Autor Tópico: [DIY] - CLIO I - Instalação de quadrante completo  (Lida 34178 vezes)

Offline Mendes

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
[DIY] - CLIO I - Instalação de quadrante completo
« em: 19 de Janeiro de 2010, 21:54 pm »
E mais um e com a devida autorização, aqui fica

Citação de: paulo-m
Viva,

Tenho um Clio I RN (91) que, como é normal, veio sem conta rotações e sem indicação de temperatura. Decidi então trocar o quadrante por um quadrante completo.
Durante toda a instalação fui tirandos várias fotos para poder fazer este guia para quem queira fazer o mesmo (não é que sejam muitos :p).

O quadrante que tinha:

o quadrante que instalei:

1. Antes de começar

Dependendo da idade do clio, o carro pode já estar preparado para instalar o quadrante (chegar, tirar um, meter outro e tá a funcionar).
O meu caso envolveu mais trabalho pois não bastou ligar o quadrante. tive de ir buscar o sinal do conta rotações e da temperatura ao compartimento do motor, portanto eu neste guia descrevo o processo inteiro.
Há ainda alguns casos em que é preciso ir buscar o sinal à bobine, no entanto para este caso não possuo informação suficiente.

A primeira coisa que devem fazer é saber a vossa situação, se precisam ou não de passar cabos do motor para o habitaculo.
No motor, ao lado da bateria, existe uma caixa preta que tem o simbolo da renault. Lá dentro tem duas fichas, uma ligada à outra.

A ficha de baixo vai para o habitáculo, a de cima vem do motor.
Em princípio na ficha de cima vai existir um fio na posição B1 e um fio na B6 (a ficha tem umas inscrições com as posições).
Se na ficha de baixo também existir fios na B1 e na B6, então não precisam de passar cabos para o motor. Se não, vão precisar.

Quanto à alteração dos Km, no meu foi fácil de fazer. Não foi necessário tirar o módulo dos km para fora, apenas precisei de desmontar o quadrante que foi o suficiente para alterar os Km. No entanto o meu quadrante não é de um clio (tenho quase a certeza), mas apenas isso é diferente, o seguinte guia é exactamente igual para um quadrante original clio.

2. Retirar o quadrante

Primeiro tira-se o tablier. Existem 3 parafusos na parte de cima + 1 de cada lado (só se vêm com a porta aberta)

depois desmonta-se a parte debaixo do volante que está seguro por 3 parafusos e para facilitar mais desmonta-se também a placa que está mais abaixo, que está segura por 2 parafusos:

Agora demonta-se o quadrante. Em alguns casos o quadrante está apenas seguro por 2 parafusos superiores, noutros casos tem 2 em cima e 2 em baixo.
Os parafusos que seguram o quadrante por baixo requerem alguma paciência para encontrar e desenroscar, mas consegue-se.Consegue-se ter acesso a eles a partir da parte debaixo do volante.

Com o quadrante já solto, é preciso desligar as fichas e o cabo flexivel da velocidade.
As 3 fichas são fáceis de desligar, o cabo flexível é preciso mais força, mas muito cuidado também! tentem não dobrá-lo pois pode partir! Se calhar com uma chave de fendas conseguem fazer alavanca e "sacar" o cabo (foi como eu fiz).

3. Preparação dos cabos

Este passo é apenas para quem precisar de passar cabos do motor para o habitáculo.

Eu comprei 3 cabos de 2,5m cada um, tudo de cor difrente. No entanto se fosse agora compraria 4 cabos de 2m cada.
Comprei também uma ficha numa sucata (uma igual aquelas 3 que ligam no quadrante), para aproveitar os contactos.

Primeiro tirei os contactos da ficha que comprei (tive de cortar a ficha com o X-acto), depois reparei que os contactos estavam muito sujos, portanto a primeira coisa que fiz foi polir.

De seguida peguei em dois que tinham um cabo eléctrico grosso e soldei cada um a um cabo eléctrico que comprei (aqueles de 2,5m que falei em cima, usem cabos de cores diferentes, dá mais jeito depois!). Meti também manga que retrai com o calor para não haver curto-circuitos:

Depois entrancei os dois cabos um no outro e isolei-os com fita cola preta.

Fiz também a preparação do cabo para o nível do oleo. A medição do nivel do oleo precisa de dois cabos que vão ligar nos dois contactos do quadrante que estão à beira do conta rotações:

Portanto para este caso arranjei 2 conectores fêmea para encaixarem no quadrante e cravei-os nos cabos:

isolei na mesma os dois cabos com fita cola preta:

4. Preparação do carro

Para passar os cabos para o motor, a melhor forma é por uma tampa preta que existe perto dos pedais. Essa tampa está tapada por uma camada de espuma, mas como essa camada de espuma está meia recortada na zona da tampa, é fácil de encontrar e retirar.

De seguida fiz 2 furos na tampa preta. de notar que têm de furar a tampa preta e depois ainda têm de furar a tampa de borracha que está imediatamente a seguir. ao furarem vão perceber.

(apenas aparece um dos furos, o outro furo fiz logo a seguir mas não tirei foto)

5. Instalação dos cabos

Agora, como é óbvio, têm de meter os 2 pares de fios que prepararam anteriormente pelos buracos.
Eles vão sair por trás da bateria +/-

Agora na caixa preta que está junto à bateria e procuram-se os fios que estão em B1 e em B6 e cortam-se.

O laranja é do conta-rotações, o roxo é da temperatura.

usei conectores por ser mais fácil para instalar do que soldar.

