Autor Tópico: Laguna Break 1.9dci com... não é vibração! É "zoada"!  (Lida 10747 vezes)

Offline grego

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ericeira
Laguna Break 1.9dci com... não é vibração! É "zoada"!
« em: 24 de Janeiro de 2012, 02:47 am »
Boas,

Para primeiro tópico, vou tentar ser breve.

Tenho uma Laguna Break 1.9dci de 2003 com 164000km.

Foi comprada há 1 ano com 128000km e para mim e para a minha rainha, é o nosso sofá com rodas!
Tudo corre bem mas há alguns detalhes/dúvidas que pretendo colocar neste fórum ao longo do tempo.

Para já, o mais irritante:
Há algum tempo que se manifesta uma vibração estranha. Não se sente no volante nem no habitáculo por forma de vibração, mas sim por um zoar… Passo a explicar:
Quando a rolar, ouve-se no interior esse zoar com intensidade constante. Manifesta-se no tablier (parece que tem um rádio em AM lá dentro e aumenta com o escalar de rotação) e quando abro os vidros tanto do condutor como do pendura, o que ouço é o idêntico a (preparem-se!) um moinho de vento dos miúdos com uma roda dentada e uma palheta plástica a fazer um irritante rrrrrrrrrrrrrrrr… Esquisito, mas é mesmo assim! Este barulho é muito claro quando em AE quando encostado ao separador central, especialmente se for de betão.

Esquisito também o facto de não se manifestar sempre à mesma velocidade, podendo ser entre os 70 e os 120km/h. Outra coisa que influencia isto é o vento: quando há rajadas de vento, a intensidade varia, acontecendo o mesmo quando em AE fico no cone de vento de um carro maior, por exemplo (já agora, aquelas Sprinter enormes andam nas horas!!!) :laugh:
Quando o barulho se manifesta, este mantém-se inalterado quando: ou embraio, ou oscilo o volante, ou a fazer uma curva ou mesmo quando reduzo velocidade (por travagem ou desaceleração normal e até atingir aquilo que já chamo “velocidade mínima de ruído”, que depende do dia…).
Já mudei os rolamentos da frente na esperança que fosse disso… e nada!

Curiosidade: tive hipótese de suspender só o trem dianteiro numa oficina de um amigo, “rolei” com e sem pneus, em todas velocidades e em todas as mudanças, a oscilar a direcção e… NADA! NEM UM BARULHINHO!
O barulho é da frente (podia colocar-se a hipótese, pois só suspendi a dianteira e não tinha disponível uma bancada para rolar tudo) pois esse amigo disponibilizou-se para rolar no carro dele ao meu lado e identificou como sendo claramente da frente, embora não consiga perceber se vem de dentro, da esquerda, da direita, de cima… Enfim!!  :shocked:
Desculpem a extensão da mensagem mas quis dar o máximo de pormenor à coisa para ver se alguns de vós conseguem identificar ou, pelo menos, orientar uma possível causa/solução para o problema.

Alguém me pode ajudar com isto? O que se passa com o meu sofá???

Saudações Renaultianas

Grego

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Laguna Break 1.9dci com... não é vibração! É "zoada"!
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:06 pm »
Será que os pneus não estão ovalizados?

Offline grego

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:23 pm »
Penso que não.
Alinhou e calibrou há cerca de 1000kms.

Mas o zoar já lá estava quando meti 4 novos há 8000kms. Foi a primeira "acção correctiva" que fiz...

Cumprimentos

Grego

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:28 pm »
E as jantes não estão empenadas?

Offline grego

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:34 pm »
Quando fiz esta operação, essa hipótese foi descartada.

As jantes estavam boas e até agora não levaram mau trato.

Sou o único condutor do carro e ando muito em AE.

O que mais me intriga é que o barulho se altera por influência do vento. A velocidade em que faz barulho não é sempre a mesma e como disse no thread inicial, quando há rajadas também se altera.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:40 pm »
Bem conforme  o vento ??? hummmm será que não falta quaisquer borracha de isolamento e faz entrada de ar. Ou sentes mesmo vindo do eixo dianteiro ?

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:42 pm »
Não será o espelho retrovisor? Nos Toyota Yaris é normal ouvir uma zuada vindo do espelho retrovisor (que se ouve dentro e fora do carro) devido ao vento passar entre o plástico que segura o espelho ao carro e o espelho em si, móvel.

Experimenta com fita-cola de pintor tapar a folga do plástico do espelho para veres se não será dai.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2012, 14:58 pm »
levou algum para brisas recente ?

Offline Francisco

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2012, 15:00 pm »
É um rolamento a dar as ultimas...

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2012, 15:05 pm »
É um rolamento a dar as ultimas...

Caro francisco isso é leitura na diagonal e muito rápido..... lolll

Lá para trás o user criador do tópico já tinha referido que por despistagem de hipoteses já colocou os 2 rolamentos da frt

Offline Francisco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 24 de Janeiro de 2012, 15:05 pm »
e se não é da frente é o de tráz, e tinha um mecânico que dizia e aconteceu que quando o barulho vem da esquerda então o rolamento a dar as ultimas é o da direita.

Offline Francisco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Janeiro de 2012, 15:08 pm »
Caro francisco isso é leitura na diagonal e muito rápido..... lolll

Lá para trás o user criador do tópico já tinha referido que por despistagem de hipoteses já colocou os 2 rolamentos da frt

:) eu reparei, o Enter é que foi mais forte que eu. abraço

Offline grego

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 24 de Janeiro de 2012, 15:39 pm »
Não será o espelho retrovisor? Nos Toyota Yaris é normal ouvir uma zuada vindo do espelho retrovisor (que se ouve dentro e fora do carro) devido ao vento passar entre o plástico que segura o espelho ao carro e o espelho em si, móvel.

Experimenta com fita-cola de pintor tapar a folga do plástico do espelho para veres se não será dai.

Também já experimentei não com fita de pintor mas com a mão mesmo! Eu e a dama com um frio de rachar com as mãos a segurar os retrovisores...

levou algum para brisas recente ?

Não consigo apurar isso, Artur. O que é facto é que já pedi na oficina onde costumo fazer manutenção para que verificassem isso e dizem-me que está tudo bem. Para além disso, o barulho em questão é mesmo da parte da frente e não do vidro, hipótese confirmada pelo meu amigo que rolou ao meu lado no carro dele.

e se não é da frente é o de tráz, e tinha um mecânico que dizia e aconteceu que quando o barulho vem da esquerda então o rolamento a dar as ultimas é o da direita.

Caro Francisco,

Poderia ser uma questão de lateralidade, mas isto é mesmo da frente do carro. Não há zoar audível do exterior que tenha origem na traseira do carro, pelo menos à vista desarmada...  :wink:

Offline grego

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:48 am »
Pessoal,

Fiz ontem um video (telemovel) em que se nota claramente o barulho que se ouve no interior do carro.
Já tentei fazer upload pelo imageshack e pelo photobucket mas não reconhecem o ficheiro. Está em formato 3GP...  :huh:

Ia permitir que percebessem melhor o problema.

Alguma sugestão? Não sou nada craque nestas coisas de uploads e não sei o que posso fazer.

Cumprimentos

Offline Megatron

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Queluz
  • '04 Laguna II Break 1.9 dCi Privilege
« Responder #14 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:55 am »
Youtube?
Spritmonitor.de" border="0