Autor Tópico: Alpine iDA-X305S - DIGITAL MEDIA RECEIVER  (Lida 4649 vezes)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Alpine iDA-X305S - DIGITAL MEDIA RECEIVER
« em: 19 de Janeiro de 2012, 10:44 am »
Surgiu a hipótese de adquirir um radio destes:

O Kit BT também está incluído. Só me fica a faltar o adaptador para os comandos do volante e para o ecrã.

A minha pergunta é: É um bom radio? A iluminação tem duas, azul e vermelho. Nos botões fica da mesma cor que o interior, o ecrã fica um pouco vermelho demais.

As Colunas de origem funcionam com este radio? Se um dia quisesse fazer o upgrade as colunas, que colunas da gama Alpine recomendavam de forma a manter como tenho no carro (Tweeters a frente no tablier, 2 colunas nas portas da frente e 2 nas portas de trás).

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Alpine iDA-X305S - DIGITAL MEDIA RECEIVER
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2012, 10:59 am »
Na minha modesta opinião acho que o rádio em causa é exelente. Em termos de acustica automóvel ( a minha preferência) é sempre Alpine.

Agora acho que para quem é não merece tanto.  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

P.S: o carro junto com o dono secalhar não valem o rádio  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2012, 11:09 am »
Obrigado Caçoila, palavras muito sábias...  :laugh:

Basicamente eu gostava de adicionar o BT ao radio actual que tenho (dado que não estou insatisfeito com o sistema actual de som que tenho) no entanto como é muito dificil encontrar o modulo BT da Renault e não pretendo instalar Nokias e Parrots e afins, queria algo que mantive-se todas as funcionalidades actuais do veiculo, incluindo o mostrador (este suporta) sem fugir ao look OEM que actualmente tenho (não pretendo adicionar Amplificadores ou Subs).

Como surgiu hipótese de negocio, resolvi expor o caso a entendedores.

Quanto a cor, por acaso nem destoa muito (Pegando nos BMW que tem uma cor semelhante aos Clios):

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 11:22 am por Black Phoenix »

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2012, 18:36 pm »
Acredita que ainda destoa um bom bocado!

eu se calmar apostaria num pioneer!

http://www.pioneer.eu/eur/products/DEH-8400BT/print.html

está a bom preço, melhor do que esse alpine, compatível com ipod tb, com BT incluído, e ainda entrada para cartões SD.

A única vantagem que vejo na alpine é para quem vai colocar processador de som isto se o 305s tem ai-net e fôr compatível com o PXA-H100.

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2012, 11:52 am »
Olá!

Eu vou dar aqui a minha modesta opinião. É claro que vais melhorar o som do teu renault com esse Alpine. Não te esqueças é que esse rádio não tem leitor de CD. :wink:

Já agora, como é que tu sabes que ele suporta o visor do teu renault?

Em relação às colunas, vai com calma e faz as coisas por partes. Primeiro instala o Alpine e vê como é que fica o teu sistema. Analisas e vê se tens necessidade de alguma coisa (graves, definição...) e só depois é que pensas numas colunas.
Aí já vais ter que analisar se queres um amplificador ou não. Quando chegar a essa altura, passas por aqui e cá estaremos para te ajudar. Assim já tens mais tempo para tomares d€cisões. :wink:

Se fosse eu, a minha escolha passava apenas por trocar as colunas da frente por umas de vias separadas de 16,5cm tipo DLS X program  - DLS X-SD62 (por exemplo que já são bem boas) e colocava o power pack da alpine (mini amplificador) - KTP-445 - para não andares com grandes invenções (é plug and play) e fica arrumadinho atrás do auto rádio.

http://www.alpine.pt/p/Products/add-on-amplifier3597/ktp-445

Só nestas duas alterações já melhoravas imenso o teu sistema actual. De s€guida  :wink:, eu colocava o PXA-H100 (Processador de som):

http://www.alpine.pt/p/Products/processors14/pxa-h100

e aí sim. 20-0 ao teu sistema actual. Com aquelas bandas, TA (alinhamento de tempo), cortes e mais uns pós que aquilo trás, ficavas com um som excelente :wink:.