Depois disto, amarrei o cabo a um outro que já lá estava, para ficar tudo perfeito.
Quanto ao cabo do nivel do oleo, para já meti-o dentro da caixa preta do motor juntamente com o outro. quando descobrir onde se tem de ligar, é só plung and play.

Depois disto, é altura de ligar os cabos no quadrante.

[/url]

Supondo que sabem qual é o cabo do conta-rotações e da temperatura, o que agora têm de fazer é pegar na ficha A e na C (daquelas 3 que ligam ao quadrante):
conta rotações liga na A8
termómetro liga na C1

(fios amarelo e laranja)

O nível do oleo vai ligar directamente no quadrante

A esta altura podem testar o quadrante! em princípio vão ligar o carro e o conta rotações e a temperatura vão funcionar!

6. Pequenas alterações necessárias

Vai ser necessário pegar na ficha B e ligar o fio 6 a 5 e a 7.
A ficha 6 são os piscas, para as setas do quadrante piscarem é preciso ligar os piscas às posições 5 e 7 (ver esquema do quadrante acima).
como eu fiz:

Não dá para ver bem mas o que fiz foi pegar em 2 contactos (da ficha que comprei) e soldá-los juntos. Depois cortei o fio 6 da ficha B e liguei-o aos contactos preparados anteriormente. (tá um pouco confuso, mas é fácil)

Neste momento devem testar todas as luzes do quadrante. Se tudo estiver a funcionar, basta montar tudo (não esquecendo de ligar os cabos do nivel do oleo, para ficar já tudo preparado)

No meu caso ainda tive de alterar outras coisas:
Penso que o quadrante que arranjei era de outro carro, pois os apoios do quadrante nem sequer eram por parafusos e outra das coisas é que as luzes do farol de nevoeiro e do desembaciador traseiro estavam trocadas.

A única coisa que tive de fazer foi trocar os fios 8 e 7 da ficha C (ver esquema).

Como o quadrante não tinha apoios, tive de os cortar do quadrante anterior

lixei-os e adaptei-os ao novo quadrante

de notar que tive de os colar de trás para a frente, se não não encaixava bem nos suportes do carro.

Deixo aqui uma imagem do painel com as ligações já montadas

e a ligação do nivel do oleo:

O painel montado

De notar que está a funcionar! :)
Apenas não funciona o ar, penso que tenho de trocar fios, mas também é uma coisa secundária.

Cumprimentos,
Paulo M

« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 21:24 pm por energyprivilege »

MRC

• Visitante
Re: [clio mk1] Instalaçãode quadrante completo
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2010, 22:04 pm »
Bom DIY, já conhecia!

Como foi feito com um quadrante de R5/9/11 deu mais trabalho de bricolage e tal :P

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2010, 22:06 pm »
Bom DIY mesmo, obrigado Mendes  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2010, 00:09 am »
pelo facto de estarmos a proceder a alterações no servidor , é provavel que este topico se perca .
solicito que se isso acontecer o voltes a colocar para a semana sff

obrigado

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2010, 01:36 am »
outro excelente diy por parte do nosso caro colega mendes.

esperomos que o post nao se apague...

cumps

Offline Mendes

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2010, 01:48 am »
outro excelente diy por parte do nosso caro colega mendes.

esperomos que o post nao se apague...

cumps

Epa eu ate gostava de ter feito isto, mas este e o do fecho central foram feitos por outra pessoa que participava no rcp, e se não me engano também aqui anda mas ainda n se pronunciou.

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2010, 01:51 am »
peço desculpa.

pensei que tinhas sido tu a fazer mas no carro de outra pessoa... isto ja é o sono.

Offline Mendes

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2010, 02:00 am »
Não ha problema, estes tópicos estavam no rcp, e como tou a ver aquilo cada vez a ficar pior, fui falar com o autor a ver se os podia "resgatar" de la porque tem por la bons diy que são uma pena perderem-se. :undecided:

Offline men_on_fire

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #8 em: 20 de Janeiro de 2010, 16:10 pm »
Very Nice Work
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline Bruno Ferreira

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sandim - Vila Nova de Gaia
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2010, 14:57 pm »
Excelente Diy
Bruno Ferreira
Clio 15DCI 80cv Pack +

Offline DiogoRocha

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio Be Bop 1.2 60Cv 94 - Rover 25 1.4 2000
Re: [DIY] - CLIO I - Instalação de quadrante completo
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2012, 00:08 am »
Alguem sabe como ligar o nivel do óleo? Obg

Offline Cascabulho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Presépio
  • Clio II Fase II 1.5 dCi 65cv
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2012, 01:10 am »
Boas,

Se um quadrante deste tipo estiver a contar a velocidade com o ponteiro aos saltos o que se pode fazer para o reparar?

Cumps.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2012, 10:13 am »
Esse e problema recorrente desse modelo de quadrante... Normalmente é a bixa do mesmo que esta a dar as ultimas... Mas acho que mesmo novos faziam o mesmo... Não e defeito, é feitio!

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2012, 14:53 pm »
Para ligares o nivel de óleo tens que colocar a válvula no carter, no que respeita ao quadrante tens uma ficha própria 2 pinos_( unica  isolada).

Sobre o ponteiro aos saltos.... eh pá anda por aí tanta coisa aos saltos deixa lá isso.....

p.s. ( muda a bicha da caixa lollllll)

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #14 em: 30 de Julho de 2012, 17:05 pm »
mas olha que mesmo com a a bicha nova  :laugh: faz o mesmo