Boas,
Para primeiro tópico, vou tentar ser breve.
Tenho uma Laguna Break 1.9dci de 2003 com 164000km.
Foi comprada há 1 ano com 128000km e para mim e para a minha rainha, é o nosso sofá com rodas!
Tudo corre bem mas há alguns detalhes/dúvidas que pretendo colocar neste fórum ao longo do tempo.
Para já, o mais irritante:
Há algum tempo que se manifesta uma vibração estranha. Não se sente no volante nem no habitáculo por forma de vibração, mas sim por um zoar… Passo a explicar:
Quando a rolar, ouve-se no interior esse zoar com intensidade constante. Manifesta-se no tablier (parece que tem um rádio em AM lá dentro e aumenta com o escalar de rotação) e quando abro os vidros tanto do condutor como do pendura, o que ouço é o idêntico a (preparem-se!) um moinho de vento dos miúdos com uma roda dentada e uma palheta plástica a fazer um irritante rrrrrrrrrrrrrrrr… Esquisito, mas é mesmo assim! Este barulho é muito claro quando em AE quando encostado ao separador central, especialmente se for de betão.
Esquisito também o facto de não se manifestar sempre à mesma velocidade, podendo ser entre os 70 e os 120km/h. Outra coisa que influencia isto é o vento: quando há rajadas de vento, a intensidade varia, acontecendo o mesmo quando em AE fico no cone de vento de um carro maior, por exemplo (já agora, aquelas Sprinter enormes andam nas horas!!!)
Quando o barulho se manifesta, este mantém-se inalterado quando: ou embraio, ou oscilo o volante, ou a fazer uma curva ou mesmo quando reduzo velocidade (por travagem ou desaceleração normal e até atingir aquilo que já chamo “velocidade mínima de ruído”, que depende do dia…).
Já mudei os rolamentos da frente na esperança que fosse disso… e nada!
Curiosidade: tive hipótese de suspender só o trem dianteiro numa oficina de um amigo, “rolei” com e sem pneus, em todas velocidades e em todas as mudanças, a oscilar a direcção e… NADA! NEM UM BARULHINHO!
O barulho é da frente (podia colocar-se a hipótese, pois só suspendi a dianteira e não tinha disponível uma bancada para rolar tudo) pois esse amigo disponibilizou-se para rolar no carro dele ao meu lado e identificou como sendo claramente da frente, embora não consiga perceber se vem de dentro, da esquerda, da direita, de cima… Enfim!!
Desculpem a extensão da mensagem mas quis dar o máximo de pormenor à coisa para ver se alguns de vós conseguem identificar ou, pelo menos, orientar uma possível causa/solução para o problema.
Alguém me pode ajudar com isto? O que se passa com o meu sofá???
Saudações Renaultianas
Grego