Em relação aos comandos do volante, na minha opinião e num carro tão pequeno, não vale o investimento de quase 100€. é como já disse em cima, vai por partes e vê o que te faz mesmo falta.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Offline profiesta

• João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Low profile
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2012, 17:40 pm »
Ao menos, podiam-me ter perguntado a opinião a mim. É que eu tenho o modelo abaixo desse.
E o que te tenho a dizer sobre ele, é, que é uma excelente compra.
Segue em frente com a compra.

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2012, 04:32 am »
Olá!

Eu vou dar aqui a minha modesta opinião. É claro que vais melhorar o som do teu renault com esse Alpine. Não te esqueças é que esse rádio não tem leitor de CD. :wink:

Já agora, como é que tu sabes que ele suporta o visor do teu renault?

Em relação às colunas, vai com calma e faz as coisas por partes. Primeiro instala o Alpine e vê como é que fica o teu sistema. Analisas e vê se tens necessidade de alguma coisa (graves, definição...) e só depois é que pensas numas colunas.
Aí já vais ter que analisar se queres um amplificador ou não. Quando chegar a essa altura, passas por aqui e cá estaremos para te ajudar. Assim já tens mais tempo para tomares d€cisões. :wink:

Se fosse eu, a minha escolha passava apenas por trocar as colunas da frente por umas de vias separadas de 16,5cm tipo DLS X program  - DLS X-SD62 (por exemplo que já são bem boas) e colocava o power pack da alpine (mini amplificador) - KTP-445 - para não andares com grandes invenções (é plug and play) e fica arrumadinho atrás do auto rádio.

http://www.alpine.pt/p/Products/add-on-amplifier3597/ktp-445

Só nestas duas alterações já melhoravas imenso o teu sistema actual. De s€guida  :wink:, eu colocava o PXA-H100 (Processador de som):

http://www.alpine.pt/p/Products/processors14/pxa-h100

e aí sim. 20-0 ao teu sistema actual. Com aquelas bandas, TA (alinhamento de tempo), cortes e mais uns pós que aquilo trás, ficavas com um som excelente :wink:.

Tens noção daquilo que falas??? já tiveste os produtos que falas num clio 3????

Ora aqui vão problemas que seguindo este post causa!

Problema do powerpack! cablagem original (onde ele é alimentado) não aguenta com isso, o fusível e cablagem do autorádio estão preparados para 10A, estamos a falar de 120/140W, ora o rádio consome em média 80/90W, se ligares o powerpack, são mais 4*45 a comer papinha! fusível dá estouro em meio segundo! cablagem vai acabar por derreter com o tempo!
Colocar powerpack na traseira de um autorádio! Pago para ver quem o consegue lá enfiar sem recortar plásticos!

Adaptar colunas de 16cm's nas portas de 13cm's, recortar plástico traseiro da coluna, fazer aros de fixação das colunas e prendê-las á chapa da porta, pois estas colunas com esta excursão, em 3 tempos estás cheio de folgas nos plásticos! estamos a falar de uns bons centímetros de aro!
Isolar motor, pois o magnetismo provocado pelo íman de ferrite das colunas vai-te activar o sistema anti-entalamento do vidro, ou seja, descida contínua do vidro e subida é para esquecer!

PXA-H100 melhora o som sim! de facto, e aconcelho a ter o PXA-H100 até antes de trocar de colunas, pois as colunas do clio já são bem porreiras, esquecem-se que têm uma sensíbilidade bem alta, e embora o íman seja pequeno, é de neodímio, bem potente.

Falo do que sei, e do que tenho, um alpine CDA-117RI+PXA-h100 e antes disso já lá morou car-pc, Um pioneer P88 com colunas stock e as actuais (brax+XT25), e até agora conta com um PXA-H701+RUX-C701.

Falo das colunas de origem pois na altura com o P88 até ficou a tocar bem ( a nível do que as Xprogram tocam ) e tinha as colunas originais. Faltava o grave das X-program que descem até aos 70hz sem problemas, e as originais dos 80hz para baixo coitadas.

Ora o mal deste carro a nível de som, é o posicionamento do tweeter, estrangula muito o palco sonoro, visto que estão colocados muito ao centro! Se realmente querem melhorar o som do clio, passem o tweeter par ao triângulo dos espelhos e aí sim, ganham logo em definição e largura e tonalidade!

Agradeço que quem não sabe, fique calado que faz melhor serviço no fórum!