.A ficha de baixo vai para o habitáculo, a de cima vem do motor.Em princÃpio na ficha de cima vai existir um fio na posição B1 e um fio na B6 (a ficha tem umas inscrições com as posições).Se na ficha de baixo também existir fios na B1 e na B6, então não precisam de passar cabos para o motor. Se não, vão precisar.Quanto à alteração dos Km, no meu foi fácil de fazer. Não foi necessário tirar o módulo dos km para fora, apenas precisei de desmontar o quadrante que foi o suficiente para alterar os Km. No entanto o meu quadrante não é de um clio (tenho quase a certeza), mas apenas isso é diferente, o seguinte guia é exactamente igual para um quadrante original clio.2. Retirar o quadrantePrimeiro tira-se o tablier. Existem 3 parafusos na parte de cima + 1 de cada lado (só se vêm com a porta aberta)depois desmonta-se a parte debaixo do volante que está seguro por 3 parafusos e para facilitar mais desmonta-se também a placa que está mais abaixo, que está segura por 2 parafusos:Agora demonta-se o quadrante. Em alguns casos o quadrante está apenas seguro por 2 parafusos superiores, noutros casos tem 2 em cima e 2 em baixo.Os parafusos que seguram o quadrante por baixo requerem alguma paciência para encontrar e desenroscar, mas consegue-se.Consegue-se ter acesso a eles a partir da parte debaixo do volante.Com o quadrante já solto, é preciso desligar as fichas e o cabo flexivel da velocidade.As 3 fichas são fáceis de desligar, o cabo flexÃvel é preciso mais força, mas muito cuidado também! tentem não dobrá-lo pois pode partir! Se calhar com uma chave de fendas conseguem fazer alavanca e "sacar" o cabo (foi como eu fiz).3. Preparação dos cabosEste passo é apenas para quem precisar de passar cabos do motor para o habitáculo.Eu comprei 3 cabos de 2,5m cada um, tudo de cor difrente. No entanto se fosse agora compraria 4 cabos de 2m cada.Comprei também uma ficha numa sucata (uma igual aquelas 3 que ligam no quadrante), para aproveitar os contactos.Primeiro tirei os contactos da ficha que comprei (tive de cortar a ficha com o X-acto), depois reparei que os contactos estavam muito sujos, portanto a primeira coisa que fiz foi polir.De seguida peguei em dois que tinham um cabo eléctrico grosso e soldei cada um a um cabo eléctrico que comprei (aqueles de 2,5m que falei em cima, usem cabos de cores diferentes, dá mais jeito depois!). Meti também manga que retrai com o calor para não haver curto-circuitos:Depois entrancei os dois cabos um no outro e isolei-os com fita cola preta.Fiz também a preparação do cabo para o nÃvel do oleo. A medição do nivel do oleo precisa de dois cabos que vão ligar nos dois contactos do quadrante que estão à beira do conta rotações:Portanto para este caso arranjei 2 conectores fêmea para encaixarem no quadrante e cravei-os nos cabos:isolei na mesma os dois cabos com fita cola preta:4. Preparação do carroPara passar os cabos para o motor, a melhor forma é por uma tampa preta que existe perto dos pedais. Essa tampa está tapada por uma camada de espuma, mas como essa camada de espuma está meia recortada na zona da tampa, é fácil de encontrar e retirar.De seguida fiz 2 furos na tampa preta. de notar que têm de furar a tampa preta e depois ainda têm de furar a tampa de borracha que está imediatamente a seguir. ao furarem vão perceber.(apenas aparece um dos furos, o outro furo fiz logo a seguir mas não tirei foto)5. Instalação dos cabosAgora, como é óbvio, têm de meter os 2 pares de fios que prepararam anteriormente pelos buracos.Eles vão sair por trás da bateria +/-Agora na caixa preta que está junto à bateria e procuram-se os fios que estão em B1 e em B6 e cortam-se.O laranja é do conta-rotações, o roxo é da temperatura.usei conectores por ser mais fácil para instalar do que soldar.Depois disto, amarrei o cabo a um outro que já lá estava, para ficar tudo perfeito.Quanto ao cabo do nivel do oleo, para já meti-o dentro da caixa preta do motor juntamente com o outro. quando descobrir onde se tem de ligar, é só plung and play.Depois disto, é altura de ligar os cabos no quadrante.[/url]Supondo que sabem qual é o cabo do conta-rotações e da temperatura, o que agora têm de fazer é pegar na ficha A e na C (daquelas 3 que ligam ao quadrante):conta rotações liga na A8termómetro liga na C1(fios amarelo e laranja)O nÃvel do oleo vai ligar directamente no quadranteA esta altura podem testar o quadrante! em princÃpio vão ligar o carro e o conta rotações e a temperatura vão funcionar!6. Pequenas alterações necessáriasVai ser necessário pegar na ficha B e ligar o fio 6 a 5 e a 7.A ficha 6 são os piscas, para as setas do quadrante piscarem é preciso ligar os piscas à s posições 5 e 7 (ver esquema do quadrante acima).como eu fiz:Não dá para ver bem mas o que fiz foi pegar em 2 contactos (da ficha que comprei) e soldá-los juntos. Depois cortei o fio 6 da ficha B e liguei-o aos contactos preparados anteriormente. (tá um pouco confuso, mas é fácil)Neste momento devem testar todas as luzes do quadrante. Se tudo estiver a funcionar, basta montar tudo (não esquecendo de ligar os cabos do nivel do oleo, para ficar já tudo preparado)No meu caso ainda tive de alterar outras coisas:Penso que o quadrante que arranjei era de outro carro, pois os apoios do quadrante nem sequer eram por parafusos e outra das coisas é que as luzes do farol de nevoeiro e do desembaciador traseiro estavam trocadas.A única coisa que tive de fazer foi trocar os fios 8 e 7 da ficha C (ver esquema).Como o quadrante não tinha apoios, tive de os cortar do quadrante anteriorlixei-os e adaptei-os ao novo quadrantede notar que tive de os colar de trás para a frente, se não não encaixava bem nos suportes do carro.Deixo aqui uma imagem do painel com as ligações já montadase a ligação do nivel do oleo:O painel montadoDe notar que está a funcionar! Apenas não funciona o ar, penso que tenho de trocar fios, mas também é uma coisa secundária.Cumprimentos,Paulo M
outro excelente diy por parte do nosso caro colega mendes.esperomos que o post nao se apague...cumps